Seminários e Institutos
Atos 2: Um Dia de Testemunho


Atos 2

Um Dia de Testemunho

Há um dia comemorativo no ano que lhe traga lembranças especiais? Para os Apóstolos, a festa judaica de Pentecostes tornou-se uma data memorável. Durante a festa de Pentecostes, após a Ressurreição de Jesus Cristo, os Apóstolos testemunharam uma maravilhosa manifestação do Espírito Santo. Aqueles que observavam “pasmavam e se maravilhavam” (Atos 2:7) com o que viam. Por meio do Espírito, os Apóstolos puderam pregar o evangelho aos judeus que tinham ido para Jerusalém de diversos países, embora as pessoas falassem muitas línguas diferentes. Pedro explicou que isso cumpriu a profecia de Joel 2:28–32 que dizia que o Espírito viria como uma bênção para todos. Naquele dia, ele testificou às pessoas que Jesus é o Cristo e convidou todos os que o ouviam a aceitarem o batismo. Cerca de três mil pessoas aceitaram o convite e foram batizadas na Igreja.

Compreensão das Escrituras

Atos 2

Pentecostes (v. 1)Festa da colheita de verão

Prosélito (v. 10)Converso

Determinado conselho (v. 23)Propósito designado

Corrupção (v. 27)Decomposição do corpo

Compungir-se (v. 37)Sentirse tocado ou culpado

Atos 2:1–4—O Que Aconteceu no Dia de Pentecostes?

A festa de Pentecostes, cinqüenta dias depois da Páscoa, comemorava a colheita do início do verão. Esse dia santo atraía grandes multidões a Jerusalém para um período de festa e comemoração. Quando os fiéis se reuniram nesse dia, o Senhor enviou o poder do Espírito Santo, como Ele havia prometido antes de ascender ao céu. (Ver Atos 1:4–8.)

Depois de receber esse poder, os Apóstolos não hesitaram em falar às multidões a respeito de Jesus Cristo. O milagre de Pentecostes foi que o Espírito Santo concedeu aos Apóstolos o dom das línguas. (Ver D&C 46:11, 24.) Todos os que os ouviram foram capazes de compreender o que estava sendo pregado, porque o Espírito ajudou-os a ouvir em sua própria língua natal. Esse grande acontecimento levou três mil pessoas a tornarem-se membros da Igreja.

Atos 2:44—“Tudo em Comum”

Ter todas as coisas em comum é haver tamanho amor e união na Igreja a ponto de todos os santos compartilharem o que têm com os pobres em seu meio. Esse é um princípio do evangelho chamado de “consagração”. (Ver D&C 42:30–39.) O Élder Bruce R. McConkie descreveu a consagração: “A lei da consagração significa que consagramos [separamos ou dedicamos] nosso tempo, nossos talentos e nosso dinheiro e propriedades para a causa da Igreja; de modo que estejam disponíveis para quando forem necessários para levar adiante os interesses do Senhor na Terra”. (Conference Report, abril de 1975, p. 74; ou Ensign, maio de 1975, p. 50.)

A consagração é um dos princípios que os santos precisam aprender a viver para serem dignos do reino celestial. (Ver D&C 105:3–5.)

Hoje estamos nos preparando para viver a lei da consagração quando pagamos voluntariamente o dízimo e outras ofertas para ajudar as pessoas em necessidade.

Estudo das Escrituras

Complete duas das atividades abaixo (A–D) ao estudar Atos 2.

  1. Seja um Repórter

    Os eventos daquele dia de Pentecostes foram notáveis. Imagine que você esteja assistindo aos eventos descritos em Atos 2:1–16, como repórter. Escreva um artigo para o jornal vespertino, descrevendo quem estava envolvido e o que foi que aconteceu.

  2. O Cumprimento de uma Profecia

    Leia Atos 2:6–21 e responda às seguintes perguntas:

    1. Por que você acha que alguém que ouviu os Apóstolos tenha achado que estavam bêbados?

    2. Qual foi a explicação de Pedro referente ao comportamento deles?

    3. O que os Apóstolos fizeram para cumprir a profecia de Joel 22:28–32?

    4. Quando a profecia de Joel será novamente cumprida? (Ver Joseph Smith—História 1:41.)

    Descreva uma ocasião em que você sentiu uma manifestação do Espírito em sua vida.

  3. Uma Mudança em Pedro

    1. Compare as ações de Pedro em Atos 2:22–36 com aquelas em João 18:25–27. Descreva como ele mudou e escreva o que acha que causou essa mudança.

    2. Como os eventos daquele dia de Pentecostes começaram a cumprir a promessa do Senhor feita em Atos 1:4–5, 8?

    3. Leia o destemido testemunho que Pedro prestou de Jesus Cristo. Escolha dois conceitos de seu testemunho que sejam importantes para você e explique o motivo.

  4. “Que Faremos?”

    Muitos que ouviram o discurso de Pedro acreditaram em seu testemunho de Cristo e perguntaram o que deveriam fazer. Pedro disse-lhes que se arrependessem e fossem batizados. Cerca de três mil pessoas se filiaram à Igreja naquele dia.

    Suponha que você tenha um amigo que expresse interesse pela Igreja. Escreva uma carta a seu amigo para ajudá-lo a saber como e por que devemos seguir Jesus Cristo e como nos tornamos membros de Sua Igreja. Utilize em sua carta o que Pedro disse em Atos 2:37–40, usando suas próprias palavras.

Imprimir