Seminários e Institutos
Apocalipse 21–22: A Terra Passa a Ser um Mundo Celestial


Apocalipse 21–22

A Terra Passa a Ser um Mundo Celestial

Nos dois últimos capítulos do livro de Apocalipse, lemos o que João viu quanto ao futuro da Terra após o Milênio, quando ela haverá de se transformar em um mundo celestial para quem viveu nela. Ele deixou-nos também o testemunho de que as coisas que viu são verdadeiras. Ao ler o que João escreveu a respeito do reino celestial e de como morar nele será maravilhoso, pense no que é necessário para isso. Será que vale a pena cumprir todas as exigências necessárias para alcançar essa glória?

O Presidente Brigham Young deu-nos uma perspectiva para encararmos o que está escrito em Apocalipse 21–22 quando disse: “Falamos das provações e problemas que enfrentamos nesta vida; mas suponham que pudessem ver a si mesmos daqui a milhares, milhões de anos após terem provado sua fidelidade à sua religião durante uns poucos anos nesta época e haverem conseguido a salvação eterna e uma coroa de glória na presença de Deus. Depois, pensem novamente na vida que levamos aqui, nas perdas, sacrifícios e decepções, nas tristezas (…). Seriam obrigados a exclamar: ‘O que tem isso? Essas coisas só duraram um momento e, agora, estamos aqui. Fomos fiéis durante o pouco tempo de nossa mortalidade e, agora, temos a vida eterna e a glória, o poder de aumentar o nosso conhecimento infinitamente e de passar por todos os inúmeros estágios de progresso, com a benevolência e a aprovação de nosso Pai e Deus e de Jesus Cristo.” (Journal of Discourses, 7:275)

Compreensão das Escrituras

Apocalipse 21

Adereçada (v. 2)Embelezada, vestida

Tabernáculo (v. 3)Moradia

Estar situada em quadrado (v. 16)Ter a forma quadrada

Contamine (v. 27)Torne impura

Apocalipse 21:2—A Nova Jerusalém

A Nova Jerusalém de que fala Apocalipse 21 não é a mesma cidade que será construída na América como parte dos acontecimentos dos últimos dias e da Segunda Vinda de Jesus Cristo. (Ver Regras de Fé 1:10.) É uma alusão ao reino celestial.

Apocalipse 21:11–25—A Descrição da Cidade de Deus

Se você despendesse algum tempo para verificar as medidas da cidade de Deus citadas por João, compreenderia que ele estava descrevendo uma cidade cujas dimensões excedem às de qualquer coisa que o homem tenha criado. Além disso, a descrição dos metais e pedras preciosas cria uma idéia de beleza indescritível. Contudo, o que é mais glorioso é a própria presença de Deus, que torna o templo e até a luz desnecessários. (Ver vv. 22–23.)

Apocalipse 22

Maldição (v. 3)Alude aos efeitos da Queda de Adão e Eva

A raiz e a geração de Davi (v. 16)Descendente de Davi e, por direito, rei de Israel; Jesus Cristo

Pragas (v. 18)Maldições, calamidades

Apocalipse 22:2, 14—A Árvore da Vida

Após a Queda de Adão e Eva, o caminho rumo à árvore da vida foi fechado, de modo que eles tivessem tempo para arrependerem-se, serem provados e prepararem-se em todos os aspectos para receber essa bênção grandiosa. (Ver Alma 12:22–26; 42:2–5; Moisés 4:31.) João viu que o fruto da árvore da vida estava ao alcance de todos no mundo celestial. Esse fato demonstra que, ali, os efeitos da Queda foram sobrepujados.

Apocalipse 22:17—“Vem”

Conforme o que afirma a introdução desse livro (ver p. 164), o principal objetivo do livro de Apocalipse é convidar-nos a achegarmo-nos a Cristo. O encerramento do livro (principalmente Apocalipse 22:17) reitera esse convite.

Apocalipse 22:18–19—Não Acrescentar nem Tirar Coisa Alguma

Há quem utilize Apocalipse 22:18–19 para defender a idéia de que não poderíamos receber nenhuma outra escritura ou revelação depois da Bíblia. Isso é uma tentativa de desacreditar o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e A Pérola de Grande Valor.

Moisés, porém, escreveu o mesmo a respeito de seus livros. (Ver Deuteronômio 4:2.) Se as palavras de Moisés fossem interpretadas da mesma forma que as de João, a Bíblia só teria os cinco primeiros livros. Assim como Moisés, João estava-se referindo simplesmente às coisas que Deus lhe ordenara que escrevesse: o livro de Apocalipse.

Qualquer um pode descobrir se as escrituras modernas são verdadeiras perguntando ao próprio Deus se elas o são. (Ver Mateus 7:7–11; Tiago 1:4–5.)

Estudo das Escrituras

Faça duas das seguintes atividades (A–D) ao ler Apocalipse 21–22.

  1. Crie um Cartaz

    Escolha um versículo de Apocalipse 21–22 que, em sua opinião, daria um bom cartaz para ficar pendurado de modo a lembrá-lo de permanecer fiel ao Senhor e aos Seus ensinamentos. Explique por que o versículo escolhido o inspira e faça um esboço de como gostaria que o cartaz fosse.

  2. Quem São Essas Pessoas?

    1. Leia e compare Apocalipse 7:9, 13–17 e Apocalipse 21:1–4 e diga quem pertence à cidade santa que João viu. (Sugere-se que você também leia Apocalipse 22:11–14.)

    2. De acordo com Apocalipse 21:8 e 22:15, quem não estará na Cidade Santa? (Certifique-se de compreender o significado de todas as palavras desses versículos.)

  3. Impressionante

    Falando do livro de Apocalipse, O Élder Bruce R. McConkie disse: “Em nenhum ponto das escrituras que a humanidade tenha em mãos atualmente existe um número tão grande de explicações tão convincentes de por que devemos vencer o mundo e de quais são as bênçãos que receberemos se o fizermos. (…) Na verdade, os ensinamentos dessa obra inspirada estão entre os maiores incentivos para que sejamos pessoas justas que se encontram atualmente nas escrituras”. (“Understanding the Book of Revelation”, Ensign, setembro de 1975, p. 89.)

    Para confirmar o que o Élder McConkie disse, escreva a respeito de uma ou mais das coisas mais impressionantes que tenha aprendido no livro de Apocalipse que o inspirem e incentivem a viver retamente.

  4. “Vem, Senhor Jesus”

    Leia Apocalipse 22:20. Pense no que leu enquanto estudava o Novo Testamento e escreva o seu testemunho a respeito de Jesus. Cite também os motivos pelos quais você faria suas as palavras de João, pedindo a Jesus que venha.

Imprimir