Seminários e Institutos
I Coríntios 15–16: A Doutrina da Ressurreição


I Coríntios 15–16

A Doutrina da Ressurreição

Você já perdeu alguém que amava? Como se sentiu quando isso aconteceu? Jesus Cristo venceu a morte por meio de Seu sacrifício expiatório. Devido a Seu dom, a morte é temporária. Toda a humanidade ressuscitará e desfrutará a imortalidade.

Na época de Paulo, alguns questionavam a realidade da Ressurreição de Cristo. Ao ler I Coríntios 15–16, procure o vigoroso testemunho de Paulo da realidade da Ressurreição, bem como verdades doutrinárias a respeito dos três graus de glória e do trabalho de ordenança realizado nos templos em favor daqueles que já morreram.

Compreensão das Escrituras

I Coríntios 15

Em vão (vv. 2, 14, 17)Sem motivo, vazio

Já dormem (v. 6)Mortos

Primícias (vv. 20, 23)Primeiros a serem ressuscitados

Sujeitar (v. 28)Dominar

Espírito vivificado (v. 45)Pessoa imortal com um corpo glorificado e aperfeiçoado

I Coríntios 15:29—Batismo pelos Mortos

Paulo explica que não haveria razão para os santos realizarem batismos pelos mortos se não houvesse ressurreição. Ele então testificou que a ressurreição era uma realidade e que o trabalho de ordenanças em favor dos mortos proporciona grandes bênçãos a eles, bem como para os que realizam as ordenanças.

O Profeta Joseph Smith ensinou: “Os santos têm o privilégio de serem batizados por seus parentes falecidos (…) que receberam o evangelho em espírito, por meio daqueles que foram designados a pregar-lhes”. (History of the Church, 4:231). Ele também ensinou que “os santos que negligenciarem o trabalho em favor de seus parentes falecidos, fazem-no com o risco de perder sua própria salvação”. (History of the Church, 4:426; ver também D&C 128:15–18.)

I Coríntios 15:40–42—Corpos Celestes, Terrestres e Telestes

Todos serão ressuscitados, mas nem todos se levantarão de entre os mortos no mesmo momento ou com a mesma glória. Os mais justos serão ressuscitados em primeiro lugar e servirão Jesus Cristo durante Seu reino milenar. Os menos justos ressuscitarão por último. A seguinte tabela irá ajudá-lo a compreender melhor a ordem da ressurreição. (Ver também D&C 88:98–102.)

I Coríntios 15:42–54—“Corrupção (…) Incorrupção”

Paulo usa a palavra corrupção diversas vezes para referir-se à morte e a palavra incorrupção para referir-se à imortalidade. (Ver I Coríntios 15:42–54.) Embora recebamos o mesmo corpo na ressurreição, não seremos mais sujeitos às doenças, degeneração e imperfeições, mas seremos glorificados, aperfeiçoados e imortais. (Ver Alma 11:42–45.)

Estudo das Escrituras

Complete duas das atividades abaixo (A–C) ao estudar I Coríntios 15.

  1. Conhecimento de Escrituras— I Coríntios 15:20–22

    Relacione uma corrente de escrituras que comece em I Coríntios 15:20–22. Use o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar pelo menos cinco outras escrituras que expliquem que todos serão ressuscitados. Você pode escrever essas referências remissivas na margem de seu livro de escrituras.

  2. Conhecimento de Escrituras— I Coríntios 15:29

    Entreviste alguém que tenha ido ao templo para realizar batismos pelos mortos. (Se você já teve essa oportunidade, pode escrever sobre sua própria experiência.) Escreva as respostas das seguintes perguntas:

    1. Do que você mais gostou ao realizar batismos pelos mortos?

    2. Como seu trabalho irá beneficiar os mortos?

    3. Por que você acha que o batismo pelos mortos é uma doutrina tão importante?

  3. Conhecimento de Escrituras— I Coríntios 15:40–42

    Escreva três perguntas que você acha que um não-membro poderia fazer a um missionário a respeito da ressurreição ou dos três graus de glória. Depois, escreva as respostas das perguntas, usando versículos de I Coríntios 15 em suas respostas.