Seminários e Institutos
Lucas 13: Arrepender-se ou Perecer


Lucas 13

Arrepender-se ou Perecer

Imagine uma bela árvore com ramos carregados de sua fruta preferida. A fruta é suculenta, madura e tem um aroma delicioso. Agora imagine uma árvore frutífera com grandes ramos e uma verdejante folhagem. No entanto, embora seja a estação certa e você observe cuidadosamente, não encontra um único fruto na árvore. Jesus usou uma história como essa para ensinar a justiça e o arrependimento.

Ao ler Lucas 13, procure também outros ensinamentos a respeito do arrependimento e como esses ensinamentos se aplicam à sua vida.

Compreensão das Escrituras

Lucas 13

Vinhateiro (v. 7)Cultivador (aquele que poda, nutre e colhe)

Por que ocupa a terra (v. 7)Por que toma o espaço de outras

Estercar (v. 8)Fertilizar

Curvada (v. 11)Inclinada para frente e para baixo

Três medidas de farinha (v. 21)Grande quantidade de farinha

Deserta (v. 35)Vazia

Lucas 13:1–5—“Se Não Vos Arrependerdes, Todos de Igual Modo Perecereis”

Comentando a respeito desses versículos, o Élder Bruce R. McConkie escreveu:

“Será que Deus envia acidentes, morte violenta e outras calamidades sobre [as pessoas] para puni-las por seus pecados? Aparentemente era isso que alguns dos ouvintes de Jesus pensavam. Assim, vemos o Mestre declarar expressamente que as vítimas dos infortúnios mencionados não eram maiores pecadores do que seus companheiros cuja vida foi poupada.

Como princípio geral, é verdadeiro dizer que Deus envia desastres, calamidades, pragas e sofrimento sobre os rebeldes, e que preserva e protege aqueles que O amam e O servem (…) .

Mas dizer que um indivíduo morto na guerra, em um acidente, acometido de doença, afligido por pragas ou privado de sua propriedade por uma calamidade natural tenha sido escolhido dentre os seus companheiros por ser especialmente merecedor de um suposto castigo é algo totalmente desprovido de comprovação. Não cabe ao homem concluir nos casos individuais de sofrimento ou acidente que essas coisas aconteceram como castigo justo por um comportamento iníquo.

(…) Por que o Senhor permite que dificuldades se abatam sobre os mais justos de Seus santos, a fim de prová-los e testá-los (…) .

A verdadeira lição a ser aprendida da conclusão de Jesus, ‘Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis’, é que não há diferença entre mortos e vivos em relação à justiça, e que a menos que os vivos se arrependam, eles também perecerão como os mortos.” (Doctrinal New Testament Commentary, 1:475–76).

Estudo das Escrituras

Complete as duas atividades abaixo (A–C) ao estudar Lucas 13.

  1. Interpretar uma Parábola

    Leia a parábola contida em Lucas 13:6–9 e desenhe uma gravura do que Jesus descreveu. Escreva uma palavra ou frase identificando cada elemento, indicando o que considera ser uma interpretação adequada de seu significado. (Por exemplo, o homem representa Deus e a figueira representa os judeus entre os quais Jesus vivia.

  2. Aplicar as Escrituras

    Lucas 13:10–17 refere-se a uma mulher que foi curada no sábado na sinagoga. Responda às seguintes perguntas para ajudar a aplicar essa história à sua própria vida e aprender como o Salvador pode abençoá-lo com Seu miraculoso poder.

    1. O que pode fazer com que uma pessoa fique espiritualmente “curvada” (inclinada para a frente como se carregasse um fardo)?

    2. Leia Lucas 13:12–13. Quando Jesus pode chamar-nos para que fiquemos “livres” de nossos problemas e possamos “endireitar-nos”?

    3. De acordo com o versículo 16, do que Jesus quer, em especial, que nos livremos?

  3. Escrever uma Parábola

    Jesus contou duas parábolas em Lucas 13:18–21 que ensinam a respeito do crescimento e desenvolvimento da Igreja. Leia essas duas parábolas e depois escreva a sua própria parábola (usando exemplos ou objetos conhecidos de sua vida) para ilustrar o crescimento da Igreja. (Para mais informações a respeito do fermento, ver “Compreensão das Escrituras” referente a Marcos 8:15, p. 45.)

Imprimir