Seminários e Institutos
Lucas 14: O Preço do Discipulado


Lucas 14

O Preço do Discipulado

O Presidente Marion G. Romney, que na época era Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, disse: “O convite de Cristo para que nos tornemos Seus discípulos é universal. Ele o faz a todas as pessoas. Seu chamado e promessa é o seguinte: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’. (Mateus 11:28) (…) Jesus não colocou uma etiqueta de preço em Seu convite. Néfi cita Suas palavras da seguinte forma: ‘Vinde a mim todos vós, extremos da Terra, comprai leite e mel sem dinheiro e sem preço’. (2 Néfi 26:25) Isso não significa, contudo, que por Ele não ter determinado um preço em dinheiro que não haja um custo envolvido. Há um preço a ser pago para tornar-nos discípulos de Cristo, um preço bem real. Mas trata-se de um preço no modo de agir e não em dinheiro”. (Conference Report, setembro—outubro, 1978, pp. 53–54; ou Ensign, novembro de 1978, p. 38.)

Procure alguns dos custos associados a tornar-nos discípulos de Jesus Cristo ao ler Lucas 14.

Compreensão das Escrituras

Lucas 14

Hidrópico (v. 2)Inchado ou com acúmulo de líquido que indica doença

Convidar (vv. 7–8, 10)Pedir o comparecimento

Reparar (v. 7)Notar

Humilhar (v. 11)Rebaixar ou envergonhar

Recompensar (vv. 12, 14)Retribuir

Lucas 14:26–27—Devemos Aborrecer Nossa Família?

O Élder Bruce R. McConkie explicou: “[Jesus não quis dizer] aborrecer no sentido de odiar ou ter aversão extrema; isso seria contrário ao espírito e teor do evangelho. Os homens devem amar seus inimigos, o que dizer então de seus próprios parentes. (Mateus 5:43–48.) Em vez disso, o significado e sentido da instrução dada por Jesus era de que os verdadeiros discípulos têm um dever para com Deus que está acima de qualquer obrigação pessoal ou familiar. [Ver também Mateus 10:37, 19:27, 29; D&C 103:28.]” (Doctrinal New Testament Commentary, 1:503).

Lucas 14:28–33—“Qual de Vós, Querendo Edificar uma Torre, Não Se Assenta Primeiro a Fazer as Contas dos Gastos?”

Aqueles que se filiam à Igreja devem estar preparados para fazer os sacrifícios exigidos pelo evangelho. Os conversos devem ponderar esses custos mesmo antes do batismo e comprometerse a seguir os ensinamentos de Jesus. Ao enfrentar as dificuldades de um novo chamado, o Presidente John Taylor disse certa vez: “Quando filiei-me ao mormonismo, eu o fiz de olhos bem abertos. Ponderei os custos. Encarei-o como um trabalho para toda a vida e comprometi-me a segui-lo não apenas durante esta vida, mas também pela eternidade, e não desejo fugir agora a esse compromisso, embora esteja ciente de minha incompetência”. (Em B. H. Roberts, The Life of John Taylor, 1963, p. 48.)

Estudo das Escrituras

Complete as duas atividades abaixo (A–C) ao estudar Lucas 14.

  1. Ao ler as escrituras, geralmente é útil parar e perguntar a si mesmo: “Que pergunta ou problema é respondido ou resolvido pelos ensinamentos contidos nestes versículos?” Ao ler Lucas 14:7–14 escreva pelo menos uma pergunta importante que é respondida pelo que é ensinado nesses versículos e depois escreva com suas próprias palavras a resposta da pergunta.

  2. Fazer uma Lista das Desculpas

    A parábola de Lucas 14:15–24 conta a respeito de muitas pessoas que foram convidadas para um grande banquete.

    1. Faça a seguinte tabela em seu caderno. Faça uma lista das desculpas dadas pelas pessoas que foram convidadas na parábola e depois faça uma lista de desculpas atuais que sejam semelhantes às da parábola.

    Desculpa da Parábola

    Desculpa Atual

    Lucas 14:18

    Lucas 14:19

    Lucas 14:20

    1. Resuma o princípio mais importante da parábola.

  3. Pondere o Custo

    Lucas 14:25–34 explica algumas das coisas que Cristo espera de Seus discípulos.

    1. Leia esses versículos e faça uma lista de todas as expectativas que encontrar.

    2. Por que acha que o Salvador deseja que sacrifiquemos tanto para segui-Lo?

    3. Quais são algumas coisas específicas que você pode fazer para seguir esses ensinamentos?

    4. Que bênçãos você acredita que receberão aqueles que são discípulos de Cristo?

Imprimir