Seminários e Institutos
Lucas 7–8: Questão de Fé


Lucas 7–8

Questão de Fé

As pessoas que não são membros da Igreja podem ter fé em Jesus Cristo? Elas também podem orar e receber bênçãos, até mesmo milagres, de Deus? Ao ler Lucas 7–8 procure quem recebeu bênçãos e quem não as recebeu, e pondere o que isso nos ensina a respeito das bênçãos que recebemos de Deus.

Outros Relatos do que Se Lê em Lucas 7–8

Lucas 7:1–10—Mateus 8:1–13

Lucas 7:18–35—Mateus 11:2–19

Lucas 8:4–18—Mateus 13:1–23; Marcos 4:1–25

Lucas 8:19–21—Mateus 12:46–50; Marcos 3:31–35

Lucas 8:22–56—Mateus 8:18–34; 9:18–26; Marcos 4:35–5:43

Compreensão das Escrituras

Lucas 7

Centurião (v. 2)Líder militar romano

Esquife (v. 14)Caixão no qual o corpo do morto é levado até o local do sepultamento

O menor no reino de Deus (v. 28)Aquele que você considera menos importante; Jesus estava falando Dele mesmo

Vaso de alabastro com ungüento (v. 37)Frasco ou jarro feito de alabastro e cheio com creme aromático e caro

Credor (v. 41)Pessoa a quem alguém deve dinheiro

Devedor (v. 41)Pessoa que deve dinheiro ao credor

Lucas 7:18–23—João Duvidava da Divindade de Jesus Cristo?

O Élder Bruce R. McConkie explicou:

“Qualquer inferência de que o Batista tivesse dúvidas ou incertezas em sua mente quanto à identidade e missão do Salvador é totalmente infundada. Na verdade, o precursor de nosso Senhor, [João], que se encontrava na prisão, estava usando esse meio para persuadir seus discípulos a deixarem-no e a seguirem Jesus.

João sabia quem era Jesus; o Batista não estava hesitando como uma cana agitada ao vento. (…) O fato de enviar seus discípulos a Jesus era na verdade um grande testemunho final de João de que Jesus era o Cordeiro de Deus, pois o Batista sabia que seus discípulos, vendo o Mestre pessoalmente e ouvindo Seus ensinamentos, não poderiam deixar de seguir a luz maior.” (Doctrinal New Testament Commentary, 1:261–62).

Lucas 7:31–35—Como Eram os Homens da Geração do Salvador?

O Élder Bruce R. McConkie parafraseou a mensagem do Salvador da seguinte maneira. “Que ilustração posso usar para mostrar quão mesquinhos, teimosos e falsos são vocês judeus descrentes? Vocês são como crianças volúveis que estão a brincar; quando brincam de casamento, seus companheiros se recusam a dançar; quando mudam a brincadeira para uma procissão fúnebre, seus companheiros se recusam a se lamentar. De igual modo, vocês estão apenas brincando de religião. Como crianças birrentas e caprichosas vocês rejeitaram João porque ele veio com a rigidez dos nazireus, mas rejeitaram a Mim porque demonstro o calor humano necessário para um agradável convívio social.” (Doctrinal New Testament Commentary, 1:263).

Luke 8

Procurador (v. 3)Representante

Grilhões e Cadeias (v. 29)Correntes usadas para prender prisioneiros pelos pulsos ou tornozelos

Apertava-o (v. 42)Reunia-se ao Seu redor

Fluxo de sangue (v. 44)Ferida não cicatrizada ou lesão que sangra

Estancar (v. 44)Parar, curar

Lucas 8:2—Quem Era Maria Madalena?

O Élder James E. Talmage, que foi membro do Quórum dos Doze, explicou: “Maria Madalena tornou-se, entre as mulheres, uma das maiores amigas de Jesus; sua devoção àquele que a curara e a quem adorava como o Cristo, era inabalável; ela permaneceu junto à cruz, enquanto outras mulheres esperaram de longe, por ocasião de Sua agonia mortal; estava entre os primeiros junto ao sepulcro na manhã da ressurreição, e foi o primeiro mortal a ver e reconhecer um ser ressuscitado—o Senhor que ela amava com todo o fervor da adoração espiritual”. (Jesus, o Cristo, pp. 256–257)

Estudo das Escrituras

Complete a atividade B e duas das outras (A, C ou D), ao estudar Lucas 7–8.

  1. Descreva Seu Caráter

    Leia Lucas 7:1–10 e relacione o que acha ter sido os cinco atributos, ou traços de caráter, mais notáveis do centurião. Ao lado de cada um dos itens, escreva uma frase tirada das escrituras que mostre que ele possuía aquele atributo ou traço de caráter.

  2. Siga o Exemplo do Salvador

    Leia a história da viúva de Naim, em Lucas 7:11–17

    1. Marque o versículo 13 e pondere o que significa ter compaixão por alguém.

    2. Pense em uma pessoa da sua ala ou ramo que seria abençoado se você demonstrasse compaixão para com ela. (Pode ser um viúvo ou viúva.)

    3. Decida um ato de serviço que possa fazer por essa pessoa nesta semana e faça-o.

    4. Escreva em seu caderno os detalhes do serviço prestado e como você se sentiu com isso.

  3. Escreva um Resumo

    Depois de ler cuidadosamente a história que se encontra em Lucas 7:36–50:

    1. Escreva uma história de dois parágrafos, resumindo esses versículos. Escreva de modo que possa ler esse resumo para uma classe da Primária, a fim de ajudá-los a compreender melhor a história.

    2. Pense em uma frase que descreva a mensagem principal dessa passagem de escritura. Use essa frase como título de sua história.

  4. Considere uma Situação Moderna

    Combine as seguintes descrições (a–d) com as quatro situações enumeradas (1–4.) Você terá de ler cuidadosamente Lucas 8:5–15 para saber as respostas corretas. Em seu caderno, escreva os números com a letra certa correspondente.

    Descrições:

    1. Sementes comidas por pássaros

    2. Sementes no solo rochoso

    3. Sementes sufocadas pelas ervas daninhas

    4. Sementes em bom solo

    Situações:

    1. Sara encontrou os missionários quando sua bicicleta estava com um pneu furado. Eles a ajudaram a consertá-la e contaram-lhe a respeito de sua missão. Ela era uma aluna atarefada, mas ouviu a mensagem deles, filiou-se à Igreja e tornou-se um membro ativo. Suas colegas de quarto começaram a zombar dela, e seu namorado desfez o namoro com ela. Ela se sentiu solitária e parou de ir à Igreja para que pudesse estar com suas amigas.

    2. Antônio zombou dos missionários que bateram em sua porta, mas eles não se zangaram com isso. Por eles serem diferentes, Antônio ficou curioso. Ele ouviu ao que eles ensinaram e fez amizade com eles. Ele gostava deles, de modo que se filiou à Igreja. Ele foi à Igreja até que os missionários foram transferidos para outro lugar, então perdeu o interesse e parou de freqüentar.

    3. Ana cresceu na Igreja. Ela sempre foi ativa até que conheceu Bruno. Ela o amava e não se importava por ele ser membro de outra igreja. Ele não se interessava pelos ensinamentos do evangelho restaurado e achava que Ana era um pouco tola por suas crenças. Ele disse a ela que só poderiam continuar namorando se ela parasse de ir à Igreja. Ana ficou triste, mas fez o que Bruno disse porque o amava.

    4. A família de Renato filiou-se à Igreja quando ele tinha doze anos. Ele ficou entusiasmado por tornar-se diácono, e seu pai o ordenou. Sua família fez o melhor possível para realizar reuniões de noite familiar e nunca deixaram de fazer a oração familiar. Eles iam juntos à Igreja e conversavam sempre a respeito dos ensinamentos do evangelho.

Imprimir