Seminários e Institutos
Mateus 16: ‘Tu És o Cristo’


Mateus 16

“Tu És o Cristo”

Na época dos eventos descritos em Mateus 16, muitas pessoas tinham testemunhado o poder milagroso do Salvador. Mas os que realmente acreditavam Nele ainda eram muito poucos. Por que não foram convertidas mais pessoas? Seus milagres não eram uma prova suficiente de que Ele era o Cristo, o Messias prometido? Ao ler Mateus 16, procure o que os fariseus e saduceus pediram que Jesus Se recusou a dar. Também procure o que Jesus ensinou a Seus discípulos que realmente proporciona um testemunho e converte as pessoas.

Outros Relatos do que Se Lê em Mateus 16

Mateus 16:1–12—Marcos 8:11–21

Mateus 16:13–28—Marcos 8:27–9:1; Lucas 9:18–27

Compreensão das Escrituras

Mateus 16

Discernir (v. 3)Perceber claramente, decidir

Fermento (vv. 6, 11)Usado para fazer o pão crescer

Arrazoar (v. 8)Discutir

Prevalecer (v. 18)Vencer

Ligar (v. 19)Unir (ou selar)

Repreender (v. 22)Exigir que alguém pare de fazer algo, corrigir

Renunciar-se a si mesmo (v. 24)Esquecer de si mesmo e dos interesses pessoais

Mateus 16:18—A Que “Rocha” Jesus Se Referiu ao Falar com Pedro?

O Profeta Joseph Smith disse: “Em Seus ensinamentos, Jesus disse: ‘Sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela’. Que pedra? A revelação.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith,p. 274.)

O Presidente David O. McKay escreveu: “Com isso [Mateus 16:18] Ele quis dizer que o nome de Simão, ‘Pedro’, significava rocha, da mesma forma esse testemunho que vem por meio da revelação será a rocha sobre a qual a Igreja de Cristo será edificada”. (Ancient Apostles,1964, p. 34.)

Jesus ensinou a Pedro o que Pedro e todos os outros profetas e apóstolos ensinaram depois disse: Que a força da Igreja é o testemunho de que Jesus é o Cristo, que vem por revelação por intermédio do poder do Espírito Santo aos membros, individualmente.

Mateus 16:19—“As Chaves do Reino”

Foram prometidas a Pedro as chaves do sacerdócio, que permitiriam que ele e outros Apóstolos dirigissem a Igreja na Terra depois da morte e ressurreição do Senhor, incluindo o direito de ministrar legitimamente todas as ordenanças necessárias para a exaltação. Observe, em especial, que Pedro recebeu a promessa de que as ordenanças que ele realizasse na Terra seriam válidas também no céu. Assim, entre outras coisas, ele recebeu o poder de selar marido, mulher e filhos para sempre. Lemos como ele recebeu essas chaves em Mateus 17.

Mateus 16:20—Por Que Jesus Não Queria Que Seus Discípulos Contassem a Ninguém Que Ele Era o Cristo?

No final do ministério de três anos de Jesus, Ele ensinou mais abertamente que era o Cristo, o Messias dos judeus. Isso enfureceu os líderes dos judeus e terminou por conduzi-Lo à Sua crucificação. O pedido que fez aos discípulos de não ensinarem publicamente essa doutrina naquela época permitiu-Lhe continuar a ensinar a mensagem do evangelho sem ofender os judeus antes da época em que seria julgado e crucificado.

Estudo das Escrituras

Complete a atividade A e B ao estudar Mateus 16.

  1. Conhecimento de Escrituras— Mateus 16:15–19

    1. Jesus fez uma pergunta em Mateus 16:15. Depois da resposta de Pedro, o que Jesus lhe ensinou a respeito dessa resposta?

    2. De acordo com o que Jesus disse a Pedro, qual a importância de os membros da Igreja receberem o testemunho desse modo? (Ver também a seção “Compreensão das Escrituras”, acima.)

    3. Em vez do tipo de testemunho que Pedro possuía, o que os fariseus e saduceus queriam? O que Jesus disse a respeito do que eles queriam? (Ver Mateus 16:1–4.)

    4. Por que o testemunho que Pedro recebeu era mais vigoroso e capaz de converter do que o “testemunho” que os fariseus e saduceus estavam pedindo?

  2. Siga Jesus

    Em Mateus 16:24–28 lemos o que Jesus ensinou a Seus discípulos sobre o que significa segui-Lo. Para cada uma das seguintes situações, diga quais frases ou versículos você usaria para responder à situação. (Não se esqueça de usar a Tradução de Joseph Smith.)

    1. Você recebe uma proposta de bolsa de estudos de uma universidade para jogar em uma equipe esportiva. A única condição é que concorde em não servir numa missão, pois o treinador acha que isso prejudicaria seu desenvolvimento como atleta.

    2. O jejum lhe dá dor de cabeça e você acha que isso não lhe é útil. Ninguém está em casa para impedir que coma, por isso você vai até a cozinha.

    3. Você recebe uma oferta de emprego que paga um grande salário, mas irá impedi-lo de estar na Igreja todos os domingos e exigirá que passe muito tempo longe da família. A pessoa que lhe fez a proposta promete que isso acontecerá por apenas 10 ou 12 anos, dizendo: “Se você se dedicar, no final ganhará uma grande fortuna, que poderá ser usada para desfrutar tudo o que quiser com sua família e fazer muitas coisas pela Igreja”.

    4. Um colega de classe na escola conseguiu uma cópia (com as respostas) de um exame muito importante. Um grupo de colegas de classe irá reunir-se para estudá-lo. Eles convidaram você.

Imprimir