Seminários e Institutos
Mateus 18: ‘Ofensas’ e Perdão


Mateus 18

“Ofensas” e Perdão

Geralmente, o mundo recompensa e honra as pessoas rudes, agressivas e que se recusam a ceder à pressão. O mundo freqüentemente considera um sinal de fraqueza admitirmos os erros. Como esse modo de vida difere do que Jesus ensinou a Seus seguidores em Mateus 18?

Outros Relatos do que Se Lê em Mateus 18

Mateus 18:1–5—Marcos 9:33–37; Lucas 9:46–48

Mateus 18:6–9—Marcos 9:42–48; Lucas 17:1–2

Mateus 18:10–14—Lucas 15:3–7

Compreensão das Escrituras

Mateus 18

Mó de Azenha (v. 6)Uma pedra pesada usada para moer o trigo; era tão grande que tinha que ser movida por um burro de carga

Ofensas (v. 7)Atividades que fazem os fracos ou incautos cometerem pecados ou erros

Gentio (v. 17)Alguém que não acredita em Deus

Fazer contas com os seus servos (v. 23)Receber o dinheiro que cada servo devia

Dez mil talentos (v. 24)Uma quantia incrivelmente grande de dinheiro, equivalente a milhões de dias de trabalho; uma quantia impossível de se pagar

Indignado (v. 34))Zangado

Atormentadores (v. 34)Encarregados de cuidar da prisão, um local de sofrimento e maus-tratos

Mateus 18:6—“Qualquer Que Escandalizar Um Destes Pequeninos”

Em Mateus 18:3–6 Jesus nos ordenou a não apenas tornar-nos como meninos para entrar em Seu reino mas também que cuidássemos das criancinhas. Isso pode incluir não apenas os jovens, mas também os que são novos no evangelho, que recentemente se tornaram como criancinhas para entrarem no reino.

Falando a respeito daqueles que maltratam as crianças, o Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Peço-vos encarecidamente que abandonem [tais práticas], que se afastem delas, que busquem ajuda, que implorem perdão ao Senhor e reparem o que fizeram. Deus não será escarnecido em razão dos abusos a Seus pequeninos”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 58.)

Mateus 18:8–9—Arrancar Mãos, Pés e Olhos

Ver a seção “Compreensão das Escrituras” referente a Mateus 5:29–30, p. 14.

Estudo das Escrituras

Complete a atividade A ou B ao estudar Mateus 18.

  1. Pequeninos

    1. De acordo com Mateus 18:3–4, quais são duas relações existentes entre nós, os pequeninos e o reino do céu.

    2. Leia Mosias 3:19 e relacione as maneiras pelas quais nos tornamos como criancinhas. Você pode escrever Mosias 3:19 na margem de suas escrituras junto a Mateus 18:3–4.

    3. A partir do que Jesus disse em Mateus 18:5–14, escreva três declarações, em suas próprias palavras, que incentivem o tratamento adequado das crianças.

  2. Resolver as Diferenças com Outras Pessoas

    Os ensinamentos de Jesus em Mateus 18:15–35 podem ajudar-nos a compreender algumas maneiras de se lidar com a ofensa que recebemos de outras pessoas.

    1. De acordo com Mateus 18:15–17, quais são os três primeiros passos que devemos dar quando alguém nos ofende?

    2. Os versículos 21–35 nos ensinam o que precisamos fazer sempre que alguém nos ofende. Ao ler a parábola dos versículos 23–34, pondere a explicação dos “dez mil talentos” e “atormentadores” na seção “Compreensão das Escrituras”, acima. Escreva quem ou o quê na parábola representa o seguinte: Você, o Salvador, os benefícios que você recebe por causa da Expiação, alguém que tenha feito algo ofensivo para você, o sofrimento pelos pecados não perdoados.

    3. Escreva o que Jesus disse que devemos aprender com essa parábola do servo incompassivo.

    4. O que mais aprendemos sobre o princípio do perdão com o que o Senhor revelou em Doutrina e Convênios 64:8–10?

Imprimir