Seminários e Institutos
Mateus 23: Jesus Condena os Hipócritas


Mateus 23

Jesus Condena os Hipócritas

A palavra hipócrita deriva de uma palavra grega que significa “ator”. O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho. Os humildes seguidores de Deus procuram viver de acordo com Suas leis porque amam a Deus e ao próximo, não porque desejam receber reconhecimento e ser honrados por isso. Quando um humilde seguidor de Deus é avisado de que está fazendo algo errado, ele imediatamente se esforça para fazer o que é certo. O hipócrita procura encobrir seus pecados e dar desculpas.

Durante seu estudo do livro de Mateus, você leu a respeito da hipocrisia dos líderes dos judeus da época de Jesus e de como Jesus ensinou Seus seguidores a viverem o evangelho sem hipocrisia. Mateus 23 contém o testemunho final de Jesus e Sua condenação aos que recusaram Seus ensinamentos e testemunhos do evangelho verdadeiro e do plano de felicidade eterna.

Durante sua leitura, pense no que acharia desse discurso se fosse um fariseu e estivesse lá pessoalmente. Como você teria se sentido se fosse uma pessoa daquela época tentando decidir se continuaria a seguir os fariseus ou passar a seguir Jesus?

Outros Relatos do que Se Lê em Mateus 23

Mateus 23–Marcos 12:38–40; Lucas 20:45–47

Compreensão das Escrituras

Mateus 23

Exaltar (v. 12)Elevar-se acima dos outros

Devorar as casas das viúvas (v. 14)Tirar a casa das viúvas

Pretexto (v. 14)Falsa aparência

Hortelã, endro, cominho (v. 23)Temperos

Adornar (v. 29)Decorar, enfeitar

Encher a medida dos pais (v. 32)Terminar o trabalho iniciado pelos antepassados

Deserta (v. 38)Vazia

Mateus 23:5—O Que São “Filactérios” e O Que Significa “Alargar as Franjas das Vestes”?

Os filactérios são caixinhas contendo versículos tirados das escrituras, que alguns judeus usam nos braços ou na testa. Essa tradição baseavase no conselho dado ao profeta Moisés, em Deuteronômio 6:6–8. A referência a “franjas” das roupas era uma tradição de se colocar franjas na borda ou nas pontas das roupas em lembrança das leis de Deus. (Ver Números 15:38–40.) Os que queriam ser vistos como particularmente justos “alargavam” a parte da roupa que tinha as franjas, de modo que ficassem muito visíveis, ou utilizavam filactérios muito vistosos.

Mateus 23:24—“Coais um Mosquito e Engolis um Camelo”

Tanto os mosquitos quanto os camelos eram alimentos proibidos pela lei de Moisés. Para não engolir um mosquito por acidente, alguns fariseus coavam todos os líquidos antes de bebê-los Jesus usou o exagero de se engolir um camelo para dizer que os fariseus eram muito cuidadosos com coisas muito pequenas, mas ignoravam coisas maiores e mais importantes. (Como a misericórdia, a fé ou o espírito da lei.)

Estudo das Escrituras

Complete a atividade A ou B ao estudar Mateus 23.

  1. Faça uma Comparação

    Divida uma folha de seu caderno ao meio. A partir do que leu em Mateus 23:1–12, relacione em um lado do papel o que os fariseu pensavam que os tornariam grandes. No outro lado, relacione o que Jesus disse que tornava uma pessoa grande.

  2. Caminho do Sofrimento

    Ai é uma palavra que indica sofrimento e dor. Jesus disse oito vezes essa palavra em Mateus 23:13–16, 23–32 em relação aos escribas, fariseus e hipócritas. A cada vez, Ele explicou por que eles iriam sofrer.

    1. Desenhe dois “caminhos” em seu caderno, como na ilustração. Um caminho conduz à tristeza e condenação (ver v. 33) e o outro à felicidade e glória. Em primeiro lugar, preencha o caminho do sofrimento descrevendo em suas próprias palavras as oito coisas que Jesus disse que os escribas, fariseus e hipócritas fizeram. (A primeira já está escrita na tabela.) Depois complete o “Caminho da Felicidade” escrevendo o que uma pessoa que segue Cristo faria em vez disso.

    2. Embora Jesus tenha repreendido os fariseus, Ele concedeulhes muitas chances de ouvirem-No, e foram-lhes proporcionados muitos testemunhos para ajudá-los a crerem em Seu evangelho. Leia Mateus 23:37 e explique o que Jesus esperava poder fazer por aqueles líderes dos judeus.

Imprimir