Seminários e Institutos
Mateus 25: Estais Preparados?


Mateus 25

Estais Preparados?

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Compreensão das Escrituras

Mateus 25

Tardar (v. 5)Demorar para chegar

Tosquenejar (v. 5)Ficar cansado, adormecer

Preparar a lâmpada (v. 7)Cortar o pavio queimado e encher a lâmpada de óleo para que funcione devidamente

Entregou-lhes os seus bens (v. 14)Pediu-lhes que cuidassem de suas posses

Talentos (vv. 15–28)Uma certa quantia de dinheiro. (Ver Guia para Estudo das Escrituras,“Talento”, p. 204.)

Negociar (v. 16)Aplicar o dinheiro em algum tipo de atividade financeira

Fazer contas (v. 19)Pedir um relatório do que tinham feito

Ceifas onde não semeaste (v. 24)Colhe onde não plantou

Negligente (v. 26)Preguiçoso

Mateus 25:1–13—Costumes Matrimoniais da Parábola das Dez Virgens

Na época de Jesus, era costume que o noivo e seus amigos fossem à casa da noiva para levá-la até a casa dele, acompanhada também de suas amigas ou servas. Era uma grande comemoração da qual muitas pessoas participavam. Geralmente acontecia à noite e se usavam tochas e lâmpadas enquanto as pessoas dançavam, cantavam e se alegravam com o novo casal.

Mateus 25:1–13—Auxílio Adicional da Tradução de Joseph Smith

Além das mudanças encontradas na Tradução de Joseph Smith da parábola das dez virgens, Joseph Smith mudou “vos não conheço”, no versículo 12, para “vós não me conheceis”. (TJS, Mateus 25:11) Esse julgamento é descrito em Mosias 26:25–27.

Estudo das Escrituras

Complete a atividade C e depois uma das três outras atividades (A, B ou D), ao estudar Mateus 25.

  1. Parábola das Dez Virgens

    O Élder Harold B. Lee, que na época era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que as virgens simbolizam “aqueles que professaram crer em Cristo”. (Conference Report, outubro de 1951, p. 26.)

    1. Depois de ler a parábola das dez virgens em Mateus 25:1–13, leia Doutrina e Convênios 45:56–57 e explique o que o óleo representa na parábola.

      O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Em nossa vida, o óleo da preparação é acumulado gota a gota ao vivermos em retidão. A freqüência à reunião sacramental acrescenta óleo à nossa lâmpada, gota a gota, ao longo dos anos. O jejum, a oração familiar, o ensino familiar, o controle dos apetites do corpo, a pregação do evangelho, o estudo das escrituras, todos esses atos de dedicação e obediência são uma gota a mais em nosso estoque”. (Faith Precedes the Miracle [1972], 256).

    2. Sabendo o que sabe a respeito do significado simbólico do óleo e de como o obtemos, explique por que as cinco que o tinham não podiam dividi-lo com as que não o tinham.

  2. Parábola dos Talentos

    Embora um talento fosse uma quantia de dinheiro na época de Jesus, ela pode representar tudo o que o Senhor nos concedeu.

    1. Ao ler Mateus 25:14–30, relacione as recompensas que cada um dos três homens recebeu na parábola dos dez talentos e explique por que cada homem recebeu a sua recompensa.

    2. Que palavra você usaria para explicar por que o terceiro homem não fez o que os outros fizeram com seus talentos? Use o Guia para Estudo das Escrituraspara encontrar uma escritura que incentive uma pessoa que poderia perder suas bênçãos por ter um problema semelhante. Escreva essa escritura em seu caderno e explique por que acha que ela ajudaria.

  3. Conhecimento de Escrituras— Mateus 25:40

    1. A parábola das ovelhas e dos bodes encontra-se em Mateus 25:31–46. Talvez seu conceito mais importante esteja no versículo 40. Usando o que aprendeu nos demais versículos, nos auxílios didáticos de suas escrituras e no que já conhece a respeito do evangelho, explique o que cada uma das coisas abaixo significa no versículo 40. Escreva a resposta mais completa possível.

      • “O Rei”

      • “Eles” (para quem o rei está falando)

      • “O” (significando “aquilo que fizeram”)

      • “Um destes meus pequeninos irmãos”

    2. Relacione as seis coisas que Jesus disse que as ovelhas fizeram para receberem sua recompensa à Sua mão direita. Para cada uma dessas seis maneiras de ajudar o próximo em suas necessidades físicas, dê uma sugestão de como elas poderiam representar uma necessidades espiritual e o que você poderia fazer para ajudar essa necessidade espiritual.

  4. Em Resumo

    Baseado no que você leu nessas três parábolas de Mateus 25, quais seriam as três idéias principais que você poderia abordar se fosse designado a falar na reunião sacramental a respeito da preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo? Cite uma referência das escrituras de Mateus 25 para cada idéia.

Imprimir