Seminários e Institutos
Apocalipse 12: A Grande Batalha entre o Bem e o Mal


Apocalipse 12

A Grande Batalha entre o Bem e o Mal

No final de Apocalipse 11, lemos que depois que o sétimo anjo tocou a trombeta, “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (v. 15) Isso teria início no Milênio, que são mil anos de paz que transcorrerão após a destruição dos iníquos. Nessa época Cristo reinará na Terra e que ela “será renovada e receberá sua glória paradisíaca”. (Regras de Fé 1:10). Apocalipse 12, porém, não fala de como seria o Milênio, ao contrário do que seria de se esperar. Em vez disso, Apocalipse 12–18 conta mais sobre a batalha entre o bem e o mal, a intensificação da oposição dos reinos de Satanás ao reino de Deus e da destruição final desses reinos em preparação para o Milênio. Na verdade, Apocalipse 12 diz que João viu o início dessa grande batalha entre os seguidores de Satanás e os de Deus que ocorreu na vida pré-mortal e sua continuidade ao longo da história da Terra. A maioria dos capítulos seguintes, contudo, falam das coisas que acontecerão nos últimos dias. (Ver 1 Néfi 14:18–22, 27.)

Compreensão das Escrituras

Apocalipse 12

Tragar (v. 4)Devorar (neste caso, destruir)

Prevalecer (v. 8)Vencer

Um tempo, e tempos, e metade de um tempo (v. 14)Referência aos três anos e meio

O remanescente (v. 17)O restante, quem restou

Não deixe de ler Apocalipse 12 segundo a Tradução de Joseph Smith. Muitas coisas foram mudadas, corrigidas e acrescentadas.

Apocalipse 12:1–6, 13–17—A Mulher e o Filho

A tradução que Joseph Smith fez de Apocalipse 12 ajuda-nos a compreender que a mulher que João viu representa a “igreja de Deus” e que o filho representa “o reino de nosso Deus e de seu Cristo” (TJS, Apocalipse 12:7), que haveria de “reger todas as nações com vara de ferro” (TJS, Apocalipse 12:3), ou seja, com a palavra de Deus. Cristo em pessoa estabeleceu esse reino na época em que viveu na Terra. A apostasia expulsou-o “para o deserto”, o que significa que, durante certo tempo, ele não foi a força que governou a vida dos filhos de Deus na Terra. Nos últimos dias, contudo, as chaves do reino de Deus foram restauradas à Terra e serão utilizadas plenamente quando Cristo voltar e reinar na Terra durante o Milênio. (Ver D&C 65.)

Apocalipse 12:3–4, 7–17—Um Dragão Vermelho de Sete Cabeças, Dez Chifres e com Sete Diademas

Apocalipse 12:9 diz que o dragão é Satanás, o demônio. As cabeças representam o conhecimento que ele tem, e as coroas, o poder que exerce sobre as pessoas que deixam que ele as vença. Veja que, de acordo com o versículo 4, ele “levou após si a terça parte das estrelas do céu”. As revelações modernas ajudam-nos a compreender que isso é um símbolo das pessoas que o seguiram na vida pré-mortal e não tiveram permissão de ganhar um corpo mortal e dar andamento ao seu progresso eterno. (Ver D&C 29:36–38; Abraão 3:23–28.)

Apocalipse 12:7–11—“A Batalha no Céu”

O Profeta Joseph Smith disse: “Isto foi a batalha no céu: Jesus disse que algumas almas não se salvariam; o diabo disse que salvaria todas e apresentou o seu plano ao conselho, que votou a favor de Jesus Cristo. Por isso, o diabo rebelou-se contra Deus e foi expulso juntamente com todos os que o apoiaram”. (History of the Church, 6:314; ver também Moisés 4:1–4; Abraão 3:23–28.)

A batalha entre o bem e o mal não terminou com a derrota de Satanás na vida pré-mortal. Apocalipse 12:17 diz que ele continua a lutar contra os santos de Deus. (Ver também D&C 76:28–29.) O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Vivemos no dia previsto por João, o Revelador, (…) Satanás está movendo guerra aos membros da Igreja que têm testemunho e procuram guardar os mandamentos”. (“O Poder da Palavra”, A Liahona, julho de 1986, p. 81.)

Estudo das Escrituras

Faça duas das seguintes atividades (A–C) ao estudar Apocalipse 12.

  1. O que o Nome Revela?

    Faça uma relação de cinco diferentes nomes ou títulos de Lúcifer encontrados em Apocalipse 12:1–10 e diga o que cada um ensina a respeito dele que nos sirva de alerta contra ele e sua influência. Sugere-se que você utilize o Guia para Estudo das Escrituras como fonte auxiliar.

  2. Leia sobre Si Mesmo nas Escrituras

    1. Apocalipse 12:7–11 fala da batalha que houve no céu na vida pré-mortal. O que lhe permitiria presumir que você seja uma das pessoas de que fala o versículo 11? (Ver Abraão 3:23–28.)

    2. Escreva um parágrafo explicando o que você aprendeu acerca de si mesmo em Apocalipse 12:11, e como o que você fez naquela época poderia ajudá-lo agora.

    3. Como você poderia aplicar esses ensinamentos e princípios à sua vida atual?

  3. Encontrar Exemplos

    O Profeta Joseph Smith ensinou que “todos os seres com corpos possuem domínio sobre os que não [os] têm. O diabo não tem poder sobre nós, exceto se o permitirmos”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 176.) Ele também declarou: “Os espíritos maus têm limites e leis que os governem”. (History of the Church, 4:576). O Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, testificou que há “um grande escudo contra o poder de Satanás e seus anjos”.(“Servir ao Senhor e Resistir ao Diabo”,A Liahona, novembro de 1995, p. 10.)

    Leia Apocalipse 12 e encontre exemplos que comprovem que as coisas que o Profeta Joseph Smith e o Presidente Faust disseram são verdadeiras.

Imprimir