Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Os Israelitas Recebem Alimento do Céu


Lição 20

Os Israelitas Recebem Alimento do Céu

Propósito

Ajudar as crianças a guardarem o Dia do Senhor como um dia de adoração e alegria.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude:

    • Êxodo 16:1–35—Todos os dias os israelitas recebem maná do céu, exceto no Dia do Senhor.

    • Doutrina e Convênios 59:9–19, 23—O Dia do Senhor ajuda-nos a permanecermos limpos das manchas do mundo. Se guardarmos o Dia do Senhor com o coração alegre e ação de graças, a plenitude da Terra será nossa.

  2. Leitura adicional:

  3. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  4. Material necessário:

    1. Uma Bíblia para cada criança.

    2. Uma Doutrina e Convênios.

    3. Seis papéis, cada um com uma das frases da lista (não inclua o número) ou desenhos simples para representar os dias da criação:

      • A luz é separada das trevas (1)

      • O firmamento ou céu (2)

      • Terra seca, mares e plantas (3)

      • O sol, a lua e as estrelas (4)

      • Os pássaros e os peixes (5)

      • Os animais e as pessoas (6)

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Ajude a classe a recapitular a criação do mundo colocando as frases sobre a criação em ordem. Se houver um mínimo de seis crianças na sala de aula, elas poderiam ficar de pé e segurar os papéis na ordem certa. Pergunte às crianças o que aconteceu no sétimo dia. Peça a uma delas que leia Gênesis 2:1–3. O sétimo dia foi abençoado e santificado.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história dos israelitas no deserto de acordo com Êxodo 16.

Explique às crianças que murmurar significa reclamar ou rebelar-se. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

• Por que os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e Arão no deserto? (Êxodo 16:2–3) Que alimento o Senhor dava aos Israelitas pela manhã? Que alimento Ele lhes dava à tarde? (Êxodo 16:11–15) Como as escrituras descrevem o maná? (Êxodo 16:14, 21, 31)

• Quanto maná o Senhor mandou que os israelitas colhessem por dia? (Êxodo 16:16–18) Quando alguém colhia mais maná do que era necessário para um dia, o que acontecia com o maná? (Êxodo 16:19–20)

• O que o Senhor disse aos israelitas para fazerem no sexto dia? (Êxodo 16:24–30) O que acontecia quando as pessoas não juntavam maná para um dia a mais, na esperança de colher maná no Dia do Senhor? (Êxodo 16:27)

• O que os israelitas faziam no Dia do Senhor? (Êxodo 16:30) O que os Israelitas aprenderam por meio do descanso no Dia do Senhor? Como podemos guardar o Dia do Senhor e santificá-lo atualmente? (D&C 59:9–10) Em sua opinião, por que o Pai Celestial deseja que guardemos o Dia do Senhor todas as semanas?

• Por quantos anos o Senhor providenciou comida para os israelitas no deserto? (Êxodo 16:35)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Peça que uma das crianças leia Êxodo 31:16–17 em voz alta. Peça que a turma toda repita a frase “e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se”. Pergunte às crianças o que elas acham que restaurou-se quer dizer. De que forma guardar o Dia do Senhor e santificá-lo pode ser restaurador?

    Use um copo e um jarro ou uma vasilha para demonstrar como podemos ser preenchidos espiritualmente. Despeje água da vasilha no copo, enquanto explica que quando freqüentamos as reuniões da Igreja, adoramos ao Senhor, e santificamos o Dia do Senhor, ficamos cheios do espírito do Senhor. Durante a semana tomamos parte de atividades que podem diminuir nossa espiritualidade. Enumere várias coisas como escola, afazeres, esportes, amigos, brigas com familiares ou escolhas erradas, enquanto derrama a água do copo na vasilha. Todos os dias podemos encher um pouco o copo quando lemos as escrituras, oramos, e guardamos os mandamentos (coloque um pouco de água no copo a cada uma dessas sugestões). O Dia do Senhor é o dia de restauração espiritual (diga isso enquanto termina de encher o copo). Quando o copo está cheio é mais fácil seguir os ensinamentos de Jesus por toda a semana.

    Doutrina e Convênios 59:9–19, 23 dá-nos instruções modernas a respeito de como santificar o Dia do Senhor. Peça às crianças que se revezem na leitura dos versículos 15–19. Diga que nos foi prometido que se guardarmos o Dia do Senhor com ações de graças e alegria, seremos muito abençoados. Peça às crianças que enumerem algumas das bênçãos citadas nesses versículos. O Senhor prometeu que a plenitude da Terra será nossa se guardarmos esse importante mandamento.

    • Como podemos fazer do Dia do Senhor um dia de ação de graças?

    Incentive as crianças a olharem a sua volta e pensarem no que possuem e agradecerem ao Pai Celestial por seu grande amor, pelo Salvador, pelos amigos, família, o evangelho e as belezas que há no mundo. Dê papel e lápis para todas as crianças e peça-lhes que escrevam as coisas que gostam ou que façam desenhos representando as bênçãos pelas quais são gratas. Se quiser, cante ou leia “Pela Beleza do Mundo” (Hinos, nº 49) ou “Meu Pai Celestial Me Tem Afeição” (Músicas para Crianças, p. 16).

  2. Peça às crianças que enumerem coisas boas de se fazer no Dia do Senhor, como as mencionadas na lista abaixo, e escrevam-nas no quadro-negro.

    Escrever cartas para missionários Preparar cartões para os membros da família Escrever o diário Tocar e ouvir música sacra Estudar as escrituras Ler ou contar uma história das escrituras para um irmão mais novo Visitar parentes Dar aula na noite familiar Fazer e cumprir metas do programa Evangelho em Ação. Visitar alguém que está doente ou solitário Participar de jogos calmos com seus irmãos Revezar-se representando histórias das escrituras e adivinhando qual é a história Ler o seu “diário do bebê” ou a história de sua família Olhar fotografias de família

    Dê lápis, oito pedaços de papel e uma caixinha ou envelope a todas as crianças. Peça às crianças que escrevam uma atividade para o Dia do Senhor, da lista do quadro, em cada pedaço de papel. Elas podem levar os papéis para casa e usálos em uma aula da noite familiar, também podem usar uma sugestão por vez conforme forem precisando de atividades adequadas para o Dia do Senhor.

  3. Cante ou leia “Sábado” (Músicas para Crianças, p. 105). Peça às crianças que façam mímicas ou digam coisas que deveriam fazer no sábado a fim de prepararem-se para o Dia do Senhor. Ajude-as a compreender que assim como os israelitas precisavam juntar o dobro de comida um dia antes do Dia do Senhor, temos que nos preparar de antemão para que esse seja um dia de descanso e restauração.

    Explique-lhes que nem todas as religiões consideram o domingo o Dia do Senhor. Algumas guardam o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, que é o sábado, e outras na sexta-feira. Antes da ressurreição do Salvador, os judeus guardavam o Dia do Senhor no sétimo dia. Depois de Sua ressurreição, que foi no domingo, o primeiro dia da semana, Jesus instruiu a Igreja a reunir-se e adorar nesse dia. O Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith que, atualmente, o domingo é o dia certo para adoração. (Ver “Dia do Senhor” no Guia para Estudo das Escrituras, p. 56.)

  4. Diga às crianças que, no domingo, muitas pessoas fazem coisas que são impróprias para o Dia do Senhor, por exemplo: trabalhar no jardim, praticar esportes ou assistir a jogos, gastar dinheiro com diversões ou fazer compras. Devemos tomar cuidado para não julgá-las, pois pode ser que algumas delas já tenham guardado o Dia do Senhor no sábado ou na sexta-feira. Entretanto, há muitas pessoas no mundo que usam o Dia do Senhor para trabalhar ou divertir-se. Pergunte às crianças o que elas devem fazer quando não souberem ao certo se uma coisa pode ser feita no Dia do Senhor ou não. (Perguntar aos pais, orar pedindo orientação ao Pai Celestial.) Diga-lhes que também podem perguntar a si mesmas: “O que Jesus gostaria que eu fizesse?” Isso irá ajudálas a escolher sabiamente. Conte em suas próprias palavras esta história de um menino da Primária que decidiu santificar o Dia do Senhor:

    “Há pouco tempo meu neto Joel, que está para tornar-se um diácono, me telefonou. Ele estava com dificuldades para tomar uma decisão. Tinha sido convidado para ir com outros alunos da escola a Sea Camp, em San Diego no Estado da Califórnia, [que é um acampamento onde se praticam atividades marinhas como natação, mergulho, etc.]. Para um menino, isso parecia emocionante! Eles poderiam ver os bastidores do Sea World [um parque aquático da Califórnia]: assistir aos treinamentos e ajudar a alimentar os animais. O problema era que o acampamento seria num fim de semana, sendo que as atividades de mergulho e exploração da praia estavam programadas para o domingo.

    Seus pais incentivaram-no a ficar em casa, mas permitiram que escolhesse, acreditando que ele escolheria o que era certo. Ele garantiu que apesar de não ir à Igreja no domingo não iria nadar, e disse: `Eu vou ficar sentado na praia, rodeado pelas criações de Deus. O Pai Celestial não ficaria triste com isso, ficaria?

    Joel quis saber o que o vovô achava que ele deveria fazer. Eu respondi com a pergunta: `Joel, o que acha que Jesus quer que você faça?’ Com a voz trêmula ele respondeu: `Vovô, eu acho que Ele não ficaria contente comigo se eu fizesse isso no domingo, não é?’

    Não foi fácil decidir o que fazer, mas ele escolheu o que era certo.” [Rex D. Pinegar, Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1991 pp. 56–57; ou Ensign, novembro de 1991, p. 41]

  5. Faça um teste com as crianças, completando a frase “O Dia do Senhor é bom para …” com várias atividades. As crianças dirão se a atividade citada é ou não algo que deva ser feito no domingo. Você pode citar atividades como ir à igreja, nadar, visitar os parentes, fazer compras, cantar hinos com entusiasmo, ir ao cinema, ler as escrituras, praticar esportes, preparar um cartão para os avós, escrever cartas, ir passear, etc. Diga às crianças que se a resposta for sim, elas devem erguer o polegar, se a resposta for não, devem virá-lo para baixo. Se elas estiverem em dúvida quanto a alguma das atividades diga-lhes que perguntem a si mesmas: “Isso me aproximaria do Pai Celestial?” e “Jesus gostaria que eu fizesse isso?”, se a resposta a essas perguntas for sim, a atividade citada provavelmente será adequada para o Dia do Senhor.

  6. O Senhor dá-nos mandamentos para que sejamos mais felizes. Como guardar o Dia do Senhor pode nos trazer felicidade? (Sentimo-nos mais próximos do Pai Celestial, descansamos da escola, das tarefas e da lição de casa, além disso, podemos aproveitar para ficar com a família e parentes.) Fale sobre alguma ocasião em que você ou alguém que conhece decidiu guardar o Dia do Senhor e foi abençoado.

    Explique-lhes que santificar o Dia do Senhor depende tanto de nossos sentimentos quanto de nossas ações. Estas palavras de Henry Ward Beecher [orador e pastor norte-americano que viveu de 1813–1887] expressam essa verdade: “Sem o Dia do Senhor o mundo seria como alguém que nunca sorri, como um verão sem flores e uma casa de campo sem jardim. Ele é o dia mais alegre da semana”. (Citado por Ezra Taft Benson em “Keeping the Sabath Day Holy”, Ensign, maio de 1971, p. 5)

Conclusão

Testemunho

Fale sobre o amor que tem pelo Dia do Senhor, que nos foi dado para ajudarnos a restaurar o espírito. Prometa às crianças que se elas adorarem a Deus e santificarem o Dia do Senhor, irão sentir-se renovadas e receberão mais força para guardar os convênios e escolher o que é certo durante a semana.

Atividade Motivadora

Alternativa Incentive as crianças a conversar com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou ler a “Designação de Leitura Sugerida” em família.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Êxodo 16:2–8, 11–31 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.