Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
O Dom da Expiação (Páscoa)


Lição 45

O Dom da Expiação (Páscoa)

Propósito

Ajudar as crianças a compreenderem que por meio do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, todos podem receber o dom da imortalidade e da vida eterna.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude:

  2. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  3. Escreva em um cartaz: Vocês ganharão um doce. (Ou alguma outra coisa.)

    Faça um quadro como este:

    Imagem
    math chart
  4. Material necessário:

    1. Uma Bíblia para cada criança.

    2. Uma Pérola de Grande Valor e uma Doutrina e Convênios.

    3. Gravura 6–27: A Crucificação [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 230]; gravura 6–47: Jesus Orando no Getsêmani [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 227]; gravura 6–48: Jesus Cristo Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 239]

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Cole o cartaz que preparou (ver “Preparação”) e dê um doce ou (outra coisa) para cada criança. Depois disso mostre o quadro, solucione o quebra-cabeça com as crianças e dê-lhes outros três doces (ou três outros objetos).

Diga que esta atividade ensina uma valiosa lição sobre o Sacrifício Expiatório. A dádiva da Expiação, que recebemos de Jesus Cristo, tem duas partes. Não precisamos fazer nada para receber a primeira parte, mas se quisermos a outra teremos de esforçar-nos muito. Leia Moisés 1:39 com as crianças e peça-lhes que descubram quais são as duas partes da Expiação. Se quiser, escreva Imortalidade e Vida Eterna no quadro-negro. Diga que nesta lição as crianças aprenderão o significado de imortalidade (a dádiva da ressurreição, que Jesus Cristo deu a todos) e de Vida Eterna (a dádiva de, se nos arrependermos, vivermos para sempre em família, na presença de Deus); aprenderão, também, que essas dádivas foram preditas pelos profetas do Velho Testamento.

História das Escrituras

Ensine às crianças a história do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, de acordo com as escrituras relacionadas na seção “Preparação”. Use as gravuras quando for oportuno. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Diga que os acontecimentos referentes à Expiação foram revelados aos profetas do Velho Testamento. Eles profetizaram que Jesus Cristo sofreria por nossos pecados e venceria a morte. Essas profecias cumpriram-se nos últimos dias que o Salvador viveu na Terra. (Ver atividade complementar 1.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

Jesus Cristo Deu-nos o Dom da Imortalidade

• Em Salmos 22:16, o que foi predito que seria feito às mãos e pés do Salvador?

• Como mataram Jesus? (Lucas 23:33; crucificar significa prender alguém a uma cruz, amarrando suas mãos e pés ou pregando-os a uma cruz, e deixá-lo pendurado até a morte.)

• Depois que Jesus morreu na cruz, o que aconteceu a Seu espírito? (Lucas 23:46) Ajude as crianças a compreenderem que quando Cristo morreu, Seu espírito saiu do corpo e foi para o mundo espiritual. (Ver D&C 138.) Onde colocaram o corpo de Jesus? (Mateus 27:57–60) Por que mandaram soldados para vigiar o túmulo de Jesus? (Mateus 27:62–66)

• Como o sepulcro foi aberto no terceiro dia depois da morte de Jesus? (Mateus 28:2) O que o anjo disse à Maria e às outras mulheres que foram ao sepulcro? (Mateus 28:5–6) Diga que o espírito de Jesus, que havia saído do corpo quando Ele morreu, voltou a Seu corpo quando Ele ressuscitou. Essa foi a primeira vez que alguém ressuscitou na Terra.

• Qual o significado das palavras “aniquilará a morte para sempre” que Isaías falou referindo-se ao Messias? (Isaías 25:8) Oséias disse que Cristo “os [remiria] da mão do inferno, e os [resgataria] da morte”. (Oséias 13:14) Diga que essas revelações descrevem a Ressurreição. (Ver “Ressurreição” no Guia para Estudo das Escrituras, p. 175.)

• O que a Ressurreição de Jesus Cristo significa para nós? Ajude as crianças a compreenderem que graças à ressurreição de Jesus todas as pessoas que já viveram ou que ainda viverão na Terra ressuscitarão. Jesus concedeu o dom da imortalidade a todos para que possamos viver para sempre com o corpo e o espírito unidos.

Jesus Tornou Possível Alcançarmos a Vida Eterna

• O que a profecia de Isaías ensina a respeito do sofrimento de Cristo? (Isaías 53:5)

• O que Jesus fez quando estava no Jardim do Getsêmani? (Mateus 26:36) Como Jesus demonstrou boa vontade em fazer a vontade do Pai Celestial? (Mateus 26:39, 42, 44)

• Qual foi a intensidade do sofrimento de Jesus no Jardim do Getsêmani? (Lucas 22:44; D&C 19:18) Explique às crianças que Jesus tomou sobre si todos os nossos pecados e que isso fez com que Ele passasse por uma agonia tão grande que somos incapazes de compreender. Graças ao sofrimento de Cristo, podemos nos arrepender e ser perdoados de nossos pecados. Se nos arrependermos, não precisaremos sofrer como Cristo. Digalhes que isto é o que Isaías quis dizer com as palavras: “(…) pelas Suas pisaduras fomos sarados”. (Isaías 53:5)

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Faça cartazes com as palavras ou frases-chave de profecias do Velho Testamento, como: Isaías 53:5—“moído por causa de nossas transgressões”

    Cole os cartazes enquanto ensina a história do Sacrifício Expiatório do Salvador. Peça às crianças que prestem atenção para ouvirem quando essas palavras ou frases forem citadas e que descubram o cumprimento das profecias. Ajude-as a compreender as frases difíceis.

  2. Para esta atividade, será necessário escrever cada uma das perguntas em um papel. Durante a aula, dê as perguntas a seis crianças.

    • O que é a morte?

    • O que é a ressurreição?

    • Quem foi a primeira pessoa a ressuscitar?

    • Quais são os dois maiores dons que recebemos de Jesus Cristo?

    • Que dom recebemos de Jesus Cristo sem precisarmos fazer nenhum esforço?

    • Que dom Jesus Cristo proporciona apenas a quem se esforçar para merecer?

    Diga às crianças que você lerá as respostas das perguntas uma a uma e que, à medida em que for lendo, quem tiver a pergunta certa deve lê-la em voz alta. Estas são sugestões de respostas para as perguntas:

    • É o espírito deixar o corpo. (O que é morte?)

    • É a reunião do corpo e do espírito para nunca mais se separarem. (O que é ressurreição?)

    • Jesus Cristo. (Quem foi a primeira pessoa a ressuscitar na Terra?)

    • Imortalidade e vida eterna. (Quais são os dois dons que recebemos de Jesus Cristo?)

    • O dom da ressurreição ou da imortalidade. (Que dom recebemos sem precisarmos fazer nenhum esforço?)

    • O dom da vida eterna. (Que dom temos de nos esforçar para merecer?)

  3. Mostre uma foto de alguém que você ama e que já seja falecido. Fale de como você se sente sabendo que graças ao Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, se viver dignamente, voltará a ver essa pessoa amada. Deixe as crianças falarem de algum familiar que morreu e que gostariam de ver de novo. Explique-lhes que não precisamos temer a morte. Os profetas têm-nos revelado que veremos as pessoas que amamos novamente e que, depois da morte, sentiremos grande consolo e alegria no mundo espiritual. Joseph Smith disse: “Meu pai, alguns de meus irmãos, filhos e amigos já foram para o mundo dos espíritos. Eles ficarão ausentes por pouco tempo. Eles têm uma existência espiritual e em breve nos veremos de novo”. [History of the Church (História da Igreja), 6:316.]

    Brigham Young disse: “Olharemos a nossa volta, veremos o [vale da morte] e pensaremos: (…) Não sinto mais sede, não sinto mais sono, não sinto mais cansaço, (…) não sinto mais dores nem desânimo, Estou cheio de vida, vigor e desfruto da presença de meu Pai Celestial”. [Journal of Discourses (Diário de Discursos), 17:142.]

  4. Se você estiver ensinando crianças maiores, prepare um jogo de associação com os títulos “Profecias” e “Cumprimento das Profecias”. Designe uma referência da lista de cumprimentos de profecias para cada criança ler e associar à profecia correspondente. Algumas das referências que você pode usar são:

    Profecias

    Cumprimento das Profecias

    1. Isaías 53:7—Não abriu Sua boca

    a. Mateus 21:5

    2. Salmos 34:20—Não quebrará nenhum osso

    b. Lucas 23:9

    3. Zacarias 9:9—Virá montado em um jumentinho

    c. Mateus 27:9

    4. Salmos 22:1—Por que Me desamparastes?

    d. Mateus 27:35

    5. Salmos 22:18—Lançam sortes sobre Sua roupa

    e. João 19:36

    6. Zacarias 11:13—Trinta moedas de prata

    f. Mateus 27:46

    Respostas: 1-b, 2-e, 3-a, 4-f, 5-d, 6-c

  5. Faça um debate a respeito da terceira regra de fé e ajude as crianças a decorá-la.

  6. Prenda um papelzinho com a referência de escritura indicada aos objetos relacionados adiante. Coloque-os em um saco ou cesta e peça que cada uma das crianças escolha um objeto e leia a referência em voz alta. Peça que a classe descubra qual é a relação entre o objeto e a história da Expiação.

  7. Cante ou leia “Jesus da Morte Ressurgiu?” (Músicas para Crianças, p. 45), “Ressuscitou o Salvador” (Músicas para Crianças, p. 44), “No Monte do Calvário” (Hinos, nº 113) ou “Cristo É Já Ressuscitado” (Hinos, nº 119).

Conclusão

Testemunho

Expresse gratidão pelas grandes dádivas que Jesus Cristo nos concedeu, possibilitando-nos ressuscitar e viver para sempre com o Pai Celestial e nossa família, desde que nos arrependamos.

Sugestão para Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversar com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou ler a “Designação de Leitura Sugerida” em família.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Mateus 28:1–10 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.

Imprimir