Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Adão e Eva Viviam o Evangelho de Jesus Cristo


Lição 6

Adão e Eva Viviam o Evangelho de Jesus Cristo

Propósito

Ajudar as crianças a compreenderem que o evangelho de Jesus Cristo é eterno e baseia-se nas verdades que nos ajudarão a ganhar a exaltação.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude:

  2. Leitura adicional:

  3. Estude a lição e decida como pretende ensinar às crianças as histórias das escrituras. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que mais ajudem as crianças a alcançarem o propósito da aula.

  4. Material necessário:

    1. Uma Pérola de Grande Valor e um Livro de Mórmon para cada criança.

    2. Uma Doutrina e Convênios.

    3. Um pedaço de pão ou uma fruta e uma pedra, a figura de uma pedra ou um pedaço de metal que não enferruje. (Ver a atividade motivadora.)

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Mostre o pedaço de pão ou a fruta às crianças e faça perguntas como estas:

  • Se eu guardar isto por um mês, vai ficar diferente? E por um ano?

  • Será que isto mudaria se fosse deixado ao Sol por uma semana?

  • Será que isto mudaria se eu deixasse na água durante uma semana?

  • Será que isto mudaria se fosse pisado?

Mostre a pedra, ou a figura, ou o pedaço de metal às crianças, e faça as mesmas perguntas a seu respeito.

Explique-lhes que algumas das coisas à nossa volta mudam e outras não. Peça às crianças que pensem em outros exemplos de coisas que mudam e de coisas que não mudam.

• O evangelho de Jesus Cristo muda? Ajude as crianças a compreenderem que o evangelho de Jesus Cristo existia antes da criação da Terra para dar-nos a oportunidade de tornar-nos semelhantes ao Pai Celestial, e que ele é parte de Seu plano para nós. (Mosias 3:17) O evangelho que Adão e Eva receberam depois de comerem o fruto proibido e tornarem-se mortais é o mesmo que temos atualmente.

História das Escrituras

Ensine a história de como Adão e Eva aprenderam e viveram o evangelho, conforme Moisés 5:58–59; 6:1, 48–68. (Para sugestões de como ensinar a história das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

Debate

Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escrituras. Use as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler e discutir as escrituras durante a aula irá ajudá-las a chegar a seus próprios pontos de vista a respeito do assunto.

• O que os anjos ensinaram a Adão e Eva? (Moisés 5:58) Por que vocês acham que nós aprendemos o mesmo evangelho que Adão e Eva aprenderam? (Porque o evangelho baseia-se em verdades eternas e imutáveis.)

• Por que Adão e Eva precisavam do evangelho de Jesus Cristo? (Moisés 6:48–52, 57) Por que todos precisam do evangelho?

• Quais são os primeiros princípios e ordenanças do evangelho? (Regra de Fé 4) Que princípios e ordenanças foram ensinados a Adão e Eva? (Moisés 6:52) Deixe claro que, na época de Adão, os primeiros princípios e ordenanças do evangelho eram iguais ao que são hoje.

• Qual é a diferença entre um princípio do evangelho e uma ordenança? (Um princípio é uma doutrina básica ou uma lei. Uma ordenança é uma cerimônia sagrada de significado espiritual feita por alguém que tenha a autoridade do sacerdócio.)

• Que atitude de Adão mostrou que ele tinha fé em Jesus Cristo? (Moisés 5:4–6) Ajude as crianças a entenderem que, depois de haver aprendido esses ensinamentos, Adão passou a vivê-los. Como demonstramos ter fé no Salvador?

• Como sabemos que Adão arrependeu-se de sua transgressão no Jardim do Édem? (Moisés 6:53) Como as coisas erradas que fazemos podem ser perdoadas? Por que devemos nos arrepender? (Moisés 6:57)

• De que forma Adão foi batizado? (Moisés 6:64) Deixe claro que “submergido na água” quer dizer ser imerso em água. De que modo somos batizados?

• O que foi ensinado a Adão a respeito do Espírito Santo? (Moisés 6:61; Ele é um Confortador, dá-nos paz e ensina a verdade.) O que Adão recebeu depois de ser batizado? (Moisés 6:65–66) Como recebemos o dom do Espírito Santo? (D&C 20:41) Como o Espírito Santo pode ajudá-los?

• Qual é a diferença entre o Espírito Santo e o dom do Espírito Santo? (O Espírito Santo é um membro da Trindade, um personagem de espírito capaz de ajudar a todos os que forem dignos. O dom do Espírito Santo é o direito, que recebemos quando somos confirmados após o batismo, de ter o Espírito Santo como nosso companheiro constante se guardarmos o convênio batismal.) “Uma pessoa pode ser orientada pelo Espírito Santo temporariamente, sem que tenha recebido o dom do Espírito Santo.” (Princípios do Evangelho, p. 131)

• Por que os primeiros princípios e ordenanças do evangelho são importantes para toda a vida? Explique-lhes que temos a necessidade de sempre ter fé em Jesus Cristo e obedecer Seus mandamentos. Precisamos nos arrepender diariamente. Renovamos o convênio batismal no Dia do Senhor quando tomamos o sacramento. Se escutarmos aos sussurros do Espírito Santo, seremos orientados e abençoados por toda a vida. Como conseqüência, poderemos nos tornar semelhantes ao Pai Celestial.

Atividades Complementares

Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.

  1. Coloque no quadro, ou na parede, os recortes do plano de salvação da lição 1.

    • Neste momento, em que parte do plano estamos?

    Retire todos os recortes exceto Nascimento, Vida na Terra, Morte e Reino Celestial. Saliente o fato de haver coisas que devemos fazer para alcançarmos essa meta. Peça a todas as crianças que leiam uma, ou mais, das escrituras a seguir e encontrem as palavras-chave correspondentes:

    Debata a mensagem contida em 2 Néfi 31:17–21 para ajudar as crianças a entenderem o que precisamos fazer durante toda a vida para alcançar o reino celestial. Ajude-as a perceber a importância da vida na Terra.

  2. Leia afirmações como as que estão relacionadas abaixo para destacar o fato de que o evangelho de Jesus Cristo não muda. Peça às crianças que fiquem de pé se a afirmação for verdadeira.

    • Jesus Cristo foi batizado por imersão. (Verdadeira)

    • Meus pais foram ensinados a vestir-se de modo adequado e com recato, mas eu deveria poder vestir-me do jeito que eu quiser. (Falsa)

    • Adão e Eva oraram ao Pai Celestial e eu oro ao Pai Celestial. (Verdadeira)

    • Adão e Eva aprenderam os mesmos princípios e ordenanças do evangelho mencionadas na quarta regra de fé. (Verdadeira)

    • O Espírito Santo só ajudou as pessoas que viveram há muito tempo atrás. (Falsa)

    • Nas escrituras, lemos a respeito de pessoas que foram ensinadas a ter fé em Jesus Cristo; e eu também sou ensinado a ter fé em Jesus Cristo. (Verdadeira)

    • Adão e Eva arrependeram-se de suas transgressões, por isso eu não preciso arrepender-me quando faço algo de errado. (Falso)

    • Lemos a respeito do pagamento do dízimo nas escrituras, mas essa lei só foi válida para as pessoas que viveram antigamente. (Falsa)

    • Jesus Cristo ensinou as pessoas a amar e servir os outros e eu fui ensinado a amar e servir os outros. (Verdadeira)

  3. Discuta o significado da fé em Jesus Cristo. A profunda crença em Jesus inspira-nos a obedecer a Seus ensinamentos. Ajude as crianças a compreenderem que quando temos fé em Jesus Cristo, não só cremos Nele, mas também fazemos o que Ele quer que nós façamos.

  4. Debata o significado do arrependimento. “É o meio que nos é fornecido para nos libertarmos de nossos pecados e recebermos o seu perdão. Para nos arrependermos, devemos sentir uma tristeza sincera por nossos pecados. Devemos parar de pecar e começar a guardar os mandamentos.” (Ver Princípios do Evangelho, p. 118.)

  5. Fale do que sente em relação a seu batismo e deixe as crianças contarem o que se lembram do batismo delas.

  6. Ajude as crianças a entenderem a importância de receber-se o dom do Espírito Santo. Conte uma experiência em que você ou alguém que você conheça tenha sido ajudado pelo Espírito Santo. Convide as crianças a contarem experiências que tiveram.

  7. Explique o que significa “perseverar até o fim”. Ajude as crianças a compreenderem que o batismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é só o começo. Perseveraremos até o fim e receberemos a vida eterna por meio da obediência aos mandamentos pelo resto de nossa vida. Dê um pedaço de papel a cada criança para que elas escrevam o que podem fazer por toda a vida e que as ajudarão a perseverar até o fim, por exemplo, orar, pagar o dízimo, freqüentar a igreja, ler as escrituras, etc. Incentive-as a levarem o papel para casa e debaterem com as famílias como podem ajudar-se mutuamente a perseverar até o fim.

  8. Cante ou leia “Fé” (Músicas para Crianças, p. 50), “Quando Eu For Batizado”, (Músicas para Crianças, p. 53) ou “ O Espírito Santo” (Músicas para Crianças, p. 56).

Conclusão

Testemunho

Expresse seus sentimentos por Jesus Cristo e pelo que Ele fez por você. Dê ênfase à importância de desenvolvermos fé Nele e vivermos Seu evangelho, o que inclui arrependermo-nos dos pecados, sermos batizados, recebermos o dom do Espírito Santo e perseverarmos até o fim, por meio da obediência a Seus mandamentos.

Sugestão para Atividade com a Família

Incentive as crianças a conversarem com a família a respeito de uma parte específica da lição, como, por exemplo, uma história, pergunta ou atividade, ou lerem com a família a “Designação de Leitura Sugerida”.

Designação de Leitura Sugerida

Sugira às crianças que estudem, em casa, Moisés 6:52, 64–68 e 2 Néfi 31:15–21 para recapitularem a lição.

Convide uma criança para fazer a última oração.