Seminários e Institutos
O Livro de Êxodo


O Livro de Êxodo

Imagem
Moses and children of Israel

Êxodo é o segundo dos cinco livros de Moisés. Em Êxodo lemos sobre o nascimento de Moisés, seu chamado como profeta e como ele conduziu os filhos de Israel para fora do Egito. Êxodo significa “saída” ou “partida”.

Por Que Ler Êxodo?

Existem muitos motivos que tornam o livro de Êxodo muito importante para os santos dos últimos dias atualmente. A primeira metade de Êxodo conta a inspiradora história de como o profeta Moisés liderou os israelitas numa milagrosa fuga da escravidão.

Também ficamos conhecendo acontecimentos notáveis da história religiosa, como a Páscoa, a abertura do Mar Vermelho e o recebimento dos Dez Mandamentos. A partir dos ensinamentos de Êxodo, podemos adquirir fé no fato de que o Senhor liderará Seu povo a Ele chamando profetas para ensiná-los e liderá-los, dando-lhes Sua lei, convidando-os a fazer convênios de cumprir essa lei, e dando-lhes templos onde poderão fazer convênios e adorá-Lo mais plenamente. O Senhor promete que aqueles que forem fiéis e verdadeiros poderão entrar em Sua presença.

Preparação para o Estudo de Êxodo

Existe um período entre o final de Gênesis e o início de Êxodo que não está escrito na Bíblia. Nesse período, os filhos de Israel aumentaram em número e prosperaram na terra que lhes foi designada pelo faraó que governava na época de José. Após alguns anos, uma nova dinastia de Faraó que não respeitava a família de José subiu ao poder e escravizou os israelitas.

A primeira parte de Êxodo conta a história de Moisés e o papel que ele desempenhou no livramento dos filhos de Israel do cativeiro. (Ver capítulos 1–18.) O restante de Êxodo conta como a adoração e as leis e convênios religiosos foram restabelecidos entre os filhos de Israel. Essas leis e convênios foram dados para preparar os israelitas para entrarem na terra que Deus lhes prometera como descendentes de Abraão. (Ver capítulos 19–40.)

Infelizmente, os israelitas freqüentemente reclamavam do modo que Deus agia para com eles, fazendo com que se rebelassem e desobedecessem. Suas reclamações e rebelião impediram-nos de receber todas as bênçãos que o Senhor desejava conceder-lhes. Durante sua leitura, você talvez se admire de quão misericordioso o Senhor foi para com os israelitas, mesmo quando reclamavam Dele. (Para mais informações sobre o livro de Êxodo, ver Guia para Estudo das Escrituras, “Êxodo”.)

Imprimir