Seminários e Institutos
O Livro de Josué


O Livro de Josué

Um Convênio Cumprido

O livro de Josué recebeu o nome de seu principal personagem: Josué. O livro conta a história de como Deus cumpriu Seu convênio de dar aos filhos de Israel sua terra prometida de Canaã.

Em hebraico, Josué significa “O Senhor salva” ou “o Senhor concede a vitória”. A forma grega desse nome é Jesus. Esse nome tem um simbolismo interessante, porque o livro de Josué é o relato de como Josué conduziu os filhos de Israel até sua terra prometida, e Jesus Cristo nos conduz para a “terra prometida” da vida eterna.

Um Livro de Guerras

O livro de Josué traz muitos relatos de como os filhos de Israel cumpriram os convênios do Senhor conquistando seus inimigos em batalha. Podemos perguntar-nos como Deus pode dizer a um povo “Não matarás” e depois ordenar a esse mesmo povo que destrua toda a população de certas cidades. Embora não conheçamos completamente a mente de Deus nesses assuntos, sabemos o seguinte:

  1. Os eventos do livro de Josué ocorreram numa época quando as nações lutavam em nome de seu deus. Quando os israelitas triunfaram sobre os cananeus pelo poder do Senhor, sua vitória foi um testemunho de que Ele era o Deus verdadeiro e vivo. Você observará que quase todos os relatos dos livros de Josué e Juízes mostram como os israelitas venceram suas batalhas de modo milagroso, fazendo com que tanto os israelitas quanto seus inimigos soubessem que o Senhor Deus havia vencido a batalha, e não o homem ou suas estratégias. Além disso, o Senhor não permitiu que Israel se tornasse rica tomando os bens do povo que conquistava. (Como você lerá em Josué 7.)

    O Senhor freqüentemente lembrou os israelitas de que a terra lhes pertencia, mas tinha lhes sido dada para que a usassem como Seu povo. A destruição das nações idólatras e iníquas de Canaã é uma lição para todos os povos de que esse é o modo pelo qual Deus pune os iníquos, e lembra-nos da grande destruição dos iníquos que ocorrerá na época do julgamento.

  2. O profeta Néfi ensinou que o Senhor “nada faz que não seja em benefício do mundo”. (2 Néfi 26:24) O profeta Ezequiel escreveu que o Senhor não se deleita na morte dos iníquos. (Ver Ezequiel 18:32; 33:11.) Portanto, quando o Senhor ordenou que os israelitas expulsassem ou destruíssem os cananeus, Ele estava fazendo a coisa mais benéfica para todos os envolvidos, de acordo com a situação.

  3. A iniqüidade dos cananeus havia chegado à sua plenitude. (Ver Levítico 18:3, 24–25; Deuteronômio 18:10–12; 1 Néfi 17:32–35.) Essa plenitude significa que eles estavam dispostos a matar os profetas e os santos. (Ver 2 Néfi 26:3.) Embora os santos de todas as épocas sejam ordenados a viver de modo diferente do mundo ao seu redor, naquele caso seria muito difícil para os israelitas terem a vida digna que o Senhor lhes ordenou se morassem lado a lado com a extraordinária iniqüidade dos cananeus. Quando a iniqüidade de uma sociedade é tão grande a ponto de as gerações futuras não terem nenhuma oportunidade de escolher uma vida reta, então Deus misericordiosamente destrói a sociedade da Terra, pelo bem das gerações futuras. Aprendemos isso com a história de Noé e o dilúvio.

  4. Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. (Ver Isaías 55:8–9.) Ao pensarmos que Sua obra é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39) e que Ele é o Criador e tem poder sobre Suas criações, inclusive a capacidade de salvá-los, então podemos ter fé que as ações de Deus ajudam a cumprir Sua obra. Como somos limitados em nosso entendimento, não conseguimos ver as coisas do ponto de vista de Deus.

Preparação para o Estudo de Josué

Um dos primeiros temas do livro de Josué é o de seguir estritamente as instruções do Senhor. Enquanto os exércitos de Israel foram obedientes, eles tiveram sucesso. Quando não o foram, fracassaram. As conseqüências da obediência ajudaram os israelitas a perceberem que era a ajuda do Senhor que lhes garantia a vitória.

O livro de Josué pode ser dividido em três seções gerais:

  • A conquista da Canaã

  • Como Josué dividiu a terra

  • As instruções e o testemunho final de Josué

Imprimir