Seminários e Institutos
Gênesis 17: O Convênio Abraâmico


Gênesis 17

O Convênio Abraâmico

Em Gênesis 17, Deus abençoou Abraão novamente e deu-lhe novas promessas com respeito às bênçãos que ele e sua posteridade receberiam. Assim como faz conosco, o Senhor concedeu promessas e bênçãos a Abraão, passo a passo, um pouco aqui e um pouco ali. Todas as promessas, bênçãos e convênios concedidos a Abraão, em conjunto, são chamados de “Convênio Abraâmico”. Resumindo as promessas do convênio de Abraão, o Élder Russell M. Nelson disse:

“O convênio (…) tem significado transcendental. Ele contém várias promessas:

A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;

Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;

Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;

Certas terras seriam herdadas;

Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;

Esse convênio seria eterno, prescrito para ‘mil gerações’.” (A Liahona, julho de 1995, p. 34.)

O Élder Bruce R. McConkie explicou como foram acrescentadas bênçãos a Abraão:

“Abraão recebeu o evangelho, em primeiro lugar, pelo batismo (que é o convênio da salvação); depois lhe foi conferido o sacerdócio maior, e ele realizou o casamento celestial (que é o convênio da exaltação), recebendo a certeza de que teria uma descendência eterna; por fim, recebeu a promessa de que todas essas bênçãos seriam oferecidas a todos de sua posteridade mortal. (Abraão 2:6–11; D&C 132:29–50.) (…)

Essas partes que se referem à exaltação pessoal e à descendência eterna são renovadas com cada membro da casa de Israel que entra na ordem do casamento celestial.” (Mormon Doctrine, p. 13.)

Como todos os membros da Igreja fazem parte da posteridade de Abraão por meio do convênio, devemos ponderar cuidadosamente os convênios que o Senhor fez com Abraão e ver como se aplicam a nós.

Compreensão das Escrituras

Gênesis 17

Multiplicarei grandissimamente (v. 2)Dar-te-ei muitos descendentes

Frutificar grandissimamente (v. 6)Muitos descendentes

De ti farei nações, e reis sairão de ti (v. 6)Haverá nações e reis entre seus descendentes

Gênesis 17:9–14—Circuncisão

O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras. A circuncisão não é exigida atualmente.

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
Identifique os Elementos do Convênio

Um convênio é um acordo entre duas partes, sendo que ambas prometem fazer certas coisas. Num convênio do evangelho, sempre é Deus que estabelece os termos, ou o que precisa ser feito e recebido como parte do convênio, e o homem concorda em obedecer a esses termos.

  1. O que o Senhor pediu que Abraão fizesse ao receber esse convênio? (Ver vv. 1, 10.)

  2. O que o Senhor prometeu a Abraão? (Ver vv. 2–8, 15–19.) Leia todas as referências desses versículos na Tradução de Joseph Smith, no Guia para Estudo das Escrituras, e inclua-as como parte dessa lista.

  3. Leia Gênesis 12:1–3; 13:14–16; 15:1–7; Abraão 1:18–19; 2:9–11. Acrescente as promessas dadas à lista que você começou a fazer acima.

Imagem
Activity B icon
Organize os Elementos

O Convênio Abraâmico

Terra

Posteridade

Sacerdócio e evangelho

Salvação

Há quatro categorias básicas de bênçãos no convênio abraâmico: terra, posteridade, sacerdócio e evangelho, e salvação. Pegue a lista que você fez na atividade A, acima, e organize-a por categoria. Se achar que uma bênção se aplica a mais de uma categoria, anote-a em todas as categorias pertinentes.

Imagem
Activity C icon
O Que Há num Nome?

Observe que o nome de Abraão e Sara foram mudados como parte do convênio. (Ver Gênesis 17:4–8; 15–16.) Uma nota de rodapé nas escrituras SUD em inglês afirma que Sara significa “princesa”.

  1. Como você se sentiria se recebesse um nome como o que Sara recebeu? Por quê?

  2. De que modo o nome de Sara foi outro testemunho das promessas de Deus? De quem ela é princesa e o que isso nos ensina sobre quem ela pode-se tornar?

  3. Como os membros da Igreja são filhos de Abraão e Sara, o que podemos aprender sobre nós mesmos com respeito ao nome que Deus deu a eles?

  4. De que modo o recebimento de um nome faz parte dos convênios que fazemos hoje com o Senhor ao tornar-nos Seu povo? (Ver 2 Néfi 31:13, 17–20; Mosias 18:8–10; Morôni 4:1–3.)

  5. Qual é o novo nome que recebemos quando somos batizados e tomamos o sacramento? O que você acha que significa tomar esse nome sobre nós?

Imprimir