Seminários e Institutos
O Livro de Juízes


O Livro de Juízes

O livro de Juízes conta a história de Israel entre a morte de Josué e a escolha de Samuel como profeta. Embora o livro de Juízes contenha relatos da história de Israel, esses relatos não aparecem obrigatoriamente na ordem histórica e certamente não são completos no tocante à história israelita. Juízes contém relatos de idolatria e transgressão das leis que apresentam paralelos com nossa sociedade atual. Algumas das histórias são estranhas, trágicas ou contêm elementos repugnantes, fazendo-nos perguntar como os israelitas puderam ser tão iníquos. Mas também vemos a mão do Senhor ajudando Israel, mesmo que estivessem espiritualmente fracos na maior parte daquele período. O livro de Juízes é um testemunho de que o Senhor pode ajudar-nos em nossa fraqueza, se O buscarmos.

Quem Foram os “Juízes”?

O termo “Juízes” refere-se aos líderes das tribos de Israel que foram escolhidos por Deus ou pelo povo para libertar os israelitas de seus inimigos. Os juízes eram mais semelhantes a líderes militares do que aos verdadeiros juízes que lidavam com as questões da lei. O povo fez deles heróis, embora os juízes justos tenham procurado ensinar que o Senhor é o verdadeiro líder de Israel. (Ver Juízes 8:23; 11:27.)

Quem?

O Que Eles Fizeram?

Eúde

Mataram o rei dos inimigos

Débora

Uma profetisa que inspirou os exércitos de Israel

Gideão

Confiou no Senhor para que liderasse Israel à vitória com um exército muito pequeno

Jefté

Escolhido pelo povo para liderar Israel à vitória, mas fez uma promessa insensata

Sansão

Preordenado para uma grande obra, mas desperdiçou seus dons

Um Tema Principal

Depois que o Senhor conduziu os israelitas até a sua terra prometida com poder milagroso, eles não continuaram a progredir em sua fé e dedicação. Eles não expulsaram todos os cananeus e até começaram a adotar algumas das práticas maléficas desse povo. Conseqüentemente, os filhos de Israel perderam sua união e se dividiram em tribos e famílias. Um ciclo de apostasia e libertação repetiu-se por diversas vezes ao longo do livro de Juízes. (Ver a ilustração abaixo.) Esse ciclo teve início quando o povo abençoado por Deus se esqueceu Dele e começou a envolver-se em práticas por Ele proibidas, como as religiões dos cananeus. O pecado e a iniqüidade resultantes tiveram suas conseqüências. Uma conseqüência importante foi que os israelitas perderam a proteção do Senhor contra seus inimigos e foram levados em cativeiro. Por fim, depois de sincera humildade e arrependimento, o Senhor libertou Seu povo, e eles prosperaram novamente.

O Que Podemos Aprender no Livro de Juízes

Por que os israelitas se deixaram dominar por esse ciclo repetidas vezes, doze vezes apenas no livro de Juízes? As pessoas e os grupos de indivíduos em nossos dias também se deixam envolver nesse ciclo. O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Poucos homens consciente e deliberadamente escolheram rejeitar a Deus e Suas bênçãos. Em vez disso, aprendemos nas escrituras que como o exercício da fé sempre parece ser mais difícil do que confiar nas coisas imediatas, o homem carnal tem a tendência de transferir sua confiança em Deus para coisas materiais. Portanto, em todas as eras quando os homens caíram sob o domínio de Satanás e perderam a fé, eles colocaram em seu lugar a esperança no ‘braço da carne’ e em ‘deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem’ (Daniel 5:23), ou seja, nos ídolos”. (“The False Gods We Worship”, Ensign, junho de 1976, p. 4.) Procure esse ciclo ao ler o livro de Juízes.

Imagem
chart

Ciclo de Apostasia

Fidelidade e obediência

Libertação

Paz e prosperidade

Arrependimento

Iniqüidade

Destruição e opressão