Seminários e Institutos
Isaías 1: Isaías Chama Israel ao Arrependimento


Isaías 1

Isaías Chama Israel ao Arrependimento

Não temos certeza se Isaías escreveu os capítulos desse livro na ordem em que aparecem na Bíblia. Parece, contudo, que os capítulos foram cuidadosamente ordenados para transmitir melhor a plenitude da mensagem de Isaías. Isaías 1 é como um prefácio do livro de Isaías, que resume e apresenta o livro inteiro indicando: (1) o que as pessoas fizeram que era ofensivo ao Senhor (vv. 1–9), (2) por que eles acharam que não precisavam arrepender-se (vv. 10–15), (3) o que o Senhor prometeu se eles se arrependessem (vv. 16–19, 25–27), e (4) o que aconteceria se não se arrependessem (vv. 20–24, 28–31).

Em sua leitura, lembre-se do conselho de Néfi e Jacó: Como somos da casa de Israel, devemos aplicar essas palavras a nós mesmos. (Ver 1 Néfi 19:23; 2 Néfi 6:5.) Muitos dos ensinamentos e profecias se aplicam a nós como se ele estivesse falando para os dias atuais.

Compreensão das Escrituras

Isaías 1

Corruptores (v. 4)Pecadores

A cabana na vinha, a choupana no pepinal (v. 8)Abrigo temporário

Quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? (v. 12)Quem vos convidou à minha casa?

Estender as vossas mãos (v. 15)Orar

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
Israel É como …

  1. Leia Isaías 1:2–9, 21–22, 30–31 e relacione todas as imagens ou símbolos que Isaías usou para descrever o povo de Judá e seus pecados.

  2. Que pecados de Judá são cometidos pelas pessoas de hoje?

Imagem
Activity B Scripture Mastery icon
Conhecimento de Escritura—Isaías 1:18

Embora o Senhor seja rigoroso e tenha usado uma linguagem forte para com os israelitas, podemos sentir Seu amor pelo modo como Ele os insta a arrepender-se. As soluções do Senhor para nossos pecados e problemas nem sempre são rápidas ou fáceis, mas elas nos fornecem uma solução duradoura.

  1. Resuma a solução do Senhor para os problemas de Judá. (Ver Isaías 1:16–19.)

  2. Leia Doutrina e Convênios 58:42–43 e diga como o Senhor fez nesses versículos a mesma promessa que fez em Isaías 1:18 e o que precisamos fazer para cumprir essa promessa.

Imprimir