Seminários e Institutos
II Reis 5: A Cura de Naamã


II Reis 5

A Cura de Naamã

Qual é uma “coisa pequena” que tem o potencial de melhorar muito sua vida, se você começar a fazê-lo de modo regular e constante? Por que ainda não começou? O Élder Rex D. Pinegar disse: “O grande trabalho do Senhor é primordialmente cumprido por meio de pequenos atos de bondade que exemplificam os ensinamentos básicos de Seu evangelho”. (Conference Report, outubro de 1994, p. 106; ou Ensign, novembro de 1994, p. 80.)

Às vezes os pequenos mandamentos são aqueles que são ignorados ou negligenciados em nossa vida, quando na verdade são os mandamentos que podem fazer grande diferença em nossa vida. O capítulo 5 de II Reis contém uma história que ilustra esse princípio.

Compreensão das Escrituras

II Reis 5

Livramento (v. 1)Vitória sobre os inimigos

Valoroso (v. 1)Corajoso

Lepra (vv. 1, 3, 6–7, 27)Doença infecciosa e contagiosa (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Lepra”.)

Bênção (v. 15)Algum pagamento ou presente

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
Pessoas Humildes, Grande Fé

Muitas vezes achamos que o que fazemos e dizemos não tem muita importância porque não somos importantes. Parece haver dois heróis assim na história de Naamã. Um deles é a pequena serva e o outro é o servo de Naamã. Não sabemos o nome dessas duas pessoas, mas sua fé abençoou a vida de Naamã.

  1. Compare a fé que tinha a pequena serva, que estava numa terra estrangeira, com a fé que tinha o rei de Israel.

  2. Compare a reação de Naamã para com Eliseu com o conselho de seu servo.

  3. Escreva sobre uma ocasião em que alguém de pouca importância o ajudou grandemente, ou explique como a história de Naamã é um exemplo do princípio encontrado em Alma 37:6–7, 46.

  4. Cite duas coisas que nossos profetas modernos nos pediram que fizéssemos que poderiam ser consideradas pequenas, e explique como elas realmente podem fazer uma grande diferença.

Imprimir