Seminários e Institutos
Auxílios Didáticos das Escrituras SUD


Auxílios Didáticos das Escrituras SUD

Referências Remissivas

Uma referência remissiva é uma referência das escrituras que o levará a outras informações e pontos de vista referentes ao assunto que esteja estudando.

Imagem
Matthew chapter 5, verse 16, footnote a

Guia para Estudo das Escrituras

O Guia para Estudo das Escrituras contém uma lista alfabética de centenas de palavras e tópicos com referências das escrituras de todas as quatro obras-padrão da Igreja. Ele fornece definições e explicações referentes a muitos nomes e temas bíblicos.

Imagem
Genesis chapter 1, verse 26, footnote a

Auxílio com Palavras e Frases

As palavras e frases estão indicadas com as seguintes anotações:

  • “HEB” define uma palavra na língua hebraica (a língua original do Velho Testamento.)

  • “GEE” define palavras em grego (a língua original do Novo Testamento.)

  • “IE” indica que o termo é uma expressão idiomática (a palavra ou frase usada de maneira específica quando as escrituras foram escritas, mas que não é comum atualmente.)

Imagem
Isaiah chapter 2, verse 1, footnote b

A Tradução de Joseph Smith da Bíblia

O Senhor ordenou ao Profeta Joseph Smith que estudasse a Bíblia e procurasse revelação para ter uma tradução mais completa e verdadeira da Bíblia. (Ver D&C 37:1; 73:3–4.) Conseqüentemente, o Profeta Joseph Smith fez importantes mudanças em muitos lugares da Bíblia que não estavam traduzidos corretamente. (Ver Regras de Fé 1:8.) Chamamos essas mudanças de “Tradução de Joseph Smith”. A tradução é indicada pela abreviatura “TJS”. Algumas das mudanças da Tradução de Joseph Smith se encontram no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
Exodus chapter 7, verse 13, footnote a

Mapas e Índice de Nomes de Lugares

Os mapas e o índice de nomes de lugares que se encontram no apêndice do Guia para Estudo das Escrituras são muito úteis para encontrar lugares mencionados nas escrituras.

Cabeçalho do Capítulo, Cabeçalho da Seção e Resumo do Versículo

O cabeçalho dos capítulos e seções e o resumo dos versículo explicam e fornecem importantes informações para ajudá-lo a compreender o que estiver lendo. Por exemplo, que informação útil você encontra ao ler o cabeçalho da seção 89 de Doutrina e Convênios?

Ter os auxílios didáticos das escrituras SUD é como ter uma pequena coleção de livros de referência a seu dispor, tudo em um só lugar!

Métodos de Estudo

Néfi disse que devemos “banquetear-nos” (2 Néfi 32:3) nas escrituras, e Jesus ordenou aos nefitas que as “[examinassem] diligentemente” (3 Néfi 23:1.) Esse tipo de estudo envolve mais do que uma leitura rápida das escrituras. As seguintes sugestões e métodos vão ajudá-lo a aprender mais quando for estudar. Estão divididos em três diferentes categorias: antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura.

Antes de Ler

Ore

As escrituras foram escritas por inspiração. Conseqüentemente, são melhor compreendidas quando temos a companhia do Espírito. No Velho Testamento, aprendemos a respeito do sacerdote Esdras, que “tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor”. (Esdras 7:10) Preparamos nosso coração para ler as escrituras orando a cada vez que formos ler.

Leia as Informações Fornecidas

A compreensão dos fundamentos históricos das escrituras vai ajudá-lo a adquirir um melhor entendimento ao ler. O Guia para Estudo das Escrituras fornece fundamentos históricos e uma breve visão geral do conteúdo e temas principais de cada livro. O cabeçalho da seção em Doutrina e Convênios fornece uma breve explicação do contexto histórico das revelações. Este manual também fornece algumas informações a respeito de muitos capítulos das escrituras. Se tiver tempo, você também pode consultar outros livros e manuais aprovados pela Igreja que contenham fundamentos históricos sobre as escrituras que estiver lendo.

Faça Perguntas

Antes de ler, é muito útil fazer a si mesmo perguntas como: “Quem escreveu estes versículos?” “Para quem?” “Por que este ensinamento foi incluído nas escrituras?” “O que quero saber ou aprender ao ler hoje?” e “O que o Senhor deseja que eu aprenda nessas escrituras?” Ao ler as escrituras, procure respostas para suas perguntas. Lembre-se de que você também pode usar os auxílios didáticos das escrituras SUD e procurar respostas nos manuais ou publicações da Igreja.

Leia o Cabeçalho do Capítulo

O cabeçalho do capítulo é um resumo simples das idéias principais contidas no capítulo. A leitura do cabeçalho do capítulo antes de começar a ler o capítulo não só é um bom hábito de estudo, mas também vai prepará-lo para fazer perguntas e procurar respostas durante a leitura.

Durante a Leitura

Não Tenha Receio de Parar

A maioria das pepitas de ouro não são encontradas na superfície do solo. Precisamos cavar fundo para encontrá-las. Seu estudo das escrituras também se tornará mais valioso se você diminuir o ritmo e fizer algumas das atividades a seguir.

Procure o Significado das Palavras que Você Não Compreender

Use um dicionário. Muitas vezes, consultar uma palavra que você acha que já conhece pode proporcionar-lhe um novo ponto de vista. A seção “Compreensão das Escrituras” deste manual vai ajudá-lo a compreender muitas palavras e frases difíceis.

Esteja atento ao fato de que o Senhor inspirou Seus profetas a incluírem explicações em seus escritos que nos ajudam a compreender o significado de palavras e frases. Por exemplo: Leia Mosias 3:19 e pergunte a si mesmo o que significa tornar-se como uma criança.

Use os Auxílios Didáticos das Escrituras SUD

Ver a seção “Auxílios Didáticos das Escrituras SUD” na página 4.

Aplique a Escritura

Usar seu próprio nome num versículo ajuda a tornar o ensinamento da escritura mais pessoal. Por exemplo: Que diferença faz usar seu próprio nome em vez de “homem” em Moisés 1:39?

Visualize

Imagine em sua mente o que está acontecendo. Por exemplo: Ao ler Gênesis 37, imagine como seria se você fosse um dos irmãos mais novos de uma família, e todos os seus irmãos mais velhos o odiassem ou tivessem inveja de você.

Às vezes, as escrituras instruem-nos a visualizar. Leia Alma 5:15–18 e pare para fazer o que Alma sugere. Reserve algum tempo para escrever como você se sentiu ao visualizar esses versículos.

Procure Palavras de Ligação

Palavras de ligação incluem e, mas, porque, portanto e não obstante. Ao ler essas palavras, observe que elas o ajudam a compreender certas idéias. Muitas vezes, elas mostram como duas ou mais coisas são semelhantes ou diferentes.

Por exemplo: Se você pensar no que as palavras por causa de indicam em Mosias 26:2–3, você aprenderá uma importante verdade a respeito do estudo das escrituras.

Imagem
Mosiah chapter 26, verse 3

Por causa de indica uma relação de causa e efeito entre a descrença das pessoas e sua capacidade de compreender as escrituras e as palavras dos profetas.

Agora leia Doutrina e Convênios 45:30–32 e observe como a palavra mas mostra um contraste entre as condições dos iníquos e a dos justos nos últimos dias.

Imagem
D&C chapter 45, verse 32

A ênfase na palavra mas pode assegurar-nos que os justos serão poupados de algumas das destruições que ocorrerão antes da Segunda Vinda.

Procure Padrões

Em 2 Néfi 31:2, Néfi disse que queria escrever algumas palavras sobre a doutrina de Cristo. Então, no versículo 21, ele prestou testemunho de que acabara de explicar a doutrina de Cristo. Sabendo que Néfi ensinou a doutrina de Cristo entre os versículos 2 e 21, devemos voltar e estudar um pouco mais as palavras de Néfi para descobrir qual é a doutrina de Cristo.

Outro exemplo de identificação de padrões é procurar a explicação de causa e efeito dada por um profeta, observando seu uso das palavras se e então. Em Levítico 26, Moisés profetizou sobre as bênçãos ou maldições que viriam sobre os filhos de Israel. Veja os versículos 3–4, 18, 23–24, 27–28 e 40–42 e observe que Moisés usou o padrão se-então ao ensinar aos filhos de Israel sobre o que aconteceria se eles obedecessem ou não aos mandamentos do Senhor.

A repetição de uma palavra ou idéia é outro padrão a ser observado. Por exemplo, observe quantas vezes em Gênesis 39 o escritor mencionou que o Senhor estava com José.

Procure Listas nas Escrituras

As listas ajudam a compreender mais claramente o que o Senhor e Seus profetas ensinam. Os Dez Mandamentos são uma lista. (Ver Êxodo 20.) As bem-aventuranças, em Mateus 5, são facilmente identificáveis como uma lista. Encontrar outras listas pode exigir um pouco mais de esforço. Por exemplo, faça uma lista tirada de Doutrina e Convênios 68:25–31 do que o Senhor disse que os pais são ordenados a ensinar a seus filhos.

Faça Perguntas

Continue a fazer perguntas como foi instruído na seção “Antes da Leitura”, acima. Ao ler, você pode refazer as perguntas que fez antes de começar a ler ou elaborar outras completamente diferentes. Procurar respostas para as perguntas é uma das maneiras mais importantes de adquirir maior compreensão a partir de nosso estudo das escrituras. Uma das perguntas mais importantes a serem feitas é “Por que o Senhor inspirou o escritor a incluir essas coisas nas escrituras?” Procure as indicações óbvias que os autores às vezes deixam quando dizem algo como “e assim vemos que”.

Responda às Perguntas Feitas nas Escrituras

Muitas vezes o Senhor faz uma pergunta e depois a responde. Ele perguntou aos discípulos nefitas: “Que tipo de homens devereis ser?” E depois respondeu: “Como eu sou”. (3 Néfi 27:27)

Em outras ocasiões são feitas perguntas mas não são dadas as respostas, geralmente porque o autor as considera óbvias. Muitas vezes, o autor não responde porque a pergunta feita pode exigir alguma reflexão e a resposta talvez não seja imediata. Por exemplo: Leia Marcos 4:35–41 e responda às quatro perguntas feitas nesses versículos, como se estivesse presente na ocasião.

Procure Representações e Significados Simbólicos

Os profetas freqüentemente usam símbolos e imagens para transmitir de modo mais vigoroso as suas mensagens. As parábolas, por exemplo, são um meio de transmitir uma mensagem de modo simples mas com um significado muito mais profundo. A história da parábola torna a lição ensinada mais fácil de ser lembrada e mais significativa.

As seguintes sugestões podem ajudá-lo a compreender os símbolos encontrados nas escrituras:

  1. Procure uma interpretação nas escrituras. Por exemplo: Leí teve uma visão em 1 Néfi 8. Néfi, mais tarde, teve uma visão em que viu as coisas que seu pai tinha visto, juntamente com a interpretação dos símbolos contidos na visão do pai. (Ver 1 Néfi 11–14.) Às vezes, a interpretação pode ser encontrada usandose as referências remissivas nas notas de rodapé.

  2. Pense nas características do símbolo e no que ele pode ensinarlhe. Alma usou esse método ao explicar a Liahona para seu filho. (Ver Alma 37:38–47.)

  3. Veja se o símbolo lhe ensina algo a respeito do Salvador. O Senhor ensinou a Adão que “todas as coisas prestam testemunho [Dele]”. (Moisés 6:63) Por exemplo: Como os diferentes elementos da história do sacrifício que Abraão faria com seu filho Isaque testificam a respeito do sacrifício de Jesus Cristo?

Escreva

Você deve ter uma folha de papel ou um caderno à mão para anotar as idéias que queira lembrar, como as listas, esclarecimentos que encontrar ou sentimentos sobre algo que tiver lido. Para ajudá-lo a lembrar-se de pensamentos ou esclarecimentos na próxima vez em que ler, você também pode escrever essas idéias na margem de suas escrituras.

Muitas pessoas gostam de marcar palavras e frases importantes em suas escrituras. Não existe um jeito certo ou errado de fazer isso. Algumas pessoas sombreiam ou sublinham as palavras e frases importantes que dão significado especial a um versículo. Outro modo de marcar as escrituras é escrever uma referência remissiva a outra escritura na margem. Fazer isso em relação a vários versículos que tratam do mesmo assunto, cria uma corrente de escrituras sobre determinado tópico que você poderá achar assim que encontrar qualquer uma das escrituras da corrente. Marcar as escrituras pode muitas vezes ajudá-lo a encontrar mais rapidamente alguns versículos importantes.

Depois de Ler

Pondere

Ponderar é pensar profundamente a respeito de algo, refletir em sua mente, fazer perguntas e avaliar o que sabe e o que aprendeu. Muitas vezes as escrituras chamam isso de “meditar”. (Ver Josué 1:8.) Existem vários bons exemplos nas escrituras de ocasiões em que revelações importantes foram concedidas como resultado da ponderação, em especial das escrituras. (Ver D&C 76:15–20; 138:1–11.)

Aplique as Escrituras à Sua Própria Vida

Aplicar as escrituras a si mesmo é compará-las com sua própria vida. Para aplicar as escrituras a si mesmo, você precisa fazer perguntas como “Que princípios do evangelho são ensinados nas escrituras que acabei de ler?” e “Como esses princípios se relacionam com a minha vida?” Uma parte importante da aplicação das escrituras a nós mesmos é ouvir os sussurros do Espírito, que o Senhor prometeu que nos “guiará em toda a verdade”. (João 16:13)

Por exemplo: Néfi aplicou as escrituras a si mesmo e a sua família relacionando alguns dos princípios ensinados por Isaías a sua própria situação. Ele ensinou a seus irmãos que eles, como os filhos de Israel, tinham-se afastado de Deus. Deus não Se afastara deles. Também lhes ensinou que se eles se arrependessem, o Senhor seria misericordioso e lhes perdoaria. (Ver 1 Néfi 19:24; 21:14–16.) Néfi disse que ao aplicar as palavras de Isaías a si mesmo e a seus irmãos, sua crença em Jesus Cristo, como o Redentor, aumentaria. (Ver 1 Néfi 19:23.)

Releia

Obviamente não aprendemos tudo que existe numa passagem das escrituras na primeira vez que a lemos. De fato, é preciso uma vida inteira de estudo para realmente compreendermos as escrituras. Freqüentemente, começamos a ver padrões, visualizar melhor e compreender mais profundamente as escrituras depois de duas ou três releituras. Você pode procurar novos ensinamentos ou fazer perguntas diferentes ao reler. Tente reescrever a história ou apenas um versículo ou dois em suas próprias palavras. Isso pode ajudá-lo a descobrir se compreendeu ou não o que leu e a entender melhor as escrituras.

Escreva

Algumas pessoas mantêm um diário no qual escrevem a idéia principal do que leram, como se sentiram a respeito do que leram ou como acham que podem aplicar em sua vida o que leram. Se estiver usando este manual no seminário de estudo no lar, será exigido que mantenha um caderno para receber créditos. Esse caderno será como um diário das escrituras.

Também será bom conversar com outros sobre o que ler. Escrever algumas notas para se lembrar do que deseja conversar e trocar idéias sobre o que aprendeu são coisas que o ajudarão a compreender e lembrar melhor aquilo que leu.

Aplique

O real valor do conhecimento adquirido nas escrituras está em viver o que aprendeu. Uma proximidade maior do Senhor e um sentimento de paz que Ele proporciona são algumas das bênçãos que recebemos por viver o evangelho. Além disso, o Senhor disse que aqueles que vivem o que aprenderam receberão mais, enquanto que aqueles que não vivem o que aprenderam perderão o conhecimento que possuem. (Ver Alma 12:9–11.)

“Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer.” (2 Néfi 32:3)

Imagem
sun through clouds

Imprimir