Seminários e Institutos
I Reis 17: Elias, o Profeta


I Reis 17

Elias, o Profeta

Quando as pessoas não dão ouvidos à mensagem dos servos do Senhor, Ele às vezes usa algo mais drástico para levá-los ao arrependimento. No final de I Reis 16, lemos que Israel estava-se tornando cada vez mais iníqua, estava sendo governada por um rei iníquo e não dava ouvidos aos servos de Deus que pediam ao povo que se arrependesse. Em I Reis 17, lemos sobre um profeta chamado Elias, que foi enviado por Deus com o poder de fechar os céus e causar uma seca em Israel. (Para saber mais sobre o profeta Elias, ver Guia para Estudo das Escrituras, “Elias, o Profeta”.)

O Presidente Spencer W. Kimball escreveu um livro intitulado Faith Precedes the Miracle (A Fé Precede o Milagre). I Reis 17 fornece bons exemplos desse princípio. Tanto Elias quanto a viúva exerceram fé antes de testemunharem um milagre. Procure esses milagres durante sua leitura.

Imagem
raven bringing food to Elijah

Compreensão das Escrituras

I Reis 17

Sustentar (v. 9)Prover alimento e teto

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
Demonstrações de Fé

O milagre de levantar um jovem dentre os mortos em I Reis 17:17–23 é um dos mais raros e impressionantes das escrituras. Esse tipo de evento ocorre somente quando as pessoas envolvidas têm uma fé muito grande e quando está de acordo com a vontade do Senhor. Demonstramos nossa fé quando obedecemos ao que o Senhor e Seus servos nos dizem porque acreditamos neles, mesmo que não vejamos nem compreendamos plenamente por que devemos fazê-lo ou como certas ações reverterão para nosso próprio bem. Esse princípio foi muito bem expresso por Néfi em 1 Néfi 3:7.

  1. Escreva sobre as maneiras pelas quais Elias mostrou sua fé no Senhor.

  2. Escreva sobre as maneiras pelas quais a viúva mostrou sua fé no Senhor.

  3. Cite maneiras pelas quais o Senhor cuidou de Elias ou abençoou sua vida, e como Ele cuidou da viúva e a abençoou.

Imagem
Activity B icon
Use os Princípios

Pense nas seguintes situações atuais: Os Rodrigues não eram membros da Igreja. Eles eram muito pobres e muitas vezes tinham dificuldade em conseguir prover suas necessidades básicas. Quando o evangelho lhes foi ensinado, sentiram o Espírito, quiseram saber mais e filiar-se à Igreja. Então os missionários lhes ensinaram a respeito do dízimo, e eles ficaram desanimados porque acharam que não conseguiriam pagá-lo.

  1. Que princípios do evangelho você ensinaria a essa família?

  2. Pense numa ocasião em que você ou alguém conhecido tenha precisado exercer fé para obedecer a um mandamento, e escreva a esse respeito.

Imprimir