Seminários e Institutos
O Livro de Jó


O Livro de Jó

Por Que Coisas Ruins Acontecem a Pessoas Boas?

Imagem
Job praying

Todos os dias, podem acontecer tragédias e sofrimento na vida das pessoas. Entes queridos morrem ou são permanentemente lesados por enfermidades, acidente ou desastres naturais. Como Deus permite que essas coisas aconteçam? Como elas podem acontecer até para aqueles que servem diligentemente ao Senhor? Será que Deus causa todo esse sofrimento, dor e morte?

Ao responder a esse tipo de perguntas, o Presidente Spencer W. Kimball disse: “Respondam se puderem. Eu não posso, pois embora saiba que Deus tem um papel muito importante em nossa vida, não sei o quanto Ele faz acontecer e quanto Ele apenas permite que aconteça. Seja qual for a resposta dessa pergunta, existe uma da qual tenho certeza.

O Senhor poderia ter evitado essas tragédias? A resposta é Sim. O Senhor é onipotente, com todo o poder para controlar nossa vida, poupar-nos da dor, evitar todos os acidentes, dirigir todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, resguardar-nos do sofrimento, labuta, doença e até da morte, se Ele assim o desejar. Mas Ele não o faz”. (Faith Precedes the Miracle, 1972, p. 96.) Por que o Senhor não nos protege e salva de todas as adversidades e oposição da vida? (Ver Abraão 3:25.) Se Ele fizesse isso estaria nos fortalecendo ou enfraquecendo?

O livro de Jó aborda perguntas difíceis. Jó conta a história de um homem justo que sofre imensamente. O modo como ele lida com sua adversidade e o que ele aprende com suas experiências pode ensinar-nos importantes lições sobre o sofrimento e as dores daqueles à nossa volta. O Senhor usou a história de Jó para ensinar o Profeta Joseph Smith acerca da tribulação, numa ocasião em que o Profeta estava na cadeia de Liberty questionando por que estava sofrendo. (Ver D&C 121:1–33.) Ao ler o livro de Jó, pondere no que aprendeu sobre o plano do Pai Celestial e qual o propósito do sofrimento nesse plano.

Preparação para o Estudo do Livro de Jó

Embora saibamos bem pouco sobre Jó, ele provavelmente viveu na época dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Seu livro está na seção “poética” da Bíblia porque a história é contada em forma de poesia, o que o torna talvez o livro mais difícil do Velho Testamento para se ler e compreender. A poesia, porém, ajuda a contar a história com mais sentimento. Como a poesia foi feita para ser lida em voz alta, você pode ler alguns versículos preferidos em voz alta para ver se isso o ajuda a compreender o sentimento e significado de Jó. Para mais informações sobre o livro de Jó, ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jó”.)

Imprimir