Seminários e Institutos
Gênesis 9 Um Novo Início


Gênesis 9

Um Novo Início

Gênesis 9 conta como Noé e sua família deixaram a arca e ajudaram o Pai Celestial a cumprir Seus desígnios em relação a Seus filhos. Como eram a única família na Terra, estavam em situação semelhante à de Adão e Eva. A família de Noé, porém, tinha o benefício de conhecer a história secular e espiritual do período entre Adão e o Dilúvio. Considerando o que sabe sobre o motivo pelo qual o Senhor inundou a Terra, com o que tomaria muito cuidado em sua vida, se você fosse da família de Noé? O que procuraria ensinar a seus filhos?

A oportunidade que Noé e sua família tiveram de começar de novo num mundo purificado da iniqüidade simboliza a oportunidade que recebemos ao sermos batizados: Temos a chance de começar de novo e ser mais diligentes no cumprimento do plano do Pai Celestial. Tal como o arco-íris se tornou um lembrete do amor e misericórdia de Deus para com a família de Noé, o sacramento pode ser um lembrete constante de como o Senhor nos providenciou um meio de alcançarmos a vida eterna por meio da Expiação.

Compreensão das Escrituras

Gênesis 9:1–17

Frutificar e multiplicar-se e encher a terra (v. 1)Ter filhos

Erva verde (v. 3)Plantas

Derramar o sangue do homem (v. 6)Matar outra pessoa

Por gerações eternas (v. 12)Daí em diante

Gênesis 9—Auxílios da Tradução de Joseph Smith

Você adquirirá maior compreensão sobre Gênesis 9 ao ler as referências sobre esse capítulo na Tradução de Joseph Smith.

Gênesis 9:18–29—Uma História Confusa sobre Noé

Provavelmente não chegaremos a saber todos os detalhes desta história sobre a ocasião em que Noé ficou bêbado. Sabemos que o Senhor não condenou Noé por esse incidente, embora tenha condenado a embriaguez em outros lugares nas escrituras. Na época do Velho Testamento quando o suco de uva (chamado vinho) era guardado, ele naturalmente fermentava com o tempo e podia causar embriaguez. Mas o suco de uva fermentado é bem diferente do que a Bíblia chama de “bebida forte”. A bebida forte era feita com várias frutas e cereais e era intencionalmente embriagante. A embriaguez de Noé depois de tomar “vinho” provavelmente não foi intencional.

Também não sabemos ao certo o que aconteceu em Gênesis 9:22 quando “viu Cão, o Pai de Canaã, a nudez do seu pai” e por que no versículo 25 Noé amaldiçoou Canaã por causa disso. Alguns acreditam que a roupa mencionada foi apossada por ter um significado religioso especial e pode ter representado o sacerdócio de Noé. Se Canaã ou Cão tomaram para si aquela roupa, a maldição pode estar relacionada com Abraão 1:26–27, onde lemos que os descendentes de Cão foram “[amaldiçoados] com respeito ao Sacerdócio”. (V. 26)

O Profeta Joseph Smith disse: “Referi-me à maldição de Cão por ter rido de Noé, quando estava embriagado pelo vinho, mas sem ter-lhe feito nenhum mal. Noé era um homem justo, e embora tivesse bebido vinho e se embriagado, o Senhor não o abandonou por causa disso, pois ele reteve todo o poder de seu sacerdócio, e quando foi acusado por Canaã, ele o amaldiçoou com o sacerdócio que possuía, e o Senhor respeitou sua palavra, e o sacerdócio que ele possuía, a despeito de estar bêbado, e a maldição permanece sobre a posteridade de Canaã até os dias atuais”. (History of the Church, 4:445–446.)

Quando procuramos obter ou usar as bênçãos do sacerdócio desonestamente, somos amaldiçoados e perdemos oportunidades, bênçãos e poder. Por exemplo: As pessoas que obtêm o sacerdócio ou as ordenanças do sacerdócio mentindo sobre sua dignidade não receberão as bênçãos dessas ordenanças, mas, sim,perderão bênçãos. Não podemos enganar o Senhor.

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
O Que é o “Arco nas Nuvens”?

Imagem
Noah and rainbow
  1. O Senhor deu a Noé um sinal, ou lembrete, do convênio que fez. O sinal ajudou Noé a lembrar-se de quão misericordioso o Senhor foi com ele. Escreva sobre algo que o relembre de como o Senhor é misericordioso com você.

  2. Como o sacramento pode ser o mesmo que o arco-íris foi para Noé?