Seminários e Institutos
Isaías 2: Vinde ao Monte do Senhor


Isaías 2

Vinde ao Monte do Senhor

A Segunda Vinda de Jesus Cristo dará início a um período de mil anos de paz na Terra chamado Milênio. Os iníquos serão destruídos na época da Vinda do Salvador, mas aqueles que estiverem preparados para recebê-Lo serão poupados e se regozijarão com Ele. O que precisamos fazer para estarmos preparados? Numa profecia muito conhecida, Isaías disse à antiga e à moderna Israel o que eles precisam fazer a fim de prepararem-se para receber o Senhor e viver no Milênio. Essa profecia é “dualista”, ou seja, pode ser aplicada para mais de uma época e lugar. Como tal, a profecia não apenas ensina princípios gerais sobre o que a antiga Israel precisava fazer para estabelecer Seu reino mas também sugere um local específico para aquele reino nos últimos dias, antes da Segunda Vinda e do Milênio.

No Livro de Mórmon, Néfi citou os capítulos 2–14 de Isaías. Compare esses capítulos com os de 2 Néfi para ajudá-lo a compreender melhor o que ler.

Imagem
Salt Lake Temple

Compreensão das Escrituras

Isaías 2

Agoureiros (v. 6)Pessoas que predizem o futuro com sinais

Isaías 2:2–4—O Monte do Senhor

O “monte do Senhor” refere-se ao templo. Em Isaías 2:2–4, Isaías contou uma visão e fez uma profecia que seria cumprida de muitas formas. Ele disse que tempo viria em que o povo do Senhor colocaria Deus e Sua casa acima de todas as coisas, um tempo em que procurariam ativamente aconselhar-se com Ele indo à Sua casa, então Sião será estabelecida entre eles, e terão paz e a promessa de vida eterna. Os profetas modernos nos ensinaram essa mesma doutrina. O Presidente Howard W. Hunter disse: “Façamos do templo, com a adoração e os convênios do templo e o casamento no templo, nossa principal meta nesta Terra e a mais sublime experiência da mortalidade”. (Conference Report, outubro de 1995, p. 118; ou Ensign, novembro de 1994, p. 88.)

Outro cumprimento dessa profecia se refere ao estabelecimento da casa do Senhor no “cume dos montes”. (Isaías 2:2) Essa profecia faz referência simbólica não apenas ao estabelecimento do templo no lugar mais alto de nossa vida, mas também teve seu cumprimento literal na localização da sede da Igreja nos últimos dias. Com referência a essa profecia de Isaías, o Élder Bruce R. McConkie disse: “Essa foi uma referência específica ao Templo de Salt Lake e outros templos construídos no alto das Montanhas Rochosas, e faz uma referência geral ao templo que ainda será construído na Nova Jerusalém, no condado de Jackson, Missouri”. (A New Witness for the Articles of Faith 1985, p. 539.)

O Élder B. H. Roberts ensinou a importância de a lei sair de Sião ao dizer: “Para mim essa é, em parte, a lei de Sião—o princípio básico da lei civil do país—um princípio de lei que sairá de Sião—a lei civil que será estabelecida e preservada sobre esta terra abençoada de liberdade que, por fim, abençoará direta ou indiretamente e libertará todas as terras do mundo inteiro”. (Conference Report, abril de 1908, p. 108.)

Estudo das Escrituras

Imagem
Activity A icon
Faça um Desenho ou Esboço

Faça um desenho que represente as idéias encontradas em Isaías 2:2–3.

Imagem
Activity B icon
Dê um Exemplo Moderno

A mensagem básica de Isaías 2:2–4 é que Sião será estabelecida quando Israel colocar o templo e suas ordenanças e lei acima de todas as coisas em sua vida.

  1. Leia Isaías 2:6–9 e aliste o que o Senhor disse que estava impedindo o povo de receber as bênçãos do templo naquela época. Dê um exemplo moderno de cada coisa da lista. (Não deixe de comparar o versículo 9 com 2 Néfi 12:9.)

  2. De acordo com Isaías 2:10–22, o que acontecerá na Segunda Vinda de Jesus Cristo a todos os que não O aceitarem por causa de seu orgulho?

Imprimir