Seminários e Institutos
Números 5–8: Acréscimos à Lei de Moisés


Números 5–8

Acréscimos à Lei de Moisés

Números 5–6 contém instruções adicionais que o Senhor deu a respeito da doença (ver 5:1–4), arrependimento (ver 5:5–10), o que o marido deve fazer quando achar que sua mulher foi infiel (ver 5:11–31), aqueles que fazem um juramento especial de servir ao Senhor (nazireus; ver 6:1–21), e uma bênção que os sacerdotes devem proferir sobre o povo (ver 6:22–27). Em Números 7–8, lemos sobre as ofertas que foram feitas na dedicação do tabernáculo e na designação dos levitas para realizarem seu chamado especial no sacerdócio.

Este guia de estudo dá particular atenção a Números 6, que descreve as leis do nazireado. Em hebraico nazir significa “consagrado ou dedicado”. Portanto, quando alguém se comprometia de modo especial com o Senhor, ou se seus pais o dedicavam ao Senhor, ele era chamado de “nazireu”.

Compreensão das Escrituras

Números 6

Separar, separação, separado (vv. 2–8)Dedicar a Deus, ser separado do mundo

Voto (vv. 2, 5)Promessa

Aproximar (v. 6)Tocar

Levantar o seu rosto (v. 26)Voltar a face

Números 6:22–27—Uma Bênção para Israel de Seus Líderes

Os ungidos do Senhor ainda freqüentemente oferecem bênçãos para congregações inteiras ou para a Igreja como um todo. Por exemplo, pensem nas seguintes bênçãos dadas por três diferentes Presidentes da Igreja em conferências gerais:

“Agora, pela autoridade do santo sacerdócio em mim investida, invoco minha bênção sobre os santos dos últimos dias e as pessoas boas de todo o mundo.

Eu os abençoo com maior discernimento para julgar o que é de Cristo e o que é contra Cristo. Eu os abençoo com maior capacidade de fazer o bem e resistir ao mal. Eu os abençoo com maior compreensão do Livro de Mórmon.” (Ezra Taft Benson, Conference Report, abril de 1986, p. 100; ou Ensign, maio de 1986, p. 78.)

“E agora, meus amados irmãos e irmãs, pelo poder e autoridade do sacerdócio em mim investidos e em virtude do chamado que ora possuo, invoco minhas bênçãos sobre vocês. Eu os abençoo em seu empenho de viver uma vida mais semelhante à de Cristo. Eu os abençoo com maior desejo de serem dignos de uma recomendação para o templo e de freqüentarem o templo sempre que as condições permitirem. Eu os abençoo para que recebam a paz de nosso Pai Celestial em seu lar e que sejam guiados a ensinar sua família a seguir o Mestre.” (Howard W. Hunter, Conference Report, outubro de 1994, p. 119; ou Ensign, novembro de 1994, p. 88.)

“Deixamos uma bênção sobre vocês, sim, uma bênção apostólica. Abençoamos vocês para que o Senhor lhes sorria favoravelmente, para que haja felicidade e paz em seu lar e em sua vida, que uma atmosfera de amor, respeito e apreço seja sentida entre marido e mulher, filhos e pais. Que possam ‘confiar em Deus e viver’ (Alma 37:47) com felicidade, segurança, paz e fé.” (Gordon B. Hinckley, Conference Report, abril de 1995, p. 118; ou Ensign, maio de 1995, p. 88.)

Estudo das Escrituras

Faça duas das seguintes atividades (A–D) ao estudar Números 6.

Imagem
Activity A icon
Escreva um Anúncio de Propaganda

Escreva uma propaganda imaginária para recrutar homens para que se tornem nazireus. Seu anúncio deve incluir pelo menos três coisas que o Senhor espera de um nazireu (preste especial atenção em Números 6:3–7).

Imagem
Activity B icon
Quem Foram Alguns Nazireus Famosos?

Leia as seguintes escrituras e cite três pessoas que foram nazireus: Juízes 13:5, 24; I Samuel 1:11, 19–20, 28; Lucas 1:13–15.

Imagem
Activity C icon
Aplique aos Nossos Dias

O que nos é exigido hoje para dedicar-nos a Deus que nos torna diferentes de muitas outras pessoas no mundo?

Imagem
Activity D icon
Pense Numa Bênção de Seus Líderes

Escolha uma das bênçãos da seção “Compreensão das Escrituras” acima, que você gostaria de receber, e explique o motivo. O que precisamos fazer para receber essa bênção?

Imprimir