Seminário
Unidade 8: Dia 4, Gênesis 50


Unidade 8: Dia 4

Gênesis 50

Introdução

Após a morte de Jacó, seu corpo foi embalsamado no Egito. Após o período de luto, ele foi enterrado na terra de Canaã, conforme seu desejo. Quando o pai morreu, os irmãos de José pensaram que ele buscaria vingar-se deles pelas injustiças que haviam feito a José no passado. José assegurou-lhes que não guardava nenhum ressentimento contra eles. No final da vida de José, ele profetizou sobre Moisés e Joseph Smith e como eles conduziriam os descendentes dele [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24–36 (no Guia para Estudo das Escrituras)].

Gênesis 50:1–14

Jacó morre e é sepultado em Canaã

Imagem
família com casal de noivos

Um casamento pode unir a família.

Pense em alguns acontecimentos que ajudaram a unir sua família. Depois pense em alguns acontecimentos que podem desunir a família.

Você acha que o mesmo acontecimento poderia unir uma família, mas desunir outra? Por quê?

A morte de Jacó foi um acontecimento que poderia unir ou desunir a família dele. Ao estudar Gênesis 50, procure a maneira como a família decidiu reagir a esse acontecimento.

Jacó morreu depois de abençoar a todos os filhos e as famílias deles (ver Gênesis 49). Leia Gênesis 50:1–2, 12–13 e identifique as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual foi a reação de José à morte do pai?

  • O que os filhos de Jacó fizeram pelo pai quando ele morreu?

Como a morte de Jacó uniu a família? Como poderia desuni-la?

Gênesis 50:15–21

José consola os irmãos e demonstra misericórdia por eles

Leia Gênesis 50:15–18 e identifique a preocupação dos irmãos de José depois da morte do pai. Você pode marcar o que encontrar. A palavra retribuirá no versículo 15 significa vingar-se ou revidar.

Leia Moisés 50:19–21 e identifique o que José respondeu em relação à preocupação dos irmãos de que ele os odiaria e buscaria vingar-se deles.

A pergunta de José no versículo 19 sobre estar no lugar de Deus refere-se a deixar o julgamento de outras pessoas nas mãos de Deus.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que o impressiona na resposta de José aos irmãos?

    2. Como você teria se sentido depois de ouvir a resposta de José se estivesse no lugar dos irmãos dele?

Uma verdade que aprendemos com a resposta de José é que, se esquecermos das ofensas passadas, poderemos ter paz conosco mesmos e com nossa família. Anote esse princípio à margem de suas escrituras, ao lado de Gênesis 50:19–21.

Outro princípio que aprendemos é que, quando outras pessoas pecam contra nós, devemos deixar o julgamento para Deus.

Para entender como deixar o julgamento para Deus e esquecer as ofensas passadas pode trazer paz a nossa família, leia a seguinte declaração do Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Descobri uma coisa que a maioria das [famílias felizes] têm em comum: elas têm uma maneira de perdoar e esquecer as imperfeições dos outros e de procurar o bem.

As famílias infelizes, por outro lado, sempre procuram defeitos, guardam ressentimento e aparentemente nunca esquecem as ofensas passadas. (…)

Nenhum de nós está isento de pecados. Todos cometemos erros. (…) Todos fomos magoados. Todos magoamos outras pessoas.

É por meio do sacrifício do Salvador que podemos alcançar a exaltação e a vida eterna. Se aceitarmos Seus caminhos e vencermos nosso orgulho, abrandando o coração, podemos trazer reconciliação e perdão para nossa família e nossa vida pessoal. Deus vai ajudar-nos a ser mais dispostos a perdoar, mais desejosos de caminhar a segunda milha, de ser os primeiros a pedir desculpas mesmo que algo não tenha sido culpa nossa, de deixar de lado antigos rancores e não mais os fomentar” (“A Chave para uma Família Feliz”, A Liahona, outubro de 2012, p. 5).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que o Presidente Uchtdorf disse que poderia nos ajudar a viver em paz com nossa família?

    2. Como isso pode ajudá-lo a ter paz em sua família?

Pondere se há alguém que você precise perdoar, principalmente alguém da família. Peça ao Pai Celestial que o ajude a perdoar (ver D&C 64:9–11).

Pode ser útil entender que perdoar alguém que fez algo para nós ou pecou contra nós não significa tolerar o pecado ou continuar em um relacionamento que envolva abuso ou perigo.

Gênesis 50:22–26; Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24–38

José profetiza sobre Joseph Smith e a Restauração do evangelho

Se estiver disponível, encontre Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24 (no Guia para Estudo das Escrituras) e leia o que José disse pouco antes de morrer. Você pode marcar a frase “desço à sepultura com alegria”.

Com base no que aprendeu sobre a vida de José, por que acha que ele disse que morreria com alegria?

Além das coisas que havia feito durante a vida que lhe trouxeram alegria, José também poderia morrer com alegria porque o Senhor havia revelado a ele que dois grandes profetas — Moisés e Joseph Smith — abençoariam os descendentes dele.

Imagem
José do Egito Vê Joseph Smith

O Senhor prometeu a José que Moisés livraria os descendentes dele do cativeiro egípcio [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:24 (no Guia para Estudo das Escrituras)]. José também recebeu a promessa do Senhor de que os descendentes dele seriam tirados da escuridão e do cativeiro nos últimos dias [ver Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:25 (no Guia para Estudo das Escrituras)].

Leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:26–27, (no Guia para Estudo das Escrituras) e identifique as palavras e frases que descrevem o Profeta Joseph Smith. Se desejar, marque o que encontrar. Ao ler, observe com que frequência a palavra vidente é usada para descrever Joseph Smith. Um vidente é uma “pessoa autorizada por Deus a ver com os olhos espirituais coisas que Deus escondeu do mundo (Moisés 6:35–38). É um revelador e profeta” (Guia para Estudo das Escrituras, “Vidente”; scriptures.LDS.org; ver também Mosias 8:16–17).

Leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:28–29, 32–33 (no Guia para Estudo das Escrituras) e identifique mais palavras e frases que descrevem o Profeta Joseph Smith. Você pode marcar o que encontrar. Enquanto lê, pondere sobre as seguintes perguntas:

Sabemos que, por intermédio do Profeta Joseph Smith, o Senhor restaurou Seu evangelho na Terra.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, liste as bênçãos que você recebeu por causa da Restauração do evangelho de Jesus Cristo por meio do Profeta Joseph Smith.

Leia Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:30–31 (no Guia para Estudo das Escrituras) e identifique o propósito pelo qual o Senhor disse que daria poder a Joseph Smith. Se desejar, marque o que encontrar.

No versículo 31, a frase “o fruto de teus lombos escreverá” refere-se a um registro escrito pelos descendentes de José do Egito. A frase “o fruto dos lombos de Judá escreverá” refere-se a um registro escrito pelos descendentes de Judá, ou os judeus. Esses dois registros são o Livro de Mórmon e a Bíblia. O que o Senhor disse que aconteceria a esses dois registros?

Releia o versículo 31 e identifique o impacto que o Livro de Mórmon e a Bíblia teriam no mundo ao serem unidos.

Escreva os seguintes princípios ao lado do versículo 31: O Livro de Mórmon e a Bíblia trazem paz, verdade e o conhecimento do evangelho de Jesus Cristo ao mundo.

O Élder Tad R. Callister, dos setenta, explicou como o Livro de Mórmon e a Bíblia trabalham juntos para levar as pessoas a um conhecimento verdadeiro de Jesus Cristo e Seu evangelho:

Imagem
Élder Tad R. Callister

“A Bíblia é uma testemunha de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon é outra. Por que essa segunda testemunha é tão crucial? A seguinte ilustração pode ajudar: quantas linhas retas você pode traçar, passando por um único ponto, em uma folha de papel?”

Desenhe várias linhas passando pelo ponto abaixo. Quantas mais poderiam passar por ele?

Imagem
um ponto

O Élder Callister prosseguiu, dizendo:

“A resposta é: infinitas. Suponha agora que esse ponto único representa a Bíblia, que as centenas de linhas retas traçadas passando por esse ponto representam as diferentes interpretações da Bíblia e que cada uma dessas interpretações representa uma igreja diferente.

O que aconteceria, porém, se naquela folha de papel houvesse um segundo ponto representando o Livro de Mórmon? Quantas linhas retas você pode desenhar passando por esses dois pontos de referência — a Bíblia e o Livro de Mórmon?”

Imagem
dois livros

Desenhe uma linha passando pelos dois pontos abaixo. Quantas linhas podem ser desenhadas de um ponto a outro?

Imagem
dois pontos

O Élder Callister concluiu a ilustração, dizendo:

“Apenas uma. Apenas uma interpretação das doutrinas de Cristo sobrevive ao testemunho dessas duas testemunhas.

Vez após vez, o Livro de Mórmon age como uma testemunha confirmadora, esclarecedora e unificadora das doutrinas ensinadas na Bíblia, para que haja apenas ‘um só Senhor, uma só fé, um só batismo’ (Efésios 4:5)” (“O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus”, A Liahona, novembro de 2011, p. 74).

  1. Pondere como sua vida tem sido abençoada pela Bíblia e pelo Livro de Mórmon. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como o Livro de Mórmon e a Bíblia o ajudaram a se aproximar do Salvador, Jesus Cristo, e de Seu evangelho.

Imagem
Jesus Cristo

Volte na Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27 (no Guia para Estudo das Escrituras) e sublinhe a frase “gozará de grande estima entre o fruto de teus lombos”. Ser estimado é ser respeitado e admirado. Quer sejamos descendentes de José do Egito, quer pertençamos a outra tribo de Israel, nós que temos sido abençoados pelo evangelho restaurado de Jesus Cristo temos muitas razões para ter grande estima pelo Profeta Joseph Smith.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o que você respeita ou admira no Profeta Joseph Smith.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Gênesis 50 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: