Seminário
Unidade 27: Dia 3, Jeremias 7–29


Unidade 27: Dia 3

Jeremias 7–29

Introdução

Deus ordenou a Jeremias que alertasse o povo de Jerusalém que, se não se arrependesse, a cidade seria destruída e o povo seria levado cativo. Jeremias também profetizou que dia viria em que todos os filhos de Israel seriam reunidos novamente e se tornariam o povo de Deus.

Jeremias 7–16

Jeremias fica na entrada do templo e chama o povo ao arrependimento

Leia com cuidado cada uma das declarações a seguir e determine se ela é verdadeira, parcialmente verdadeira ou falsa. Anote suas respostas no espaço fornecido.

  • Se eu for à Igreja, pagar o dízimo e participar, com a ala ou o ramo, de batismos pelos mortos, então estarei pronto para a Segunda Vinda do Salvador.

  • Partilhar do sacramento automaticamente me purifica do pecado a cada semana.

  • Pagar as ofertas de jejum ajuda as pessoas necessitadas. Portanto, se eu jejuar e eu ou meus pais fizermos uma oferta, terei cumprido com minha responsabilidade de cuidar dos pobres e necessitados.

Ao estudar Jeremias 7–16, identifique princípios que podem lhe dar uma visão mais ampla dessas declarações.

Lembre-se de que Deus chamou Jeremias como profeta para advertir o povo de Judá que, a menos que se arrependesse, seria conquistado por outra nação (ver Jeremias 1–6). Em Jeremias 7:1–2, Deus ordenou a Jeremias que ficasse na porta do templo e declarasse Sua mensagem.

Leia Jeremias 7:3–11 e imagine Jeremias transmitindo a mensagem do Senhor à multidão na entrada do templo. Identifique as doutrinas e os princípios que Jeremias ensinou ao povo. Você pode marcar o que encontrar.

Quando Jeremias disse às pessoas “melhorai os vossos caminhos e as vossas obras” (Jeremias 7:3), ele estava pedindo que se arrependessem.

Muitos judeus na época de Jeremias se comportavam como se a adoração no templo fizesse deles pessoas justas não importando o que fizessem. Observe em Jeremias 7:7 que o Senhor prometeu que o povo poderia permanecer na terra prometida se mudasse seus caminhos.

Em Jeremias 7:12–20, o Senhor, por meio de Jeremias, lembrou o povo de que o tabernáculo em Siló havia sido destruído e que o povo do reino do norte (Israel), fora levado cativo. Ele então os alertou que o templo em Jerusalém não protegeria o povo de Judá da destruição se ele não se arrependesse.

O povo foi lembrado do que Jeová dissera a seus antepassados sobre as ofertas queimadas quando Ele os guiou para fora do Egito. Leia Jeremias 7:22–23 e identifique o que o Senhor disse ser mais importante do que sacrificar ofertas queimadas. Você pode marcar o que encontrar.

Um princípio que podemos aprender em Jeremias 7 é que somente as práticas religiosas visíveis não podem nos salvar se não guardarmos os mandamentos de Deus.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Qual é o perigo de acreditar que podemos obedecer a alguns mandamentos de Deus, mas desobedecer deliberadamente a outros?

Reveja as declarações do início desta lição. Você provavelmente verá que cada uma das declarações poderia ser só parcialmente verdadeira. Em cada caso, a observância exterior de um mandamento sem um coração obediente é insuficiente. Por exemplo, se a pessoa peca durante toda a semana, não se arrepende e depois participa do sacramento no Dia do Senhor, ela não receberá automaticamente o perdão por esses pecados. A salvação vem por meio da conversão interior ao evangelho de Jesus Cristo, pela fé na Expiação do Salvador e pelo esforço sincero de obedecer a todos os mandamentos de Deus.

Leia Jeremias 7:24, 30–31 e identifique os vários caminhos que as pessoas estavam escolhendo para desobedecer aos mandamentos de Deus.

Leia pelo menos duas das passagens a seguir e encontre as consequências que Jeremias profetizou que viriam ao povo devido à desobediência ao Senhor:

Nessas passagens, podemos aprender que, se nos recusarmos a andar nos caminhos de Deus, então traremos graves consequências sobre nós.

Leia Jeremias 16:14–15 e identifique o acontecimento que o povo iria testemunhar nos últimos dias que seria tão milagroso quanto a libertação dos israelitas ao sair do Egito.

Fazer subir os filhos de Israel da terra do norte e de outras terras significa que Deus reunirá os descendentes dispersos de Israel de volta ao convênio do evangelho e às terras prometidas por herança.

Leia Jeremias 16:16 e identifique quem o Senhor disse que iria usar para ajudar a reunir a casa de Israel.

Imagem
Élder Russell M. Nelson

As palavras pescadores e caçadores nesse versículo referem-se àqueles que ajudarão a reunir Israel por meio da obra missionária. O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como isso pode referir-se a nós: “Em muitas nações, os nossos missionários estão buscando os dispersos de Israel; caçando-os ‘nas fendas das rochas’; e pescando-os como nos dias antigos (ver Jeremias 16:16)” (“A Coligação da Israel Dispersa”, A Liahona, novembro de 2006, p. 81).

Imagem
pescadores no Mar da Galileia

Os missionários não só reunirão os dispersos da casa de Israel nos últimos dias, mas também reunirão os gentios. Leia Jeremias 16:21 e identifique o resultado desse grande esforço missionário.

Imagem
missionários conversando com um homem

Dessa profecia podemos aprender que, quando trabalhamos diligentemente para compartilhar o evangelho com as pessoas, podemos ajudá-las a conhecer o poder do Deus verdadeiro e vivo.

  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Reflita sobre as habilidades e características que ajudam os pescadores e caçadores a ser bem-sucedidos. Como as habilidades e características necessárias para pescar e caçar são semelhantes às habilidades e características que precisamos ter para ser bem-sucedidos ao fazer a obra missionária?

    2. Qual foi a oportunidade recente que você ou alguém que conhece teve de compartilhar o evangelho com outra pessoa?

Você pode fazer uma meta específica de compartilhar o evangelho e seu testemunho do Salvador com outras pessoas.

Jeremias 17:1–19, 13

Jeremias passa pelas várias portas da cidade e adverte o povo sobre a observância do Dia do Senhor

Reflita sobre algumas atividades das quais participou no domingo passado. Quais delas o deixaram mais próximo ao Salvador?

O Senhor disse a Jeremias para ir a cada uma das portas de Jerusalém e pregar aos habitantes da cidade. Nos tempos antigos, as portas de uma cidade eram lugares onde o comércio era feito e onde as leis eram aplicadas.

Leia Jeremias 17:21–22 e identifique o que Jeremias foi ordenado a dizer ao povo nas portas de Jerusalém.

Leia Jeremias 17:24–26 e identifique o que aconteceria se os judeus santificassem o Dia do Senhor.

Com base nesses versículos, complete o princípio a seguir para aplicá-lo a nós atualmente: Se nós , então o Senhor vai nos preservar e ajudar.

Leia Jeremias 17:27 e identifique o que aconteceria se os judeus continuassem a não guardar o Dia do Senhor.

Como registrado em Jeremias 18, Deus enviou Jeremias à casa de um oleiro. O Senhor usou a analogia de moldar um vaso de barro para ensinar Jeremias que Israel poderia ser moldada novamente se o povo se arrependesse.

Imagem
vaso de barro

Como registrado em Jeremias 19:1–9, Deus disse a Jeremias para levar uma botija de oleiro para o vale de Hinom, que ficava fora dos muros de Jerusalém. Nesse vale havia um lugar chamado Tofete, que significa o lugar de queimar ofertas. Ali, alguns israelitas construíram altares e sacrificaram seus filhos como ofertas queimadas a falsos deuses.

Leia Jeremias 19:10–11 e identifique o que o Senhor disse que Jeremias fizesse nesse vale.

Em sua opinião, o que o Senhor tentava ensinar aos israelitas ao pedir que Jeremias quebrasse o vaso?

Jeremias 19:14–28:17

Jeremias profetiza sobre falsos profetas e sobre a futura destruição de Judá

Você já sentiu como se outras pessoas quisessem mudar seus padrões ou fazê-lo parar de falar sobre o evangelho?

Em Jeremias 19:14–20:6, aprendemos que Jeremias pregou no vale de Hinom e declarou suas advertências na entrada do templo. Pasur, o presidente na casa do Senhor, ficou irado com Jeremias por causa de sua mensagem. Ele feriu Jeremias e o aprisionou até o dia seguinte, mas Jeremias continuou a advertir sobre a vinda dos julgamentos do Senhor.

Leia Jeremias 20:7–9 e identifique o que Jeremias sentiu durante esse período. (A palavra persuadido no versículo 7 significa convencido.)

Por que Jeremias não se calou mesmo que uma vez sentisse vontade de parar de declarar a mensagem do Senhor?

Em sua opinião, o que significa a palavra do Senhor como “fogo ardente, encerrado nos [ossos de Jeremias]” (Jeremias 20:9)?

Podemos aprender o seguinte princípio com o exemplo de Jeremias que pode nos ajudar a declarar o evangelho mesmo quando isso é difícil: Conforme o testemunho se fortalece, o desejo de fazer a vontade de Deus aumenta.

  1. Pense em pessoas que você conheça e que sintam a palavra de Deus como fogo nos ossos. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre como esse fogo ou testemunho se manifesta na vida de uma das pessoas em quem você pensou. Depois, responda à pergunta a seguir: O que você pode fazer para ganhar esse tipo de testemunho?

Ao agir de acordo com os sussurros do Espírito Santo e buscar fortalecer seu testemunho, o desejo e a determinação de seguir a Jesus Cristo e servir ao Pai Celestial aumentarão.

Como registrado em Jeremias 20–28, Jeremias continuou a pregar ao povo. Especificamente ele os advertiu sobre mestres e falsos profetas que diziam aos iníquos o que estes queriam ouvir.

Jeremias 29

Jeremias escreve uma carta aos israelitas cativos na Babilônia

Nos dias de Jeremias, aproximadamente em 606 a.C., um grupo seleto de judeus foi levado cativo para a Babilônia. Jeremias 29 contém uma carta que Jeremias enviou aos cativos posteriormente. Nela, ele transmitiu-lhes o conselho do Senhor para que construíssem casas, plantassem jardins e formassem uma família na Babilônia, onde ficariam cativos por 70 anos.

Leia Jeremias 29:10–14 e identifique como o Senhor Se lembraria do povo de Israel depois de 70 anos de cativeiro. Você pode marcar o que encontrar.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Jeremias 7–29 e completei esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: