Seminário
Unidade 24: Dia 2, Isaías 6–9


Unidade 24: Dia 2

Isaías 6–9

Introdução

Isaías viu o Senhor e o Senhor o chamou para ministrar ao povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não fazer aliança com a Síria e Israel contra a Assíria. Também profetizou sobre a destruição dos iníquos, a coligação de Israel nos últimos dias e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo caso ele se arrependesse.

Isaías 6

Isaías tem uma visão do Senhor e é chamado para profetizar para o povo

Pense nas preocupações e apreensões que você teria se fosse chamado numa missão para ensinar um grupo de pessoas iníquas.

Isaías 6 registra que no ano em que o rei Uzias morreu, Isaías teve uma visão na qual foi arrebatado até o trono de Deus. Ele viu o verdadeiro Rei lá e recebeu seu chamado para pregar arrependimento ao povo. Outros profetas tiveram experiências parecidas (ver 2 Néfi 11:2–3).

Leia Isaías 6:1–4 e identifique o que Isaías vislumbrou nessa visão. Você pode marcar no versículo 1 quem Isaías viu.

Os serafins no versículo 2 são seres angelicais que ministram nas cortes de Deus. As asas dos serafins representam seu poder para mover-se e agir (ver D&C 77:4).

Leia Isaías 6:5 e identifique como Isaías se sentiu na presença do Senhor.

O significado literal da palavra perdido aqui nesse versículo é “liquidado”. Isaías estava repleto de sentimentos de indignidade, pois estava ciente de seus pecados e dos pecados de seu povo. (Ver Isaías 6:5, nota de rodapé a, na Bíblia SUD em inglês.)

  1. Pense em alguma vez que você esteve em um lugar sagrado ou na presença de uma pessoa que você respeitava por sua retidão. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre alguns dos sentimentos e pensamentos que você teve naquele momento.

Leia Isaías 6:6–7 e identifique o que aconteceu a Isaías em sua visão.

O altar no versículo 6 refere-se a um altar do templo onde os sacrifícios e o incenso eram queimados como ofertas a Deus. A brasa tirada do altar simbolizava a purificação (ver Isaías 6:6, nota de rodapé a, na Bíblia SUD em inglês).

Você pode marcar no versículo 7 o que o serafim disse que aconteceu com os pecados de Isaías. O que você sentiria se um mensageiro do Senhor declarasse que você estava limpo de seus pecados?

Leia Isaías 6:8 e encontre as respostas para as seguintes perguntas:

  • Como Isaías respondeu ao convite do Senhor para servir?

  • Como o fato de saber que estava limpo de seus pecados afetou a disposição de Isaías de servir?

De acordo com o que aprendeu sobre Isaías nesse relato, complete o seguinte princípio: Ao sermos de nossos pecados, nos tornamos mais para fazer o que o Senhor nos pede.

Isaías 6:9–13 descreve o povo a quem Isaías foi chamado a pregar. Leia Isaías 6:9–10 e identifique o que o Senhor disse sobre como o povo reagiria à mensagem de Isaías.

Observe que o Senhor disse a Isaías que o povo rejeitaria sua mensagem e, assim, endureceria seu coração e se tornaria surdo (“faze-lhe pesados os ouvidos”) e cego (“fecha-lhes os olhos”) espiritualmente. Embora o Senhor não quisesse que o povo endurecesse o coração e se tornasse surdo e cego espiritualmente, no versículo 10 encontra-se a descrição de como o povo responderia à pregação de Isaías — eles escolheriam não ouvir.

Isaías 7–9

Isaías profetiza sobre Jesus Cristo

Durante a época de Isaías, a Assíria se tornou uma nação poderosa e os assírios ameaçaram a paz do povo do Senhor. Por meio de Isaías, o Senhor prometeu segurança a Seu povo caso confiasse Nele em vez de confiar em outras nações, como a Síria. Isaías 7–9 contém tanto a libertação prometida caso confiassem no Senhor quanto a destruição prometida caso fracassassem em ouvir Suas palavras.

Pense em seu nome e no que ele significa. Pense por que seus pais lhe deram o nome que você tem. (Você pode descobrir o que significa seu nome ou perguntar a seus pais por que lhe deram esse nome caso você não saiba.)

Imagem
cena do nascimento de Jesus

O significado dos nomes nas escrituras pode muitas vezes nos ensinar verdades importantes. O nome de Isaías significa “o Senhor é a salvação” ou “Jeová salva”. Leia Isaías 7:3 e 8:1 e encontre o nome que Isaías deu a seus dois filhos. As notas de rodapé na Bíblia SUD em inglês esclarecem que Sear-Jasube significa “O remanescente retornará” e Maer-Salal-Has-Baz significa “Para correr para os despojos, ele acelera a presa”. Escreva o nome dos filhos de Isaías e seu significado no seguinte quadro:

Isaías

“O Senhor é a salvação” ou “Jeová salva”.

Leia Isaías 8:18 para entender como Isaías via a si mesmo e a seus filhos com relação aos filhos de Israel.

O nome de Isaías e o de seus filhos eram sinais das grandes coisas que o Senhor faria por Israel. O nome deles representa três temas que são predominantes nos escritos de Isaías: a destruição que o povo ia enfrentar se persistisse na iniquidade, a futura coligação de Israel de volta à terra prometida e aos convênios de Deus e o poder de Jesus Cristo para salvar Seu povo.

Leia cada uma das referências a seguir e decida qual dos três temas (destruição, coligação ou salvação) se relaciona com as passagens das escrituras. Escreva o tema ou os temas relacionados ao lado da referência.

As profecias em Isaías 7:14–16 e 9:6–7 estão entre as mais significantes do Velho Testamento sobre a vinda de Jesus Cristo. Você pode marcar esses versículos e observe que o nome “Emanuel” em Isaías 7:14 significa “Deus conosco”. Era importante para o povo saber que o Senhor estaria com eles contra seus inimigos naquela época, mas também era importante que soubessem que um dia o Messias nasceria e viveria entre eles.

  1. Selecione duas ou mais profecias que você leu nas referências anteriores e escreva algumas frases em seu diário de estudo das escrituras sobre o que você aprendeu com elas.

Em consequência da iniquidade do povo durante a época de Isaías, o futuro lhe reservava destruição. A Assíria conquistaria o reino do norte (Israel), e ameaçaria destruir o reino do sul (Judá).

Leia o seguinte relato do Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, sobre uma mulher que ele e o Élder David S. Baxter, dos Setenta, conheceram. Pense em como seria a sua resposta a essa mulher.

Imagem
Élder Russell M. Nelson

“No ano passado, quando o Élder David S. Baxter e eu estávamos a caminho de uma conferência de estaca, paramos num restaurante. Depois, ao voltarmos para o carro, uma mulher nos chamou e se aproximou. Sua aparência descuidada nos constrangeu. Era algo que eu chamaria educadamente de estilo ‘radical’. Ela perguntou se éramos élderes da Igreja. Respondemos que sim. Sem pudores, ela começou a contar a trágica história de sua vida mergulhada no pecado. Naquele momento, com apenas 28 anos de idade, ela era muito infeliz. Sentia-se inútil, sem nenhuma perspectiva. Ao falar, seu espírito doce começou a aflorar. Com lágrimas nos olhos perguntou se havia esperança para ela, alguma forma de sair daquele profundo poço e se reerguer” (“Arrependimento e Conversão”, A Liahona, maio de 2007, p. 102).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que você teria dito à mulher?

Leia Isaías 9:12, 17, 21 e identifique a frase que Isaías repetiu quando ensinou ao povo as consequências de seus pecados. Preencha as lacunas para completar a frase: “Nem com tudo isso a sua , mas ainda está a sua ”.

Talvez Isaías quisesse dar mais de um significado para a frase “ainda está estendida a sua mão” porque a mão do Senhor pode estar estendida tanto para a justiça quanto para a misericórdia. Um significado pode ser que, pelo fato de o povo da época de Isaías não ter se afastado do pecado (ver Isaías 9:13–16), eles sentiriam a mão do Senhor na forma de destruição. Mas Isaías também pode ter ensinado que o Senhor ainda oferecia esperança para a misericórdia definitiva se o povo se arrependesse.

Com isso podemos aprender o seguinte princípio: Se nos arrependermos, o Senhor está disposto a estender sua misericórdia a nós e esquecer nossos pecados. A justiça de Deus exige punição para o pecado, mas a Expiação proporciona o plano de misericórdia para satisfazer os requisitos da justiça.

Imagem
Cristo e a mulher ajoelhada

Leia a conclusão da experiência do Élder Nelson e do Élder Baxter para ver o que eles ensinaram para aquela mulher: “‘Há, sim’, respondemos, ‘há esperança, e ela está ligada ao arrependimento. Você pode mudar. Pode “[vir] a Cristo e [ser aperfeiçoada] Nele” (Morôni 10:32)’. Nós a exortamos a não procrastinar. Com humildade, ela soluçava ao nos agradecer com sinceridade” (“Arrependimento e Conversão”, p. 102).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como as duas imagens do Senhor estendendo a mão — uma ameaçando justiça e a outra oferecendo misericórdia — podem nos ajudar a decidir nos arrepender e nos achegar a Ele?

Pense no amor que o Salvador tem por você e reflita sobre o que você precisa se arrepender. Lembre-se do desejo do Senhor de estender Sua mão de misericórdia a você quando se arrepende.

  1. Escreva o seguinte no final dos exercícios de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Isaías 6–9 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: