Seminário
Unidade 19: Dia 4, I Reis 11–17


Unidade 19: Dia 4

IReis 11–17

Introdução

Quando Salomão já era idoso, casou-se com muitas mulheres fora do convênio, desobedecendo ao mandamento do Senhor. Algumas das esposas de Salomão começaram a incentivá-lo a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor. Após a morte de Salomão, seu filho Roboão decidiu aumentar os encargos do povo. O povo se revoltou e se dividiu no reino do norte, Israel, e no reino do sul (Judá). Como consequência da iniquidade das pessoas, houve uma grande seca. O Profeta Elias se refugiou em Sarepta com uma viúva e seu filho.

IReis 11

Salomão se casa com muitas esposas fora do convênio, e elas desviam seu coração do Senhor.

Ao estudar I Reis 11–16, procure verdades que podem orientá-lo a determinar com que tipo de pessoas você vai se relacionar e ajudá-lo a decidir com quem se casar.

Leia I Reis 11:1–2 e busque um mandamento do Senhor que Salomão não obedeceu. A expressão “mulheres estrangeiras” refere-se a mulheres que não eram da casa de Israel. Os israelitas tinham feito o convênio de servir ao Senhor e receber a Sua proteção. Casar-se no convênio significava casar-se com um membro fiel da casa de Israel. As “muitas mulheres estrangeiras“ com quem Salomão se casou não eram participantes do convênio abraâmico, e elas vieram de nações que não adoravam o Senhor nem guardavam os Seus mandamentos. Muitos destes casamentos refletiam alianças políticas que Salomão tinha feito com outras nações.

De acordo com o versículo 2, qual alerta o Senhor tinha dado anteriormente sobre o que aconteceria com os israelitas que se casassem fora do convênio?

Leia I Reis 11:3–8 e verifique o resultado da decisão de Salomão de se casar com mulheres que não faziam parte do convênio. O versículo 4 indica que o coração de Salomão não era perfeito para com o Senhor, e a Tradução de Joseph Smith nos ajuda a entender que o seu coração “tornou-se como o coração de Davi, seu pai” (ver I Reis 11:4, nota de rodapé b, na Bíblia SUD em inglês; ver também D&C 132:38).

Observe que depois que Salomão escolheu casar-se fora do convênio, ele começou a participar da adoração dos falsos deuses de suas esposas e seu coração se afastou do Senhor. Com esses versículos aprendemos que, se nos casamos no convênio, nosso coração está mais propenso a voltar-se para Deus e podemos receber todas as bênçãos do evangelho. Você pode escrever esse princípio em suas escrituras ao lado dos versículos 1–8.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que forma nos casarmos fora do convênio pode nos colocar em uma situação que compromete a nossa oportunidade de receber a plenitude das bênçãos do evangelho restaurado de Jesus Cristo?

    2. Por que você quer se casar com alguém que o ajude a manter-se fiel ao Senhor e a Seus convênios?

Ao estudar o restante de I Reis 11–16, observe como a decisão de Salomão não só levou seu coração para longe de Deus, mas também influenciou outras pessoas a afastarem o coração de Deus.

Leia I Reis 11: 9–11 e observe o que aconteceu como resultado da desobediência de Salomão.

Em I Reis 11:14–25, aprendemos que outra consequência da desobediência de Salomão foi que o Senhor permitiu que os inimigos dos israelitas os afligissem.

Leia I Reis 11:26–28 e procure quem mais começou a se opor a Salomão. Você pode marcar o que esses versículos ensinam sobre Jeroboão.

Leia I Reis 11:29–31 e verifique o que o Profeta Aías ensinou sobre o futuro papel de Jeroboão em Israel.

O que representavam os dez pedaços de tecido que Aías deu a Jeroboão?

Leia I Reis 11:37–38 e identifique o que o Senhor prometeu a Jeroboão se ele guardasse os mandamentos como rei.

Em I Reis 11:39–43, Salomão soube que Jeroboão era uma ameaça a seu reino, e procurou matar Jeroboão. Jeroboão então fugiu para o Egito.

I Reis 12:1–24

Depois que Roboão jura continuar a tornar pesados os fardos de seu povo, dez das tribos se revoltam contra ele

Imagem
Jeroboão e Roboão

Jeroboão e Roboão

Em I Reis 12:1–24 aprendemos que depois da morte de Salomão, seu filho Roboão tornou-se rei de toda a Israel. Jeroboão voltou a Israel vindo do Egito e, juntamente com outros, rogou que Roboão aliviasse os fardos que Salomão impusera ao povo para sustentar seus muitos projetos de construção. Roboão decidiu em vez disso aumentar os fardos do povo.

As dez tribos que moravam no norte se rebelaram contra Roboão e fizeram de Jeroboão o seu rei, cumprindo as palavras do Profeta Aías. Essa revolta dividiu o reino em dois: o reino do norte (Israel), e o reino do sul (Judá). Ver Mapas da Bíblia, nº 3, no Guia para Estudo das Escrituras, “A Divisão das 12 tribos: O Império de Davi e Salomão” se estiver disponível em suas escrituras, e encontrar o limite entre Judá e a Israel, ao norte.

IReis 12:25–14:31

Jeroboão e Roboão praticam a idolatria em seus reinos

  1. Se possível, ensine a um membro da família ou a um amigo como a escolha de Salomão de se casar fora do convênio, acabou levando-o a adorar os ídolos. Explique-lhes que após a morte de Salomão, a casa de Israel foi dividida em dois reinos. Com o seu familiar ou amigo, leia o seguinte resumo sobre cada reino e os versículos designados, e em seguida, debatam a pergunta que se segue. Quando tiver concluído a tarefa, peça ao seu familiar ou amigo que assine seu diário de estudo das escrituras para mostrar que você concluiu essa designação. Se um membro da família ou um amigo não estiver disponível, conclua essa tarefa sozinho e, em seguida, assine o seu diário de estudo das escrituras.

Reino do Norte (Israel) (I Reis 12:25–14:20)

Como o templo ficava em Judá, Jeroboão temia que seus súditos viajassem para o Sul a fim de adorar ao Senhor e por fim se tornassem simpatizantes do reino do sul (Judá). Para impedir isso, ele estabeleceu novos lugares de adoração, ídolos e festas no reino do norte (Israel) e designou seus próprios sacerdotes. Jeroboão fez com que assim seu povo se voltasse para a apostasia, afastando-os da adoração ao Senhor em Seu templo autorizado.

O Senhor enviou um profeta de Judá para advertir Jeroboão em relação à sua iniquidade e idolatria. Apesar de ver sinais milagrosos do poder do Senhor, Jeroboão não se arrependeu e continuou a promover a adoração a ídolos.

Leia I Reis 14:7–9, 14–16 e veja as consequências que viriam sobre Jeroboão e as dez tribos de Israel por causa de sua adoração a ídolos.

Reino do Sul (Judá) (I Reis 14:21–31)

Depois da morte de Salomão, seu filho Roboão governou o reino do sul (Judá). Leia I Reis 14:21–24 e verifique a condição espiritual do povo de Judá.

Uma prática especialmente iníqua da idolatria envolvendo imoralidade ocorria frequentemente em torno dos bosques construídos aos falsos deuses. A palavra sodomitas no versículo 24 refere-se a homens prostituídos.

Como as pessoas no reino do sul (Judá) foram afetadas pela desobediência de Salomão, incluindo a sua escolha de casar-se fora do convênio e adorar os falsos deuses de suas esposas?

  1. Com base no que você aprendeu e ensinou sobre os reinos do norte e do sul, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como o fato de decidirmos nos casar fora do convênio afeta aqueles que virão depois de nós?

    2. Como a adoração de qualquer coisa ou qualquer pessoa que não seja o Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, pode nos desviar do caminho certo?

Imagem
Presidente Spencer W. Kimball

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou como nossa decisão sobre com quem nos casaremos afetará nossa família: “O casamento é, talvez, a mais importante das decisões, e a de consequências mais abrangentes, pois afeta não apenas a felicidade imediata, como também a ventura eterna. Não afeta apenas as duas pessoas envolvidas, como sua família, particularmente os filhos, e os filhos dos filhos por muitas gerações” (“Harmonia no Casamento” A Liahona, outubro de 2002, p. 36).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como as verdades desta lição podem ajudá-lo a explicar por que os líderes da Igreja nos aconselham a nos preparar e planejar sermos selados no casamento do templo.

Reflita sobre como o entendimento da importância de casar-se dentro do convênio deve influenciar as escolhas que você faz hoje.

Imagem
casal e o Templo de Washington DC

Lembre-se das bênçãos prometidas pelo Senhor a Jeroboão sobre o que aconteceria se ele guardasse os mandamentos como rei (ver I Reis 11:38).

Reflita sobre os relatos de Salomão, Jeroboão e Roboão, e complete o seguinte princípio sobre o que acontece quando optamos por nos afastarmos do Senhor: Se nos afastamos do Senhor, então .

O que você pode fazer hoje para voltar-se plenamente para o Senhor?

IReis 15–16

Uma série de reis iníquos e justos reina sobre Judá e Israel por vários anos

Em I Reis 15–16 aprendemos que após a morte de Jeroboão, uma série de reis ímpios reinou em Israel. Cada um dos reis de Israel continuou a seguir o exemplo de Jeroboão adorando falsos deuses. No entanto, nestes capítulos e nos subsequentes aprendemos que alguns dos reis do reino de Judá, como o rei Asa, eram justos e seguiam ao Senhor.

Jezabel era “natural da Fenícia (…) e esposa de Acabe (I Reis 16:30–31), que reinou em Israel na época de Elias, o profeta. O casamento de Jezabel com Acabe, mais do que qualquer outro evento, provocou a ruína do reino do norte, já que Jezabel introduziu em Israel as piores formas de idolatria trazidas de sua nação, substituindo assim a adoração a Jeová” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jezabel”).

IReis 17

Elias encontra refúgio da seca com uma viúva e seu filho em Sarepta

O rei Acabe e sua esposa, Jezabel, mataram muitos dos profetas do Senhor, e Jezabel particularmente odiava Elias. Grande parte do ministério do Profeta Elias estava no “reino do norte (…), numa altura em que, devido à influência de Acabe e Jezabel, o povo tinha quase inteiramente abandonado a adoração a Jeová e se tornado adorador do deus fenício Baal. (…)

As palavras registradas [de Elias] são poucas, mas fortes, e as suas obras são evidências explícitas de sua força de vontade, força de caráter e coragem pessoal. Ele era um exemplo de fé sólida no Senhor. (…)

Aprendemos por revelação moderna que Elias possuía o poder selador do Sacerdócio de Melquisedeque. Ele apareceu no Monte da Transfiguração, na companhia de Moisés (também transladado) e conferiu as chaves do sacerdócio a Pedro, Tiago e João (Mateus 17:3). Ele apareceu novamente na companhia de Moisés e outros, em 3 de abril de 1836, no Templo de Kirtland, e conferiu as mesmas chaves a Joseph Smith e Oliver Cowdery. Tudo isso ocorreu em preparação para a vinda do Senhor, como mencionado em Malaquias 4:5–6 (D&C 110:13–16)” (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Elias”).

Em I Reis 17:1–7 aprendemos que o Profeta Elias disse ao ímpio rei Acabe que não choveria na terra por anos, até que ele (Elias) dissesse que iria chover. Elias possuía as chaves do sacerdócio referentes ao poder selador, o que em parte lhe permitia controlar os elementos. Quando a seca começou, o Senhor levou Elias para um pequeno riacho de água e alimentou-o milagrosamente. Elias bebia do ribeiro e corvos lhe traziam comida de manhã e à noite até que o riacho secou.

Leia I Reis 17:8–16, e identifique como o Senhor proveu às necessidades de Elias depois que o riacho secou.

Imagem
mulher com botija e tigela

A viúva de Sarepta

A viúva de Sarepta é um grande exemplo do seguinte princípio: Antes de podermos receber as bênçãos prometidas pelo Senhor, temos primeiro que agir com fé.

Reflita sobre um momento em que você agiu com fé e, em seguida, experimentou as bênçãos do Senhor. Que lições você aprendeu?

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei I Reis 11–16 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que gostaria de comentar com meu professor: