Seminário
Unidade 2: Dia 1, Joseph Smith—História 1:1–20


Unidade 2: Dia 1

Joseph Smith—História 1:1–20

Introdução

Em 1838, Joseph Smith começou a escrever sua história oficial. Nela, ele descreveu sua família e os lugares onde viveram. Ele também escreveu sobre o “alvoroço incomum” por questões religiosas que predominava no oeste de Nova York em 1820 (Joseph Smith—História 1:5). Esse fervor religioso o levou a “sérias reflexões e grande inquietação” devido à “confusão e [à] contenda entre as diferentes denominações” (Joseph Smith—História 1:8).

Enquanto examinava as escrituras, Joseph leu Tiago 1:5 (ver Joseph Smith—História 1:11), que exorta àqueles que precisam de sabedoria a “pedir a Deus”. Joseph escreveu: “Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração de um homem do que essa, naquele momento, no meu. Pareceu entrar com grande força em cada fibra de meu coração. Refleti repetidamente sobre ela, tendo consciência de que se alguém necessitava da sabedoria de Deus, era eu, pois eu não sabia como agir e, a menos que conseguisse obter mais sabedoria do que a que tinha então, nunca saberia; pois os religiosos das diferentes seitas interpretavam as mesmas passagens de escritura de maneira tão diferente, que destruíam toda a confiança na solução do problema através de uma consulta à Bíblia” (Joseph Smith—História 1:12). Ele decidiu pedir a Deus em oração para obter respostas a suas perguntas. Em resposta à sua oração, Deus o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram a ele.

Joseph Smith—História 1:1–4

Joseph Smith começa a escrever sua história

O presidente Thomas S. Monson, que serviu como presidente de missão no Canadá, compartilhou a seguinte experiência de dois de seus missionários:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Os dois [missionários] bateram à porta do Sr. Elmer Pollard que, sentindo pena dos missionários quase congelados, convidou-os a entrar. Eles deram a mensagem e perguntaram se ele participaria de uma oração. Ele concordou, desde que pudesse fazê-la.

A oração que proferiu deixou os missionários perplexos. Ele disse: ‘Pai Celestial, abençoe esses dois missionários desventurados e mal orientados para que retornem para casa e não desperdicem seu tempo falando às pessoas do Canadá sobre uma mensagem que é tão inacreditável e da qual pouco sabem’.

Ao se levantarem, o Sr. Pollard pediu que os missionários jamais retornassem à sua casa. Quando estavam indo embora, ele zombou deles, dizendo: ‘De qualquer maneira, vocês não podem afirmar que realmente acreditam que Joseph Smith foi um profeta de Deus!’ e bateu a porta” (“O profeta Joseph Smith: Mestre pelo exemplo”, A Liahona, novembro de 2005, p. 67).

Se você fosse um desses missionários, o que teria dito ao Sr. Pollard a respeito do profeta Joseph Smith?

Em 1838, o profeta Joseph Smith escreveu o relato de sua vida que se encontra em Joseph Smith—História, com o propósito de publicar uma história oficial da Igreja. Leia Joseph Smith—História 1:1–2 e procure as razões citadas por Joseph Smith que o levaram a escrever essa história oficial.

Joseph Smith—História inclui o relato detalhado da Primeira Visão contado pelo profeta. Há vários relatos conhecidos da Primeira Visão — quatro deles foram escritos ou ditados por Joseph Smith e outros foram escritos por pessoas que contaram a experiência de Joseph com suas próprias palavras. Esses relatos foram preparados em momentos diferentes, para pessoas diferentes e com propósitos diferentes. Todos esses relatos concordam com a verdade fundamental de que Joseph Smith teve os céus de fato abertos para ele e que realmente viu mensageiros divinos, inclusive Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo. Devido ao fato de o relato de 1838 ter feito parte da história oficial e do testemunho de Joseph Smith ao mundo, ele foi incluído em A Pérola de Grande Valor.

Joseph Smith—História 1:5–13

Em meio à confusão religiosa, Joseph Smith decide perguntar a Deus qual igreja estava certa

Joseph Smith viveu em uma época em que havia grande interesse e alvoroço por questões religiosas. Leia Joseph Smith—História 1:5–7 e procure palavras ou frases que descrevam a situação que Joseph enfrentava. Você pode marcar essas palavras em suas escrituras. Após terminar, leia Joseph Smith—História 1:8, 10, para encontrar a descrição de como Joseph Smith se sentiu naquela época.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, faça um resumo de Joseph Smith—História 1:5–7 imaginando que você teve que explicar a situação e as dificuldades de Joseph a alguém que nunca tinha ouvido falar sobre Joseph Smith. Inclua pelo menos três ideias que acha que deveria ressaltar ao falar sobre Joseph Smith.

Pense em uma situação em que teve que fazer muitas perguntas e reflita sobre o que fez para sanar suas dúvidas. Leia Joseph Smith—História 1:11 e procure o lugar onde Joseph Smith encontrou as respostas para as perguntas que tinha. Faça uma pausa e repita em voz alta ou memorize Tiago 1:5 conforme citado no versículo 11.

Um princípio contido em Tiago 1:5 que ajudou Joseph Smith a encontrar respostas às suas perguntas é o de que se perguntarmos a Deus com fé, Ele responderá nossas orações. Marque as palavras ou frases que ensinam esse princípio em Joseph Smith—História 1:11. Ao compreender que Deus responderá nossas orações em Seu próprio tempo e a Seu próprio modo, reflita sobre como percebeu que esse princípio é verdadeiro e que se aplica a sua própria vida.

Joseph descreve como essa passagem de escritura o afetou. Leia Joseph Smith—História 1:12–13 e identifique frases que descrevam a experiência de Joseph e a atitude que tomou após ler Tiago 1:5. Alguma escritura já tocou seu coração profundamente? De acordo com Joseph Smith—História 1:13, o que Joseph Smith desejava sobrepujar? O que ele concluiu que deveria fazer?

Joseph Smith—História 1:14–20

Joseph Smith vê Deus o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo

Joseph Smith—História 1:15–20 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode marcar essa passagem e destacá-la.

Se tiver acesso a um hinário SUD, leia as palavras do hino “Que manhã maravilhosa” (Hinos, nº 12). Depois leia Joseph Smith—História 1:14–15.

Por que você acha que Satanás tentou impedir Joseph Smith de orar? Para descobrir o que Joseph Smith fez quando foi dominado por uma “[influência assombrosa]”, leia Joseph Smith—História 1:16. O que acha que o profeta quis dizer quando falou que usou “todas as [suas] forças para clamar a Deus?” Reflita sobre o que o exemplo de Joseph Smith pode ensiná-lo sobre como reagir quando você está enfrentando uma situação difícil ou está sendo tentado por Satanás.

Um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade está registrado em Joseph Smith—História 1:17. Ao ler o versículo, tente visualizar esse acontecimento sagrado. Uma verdade importante que aprendemos com esse versículo é que Joseph Smith viu Deus o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo. Ele também falou com Eles e recebeu instruções Deles. A Primeira Visão de Joseph Smith é o acontecimento fundamental da Restauração do evangelho nos últimos dias.

Imagem
A Primeira Visão
  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva por que acha que é importante para você e para cada membro da Igreja ter um testemunho de que Joseph Smith viu Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo.

Examine Joseph Smith—História 1:15–17 e identifique verdades adicionais que podemos aprender com o relato da aparição do Pai e do Filho a Joseph Smith.

Tentações ou provações podem acontecer antes ou depois de uma experiência espiritual. Joseph Smith vivenciou uma provação um pouco antes da Primeira Visão. Para Moisés, a provação aconteceu logo depois de ele ter falado com Deus (ver Moisés 1:9–12). Joseph Smith aprendeu que se buscarmos sinceramente a ajuda de Deus quando Satanás tenta nos desmotivar, Deus pode nos fazer libertar da influência dele.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como o fato de saber que podemos receber a ajuda de Deus para superar dificuldades e desânimo o ajuda?

    2. Que outros princípios você pode aprender com a experiência de Joseph em Joseph Smith—História 1:15–16 que podem ajudá-lo a vencer a tentação?

  2. O que podemos aprender sobre a Trindade a partir de Joseph Smith—História 1:15–17? Escreva a resposta em seu diário de estudo das escrituras.

Algumas das doutrinas relacionadas à Trindade que se encontram em Joseph Smith—História 1:15–17 são: Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, vivem. O Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, são dois seres distintos.

Joseph Smith dirigiu-se ao Senhor para saber a qual de todas as igrejas deveria filiar-se. Leia Joseph Smith—História 1:18–20 e marque a resposta de Joseph para essa pergunta.

Você se lembra da história dos missionários compartilhada no início da lição? O presidente Monson contou o que os missionários fizeram após o homem ter batido a porta na frente deles:

Imagem
Presidente Thomas S. Monson

“Os missionários começaram a se afastar quando o companheiro júnior disse: ‘Élder, nós não respondemos ao Sr. Pollard’.

O companheiro sênior replicou: ‘Fomos rejeitados. Vamos embora’.

Contudo, o jovem missionário persistiu, e os dois voltaram e bateram à porta do Sr. Pollard. O Sr. Pollard atendeu e disse, irritado: ‘Eu disse a vocês, rapazes, que não voltassem nunca mais!’

O companheiro júnior disse então, com toda a coragem que conseguiu reunir dentro de si: ‘Sr. Pollard, quando saímos de sua casa, o senhor disse que nós realmente não acreditávamos que Joseph Smith era um profeta de Deus. Quero testificar-lhe, Sr. Pollard, que eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus; que por inspiração ele traduziu o registro sagrado conhecido como o Livro de Mórmon; que ele viu Deus, o Pai, e Jesus, o Filho’. Os missionários, então, saíram da soleira da porta.

[O Sr. Pollard prestou testemunho um tempo depois:] ‘Naquela noite o sono não veio. Eu me virava na cama. Em minha mente, eu não parava de ouvir as palavras: ‘Joseph Smith era um profeta de Deus. Eu sei. Eu sei. Eu sei disso. Mal consegui esperar pelo amanhecer. Telefonei para os missionários usando o número que estava marcado no cartão que continha as Regras de Fé. Eles voltaram, e daquela vez minha esposa, minha família e eu participamos da conversa como pessoas que sinceramente buscavam a verdade. Como resultado, todos abraçamos o evangelho de Jesus Cristo” (“O Profeta Joseph Smith”, p. 67).

Caso não tenha tido a oportunidade, leia sozinho Joseph Smith—História e peça ao Pai Celestial que o ajude a saber ou a aumentar sua convicção de que o relato da Primeira Visão contado por Joseph Smith é verdadeiro. Você também pode buscar oportunidades de compartilhar a mensagem da Primeira Visão com mais alguém.

  1. Escreva seus sentimentos ou seu testemunho a respeito do profeta Joseph Smith em seu diário de estudo das escrituras.

Imagem
domínio das escrituras
Domínio das escrituras — Joseph Smith—História 1:15–20

Reserve um tempo para memorizar essa passagem de domínio das escrituras. Se achar que não consegue memorizar todos os versículos, você pode dividir a passagem em partes menores ou memorizar os versículos 16–17 ou um trecho dos versículos somente. Segue um método para ajudá-lo a memorizar esses versículos: Repita uma frase até que consiga dizê-la de cor. Acrescente uma segunda frase e repita as frases até conseguir recitá-las. Acrescente mais uma frase e assim por diante. Repita de maneira mais rápida as frases que já aprendeu e mais lentamente as frases novas.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Joseph Smith—História 1:1–20 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor:

Imprimir