Seminário
Unidade 14: Dia 1, Doutrina e Convênios 60–62


Unidade 14: Dia 1

Doutrina e Convênios 60–62

Introdução

Em 8 de agosto de 1831, o profeta Joseph Smith e dez élderes se preparavam para partir de Independence, Missouri, rumo a Ohio. O Senhor instruiu os élderes a pregarem o evangelho durante a viagem — instruções essas que se encontram registradas em Doutrina e Convênios 60. No terceiro dia de viagem, a companhia enfrentou muitos perigos no rio Missouri. Nos dois dias seguintes, 12 e 13 de agosto, o profeta Joseph Smith recebeu duas revelações do Senhor. Essas revelações estão registradas em Doutrina e Convênios 6162. Elas incluem instruções, advertências, consolo e incentivo.

Doutrina e Convênios 60

O Senhor ordena que os élderes preguem o evangelho durante a viagem do Missouri a Ohio

Imagem
jovens lendo as escrituras no ônibus escolar

Pense em uma situação em que hesitou falar às pessoas sobre suas crenças ou relutou em compartilhar seu testemunho do evangelho.

O Senhor repreendeu alguns élderes que haviam ido para Independence, Missouri. Leia Doutrina e Convênios 60:1–2 para entender por que o Senhor estava descontente com alguns desses élderes. Você pode marcar o que encontrar.

Os élderes descritos nos versículos 1–2 haviam viajado de Ohio até Independence, Missouri, para participar da dedicação da terra de Sião e do terreno do templo. O Senhor havia ordenado que pregassem o evangelho a outras pessoas durante a viagem até o Missouri (ver D&C 52:9–10). Contudo, alguns dos élderes não haviam obedecido a esse mandamento. O Senhor disse: “Não abrem a boca; mas escondem o talento que lhes dei” (D&C 60:2). Em outras palavras, eles não haviam compartilhado o testemunho do evangelho.

De acordo com Doutrina e Convênios 60:2, por que alguns dos élderes não prestaram seu testemunho a outras pessoas?

Leia Doutrina e Convênios 60:3 para descobrir o que pode acontecer se não prestarmos nosso testemunho.

Você pode escrever o seguinte princípio na margem de suas escrituras: Podemos perder nosso testemunho se não o compartilharmos. Compartilhar o testemunho não significa apenas prestá-lo nas reuniões da Igreja. Alguns membros da Igreja nunca ou raramente prestam testemunho nas reuniões da Igreja, mas eles compartilham seu testemunho pela maneira como vivem. Algumas pessoas testificam do evangelho ao suportarem doenças ou outras dificuldades. Outras, ainda, prestam testemunho informalmente a membros da família ou amigos por meio de expressões de esperança e fé.

O presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou a importância de compartilhar nosso testemunho:

Imagem
Presidente Boyd K. Packer

“Na maioria das vezes, você obterá o Espírito e o testemunho de Cristo e permanecerá com ele quando e somente se o compartilhar. Esse processo constitui a própria essência do evangelho.

Não é essa a perfeita demonstração de cristianismo? Você não pode encontrá-lo nem o manter, nem aumentá-lo a menos que esteja disposto a compartilhá-lo. Somente quando você presta seu testemunho é que ele se torna seu” (“A lâmpada do Senhor”, A Liahona, outubro de 1983, p. 27).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Em que situação você sentiu seu testemunho crescer por tê-lo prestado?

    2. Quando terá a oportunidade de prestar seu testemunho nas próximas semanas?

No restante do capítulo 60 de Doutrina e Convênios, você lerá que o Senhor ordenou a esses élderes que proclamassem o evangelho na viagem de volta a Ohio. Durante sua leitura, sublinhe palavras e trechos que falem sobre prestar testemunho, como “proclamem minha palavra” ou “preguem”.

Doutrina e Convênios 61

O Senhor dá instruções ao profeta Joseph Smith e aos outros élderes durante a viagem de volta a Ohio

O profeta Joseph Smith e os dez élderes perceberam que estavam em perigo enquanto viajavam de canoa pela forte correnteza do rio Missouri. Ao ler o seguinte relato, pense sobre como se sentiria se estivesse lá.

Imagem
Rio Missouri, McIlwaine’s Bend (curva de McIlwaine)

Rio Missouri, McIlwaine’s Bend (curva de McIlwaine)

Joseph Smith recorda que, no terceiro dia de viagem, “manifestaram-se muitos dos perigos mais comuns que ocorrem nas águas do oeste; e quando acampamos na ribanceira do rio, (…) o irmão [William W.] Phelps, em uma visão que recebeu à luz do dia, viu o destruidor, com seu horrível poder, passar sobre a face das águas. Outras pessoas ouviram o ruído, mas não tiveram a visão” (History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 203). Antes dessa visão, “ocorreram alguns desentendimentos e ressentimentos entre os irmãos” (B. H. Roberts, A Comprehensive History of the Church [Uma História Abrangente da Igreja], vol. 1, pp. 262–263). Naquela noite, os irmãos conversaram sobre suas dificuldades, e a maioria deles conseguiu perdoar um ao outro. Na manhã seguinte, Joseph orou e recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 61.

Leia Doutrina e Convênios 61:2, 20, 36–37 e marque os trechos que devem ter trazido consolo àqueles élderes.

Além de perdoar os élderes de seus pecados, o Senhor ensinou que aconteceriam “muitas destruições” sobre as águas nos últimos dias (ver D&C 61:5, 14–19). O Senhor também falou sobre Seu poder. Leia Doutrina e Convênios 61:1, 6, 10 e identifique o que o Senhor falou sobre Seu poder.

Por causa da visão que William W. Phelps teve do destruidor sobre as águas, algumas pessoas acreditam que Satanás tem poder sobre as águas. Contudo, Doutrina e Convênios 61:1 afirma que o Senhor tem todo o poder. Isso inclui o poder sobre as águas. Os versículos 6 e 10 afirmam que o Senhor tem o poder para nos preservar. Você pode escrever o seguinte princípio em suas escrituras: O Senhor tem todo o poder e é capaz de nos preservar.

O restante da seção 61 de Doutrina e Convênios contém mais instruções do Senhor para esses élderes a fim de guiá-los de volta a Ohio.

Doutrina e Convênios 62

O Senhor elogia a fidelidade de um grupo de élderes que viajava para Independence, Missouri

Na tabela a seguir, coloque um “X” ao lado das perguntas que, em sua opinião, mais importam ao Senhor.

Devo ir à igreja aos domingos?

Devo vestir uma saia preta ou uma saia verde para ir à igreja? Devo colocar uma gravata vermelha ou azul?

Devo servir missão? Caso a resposta seja afirmativa, quando?

Se minha mãe disser que quer preparar meu prato predileto, qual devo escolher?

Dependendo da situação, muitas de nossas decisões são importantes para o Senhor, enquanto que em outras não. Na revelação encontrada em Doutrina e Convênios 60–62, o Senhor ajudou os élderes da Igreja a entender que algumas das decisões que precisavam tomar eram mais importantes para Ele do que outras. Ao estudar essas revelações, você aprenderá algumas coisas que o ajudarão a tomar decisões.

Para entender o contexto histórico, leia o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 62.

Os élderes mencionados no cabeçalho dessa seção tinham viajado mais vagarosamente para Independence, Missouri, pois eles tinham sido diligentes em pregar o evangelho. Por essa razão, eles tinham perdido a conferência de dedicação da terra e do terreno do templo.

Leia Doutrina e Convênios 62:1–3 e procure algumas das bênçãos derramadas sobre os que pregam o evangelho e compartilham seu testemunho.

Estude as referências de escrituras que estão na coluna da esquerda da tabela a seguir. Na coluna adequada, escreva as coisas que importavam para o Senhor e as coisas que não importavam para Ele.

O que importava para o Senhor?

O que não importava para o Senhor?

D&C 60:5

D&C 61:21–22

D&C 62:5–7

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda às perguntas sobre as escrituras estudadas na tabela: Que diferenças você pode notar entre as coisas que importavam para o Senhor e as que não importavam?

Na seguinte declaração do élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, sublinhe as palavras ou os trechos que o ajudem a entender o que o Senhor estava ensinando aos élderes ao dizer que Se importava com algumas coisas, mas não com outras:

Imagem
Élder David A. Bednar

“É claro que o Salvador não estava dizendo àqueles missionários que não Se importava com o que eles estavam fazendo. Em vez disso, Ele estava salientando a importância de se colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar e se concentrar nas coisas certas. (…) A coisa essencial era a obra que haviam sido chamados a executar. O modo como chegariam até lá era importante, mas não essencial” (“A Reservoir of Living Water” [Um reservatório de água viva], Serão do Sistema Educacional da Igreja para Jovens Adultos, 4 de fevereiro de 2007, p. 4, LDS.org).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como esse padrão que estabelece o que importa ou não para o Senhor pode guiá-lo ao tomar decisões?

Leia Doutrina e Convênios 62:8 e identifique duas coisas nas quais podemos confiar ao tomar decisões. Em seguida complete o princípio a seguir preenchendo os espaços em branco: Quando tomamos decisões, devemos confiar em e .

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que é importante confiarmos em nosso discernimento assim como nas orientações do Espírito?

    2. Quando tomou uma decisão com base em seu próprio discernimento assim como na orientação do Espírito? Que bênçãos recebeu por isso?

Pense em como você pode agir usando um ou mais dos princípios que aprendeu estudando Doutrina e Convênios 60–62.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 60–62 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor:

Imprimir