Seminário
Unidade 9: Dia 3, Doutrina e Convênios 39–40


Unidade 9: Dia 3

Doutrina e Convênios 39–40

Introdução

Em janeiro de 1831, um ministro protestante chamado James Covel (frequentemente grafado como “Covill” em registros de história da Igreja) reuniu-se com Joseph Smith em Fayette, estado de Nova York e “fez convênio com o Senhor de que obedeceria a qualquer mandamento que o Senhor lhe desse por intermédio (…) de Seu servo [o profeta Joseph Smith]” (Joseph Smith, History of the Church [História da Igreja], vol. 1, p. 143). Depois disso, Joseph recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 39.

Na revelação, o Senhor orientou James Covel a ser batizado e a pregar a plenitude do evangelho em Ohio. No entanto, um dia após o recebimento da revelação, James partiu de Fayette sem dar quaisquer explicações. Então, o Senhor deu uma revelação a Joseph Smith e a Sidney Rigdon, na qual explicou porque James não tinha obedecido ao mandamento dado a ele. A revelação está registrada em Doutrina e Convênios 40 (ver Documentos, Volume 1: julho de 1828–junho 1831, vol. 1 da série The Joseph Smith Papers [Documentos de Joseph Smith], 2013, pp. 233–237).

Doutrina e Convênios 39:1–12

Jesus Cristo convida James Covel a receber Seu evangelho e ser batizado

Imagine que você recebeu um presente maravilhoso de seu pai, de sua mãe ou de algum outro ente querido. Você consegue pensar em motivos pelos quais você decidiria não receber esse presente?

Imagem
menina com presente e cartão

Leia Doutrina e Convênios 39:1–3 e procure um dom que o Pai Celestial deu a Seus filhos que algumas pessoas decidem não receber. O Senhor usa a frase “aos meus” para referir-Se a pessoas a quem Ele ministrou na mortalidade durante o “meridiano dos tempos”.

O presente ou a dádiva que essas pessoas recusaram receber foi Jesus Cristo. Quando escolhemos receber a dádiva que é Jesus Cristo e Sua Expiação, ganhamos muitas bênçãos e dádivas adicionais. Leia Doutrina e Convênios 39:4 e identifique uma dádiva que o Salvador declarou dar a todos os que O recebem.

A partir desse versículo, aprendemos que, se recebermos Jesus Cristo, Ele nos dará poder para nos tornar Seus filhos. Você pode marcar as palavras que ensinam esse princípio no versículo 4.

Leia a seguinte declaração do presidente Joseph Fielding Smith para ajudá-lo a compreender melhor o que significa se tornarem filhos e filhas de Jesus Cristo:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“No sentido em que o termo é usado nas escrituras, o Salvador Se torna nosso Pai por oferecer-nos a vida eterna por meio da Expiação que fez por nós. (…)

Assim nos tornamos filhos e filhas de Jesus Cristo através de nossos convênios de obediência a Ele. Em virtude de Sua divina autoridade e de Seu sacrifício na cruz, tornamo-nos filhos espiritualmente gerados por Ele, e Ele é nosso Pai” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, vol. 1, p. 32).

  1. De acordo com o que o presidente Smith ensinou, escreva com suas próprias palavras em seu diário de estudo das escrituras como podemos nos tornar filhos de Jesus Cristo.

Como você já aprendeu, devemos escolher receber a Jesus Cristo antes de receber o poder para nos tornar Seus filhos e Suas filhas. Leia Doutrina e Convênios 39:5–6 e procure as coisas que devemos fazer para recebê-Lo e obter Seu poder para nos tornar Seus filhos e Suas filhas.

Resuma com suas próprias palavras o que devemos fazer para nos tornar filhos e filhas de Jesus Cristo:

Como visto na introdução desta lição, a revelação em Doutrina e Convênios 39 foi direcionada ao ministro protestante, James Covel, pouco após ele ter conhecido o evangelho de Jesus Cristo e após ele ter feito convênio de obedecer a qualquer mandamento que recebesse por meio do profeta Joseph Smith.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva como você acha que os ensinamentos em Doutrina e Convênios 39:1–6 se aplicam a James Covel. Também escreva sua própria reflexão sobre como esses versículos se aplicam a você.

Imagem
Jesus Cristo

Leia Doutrina e Convênios 39:7–9. O que o Senhor disse sobre como James Covel se sentia no momento em que a revelação foi dada? (Você pode marcar a palavra agora no versículo 8.) Que motivos o Senhor deu para explicar por que James O havia rejeitado no passado? Se você estivesse no lugar de James, como se sentiria após ouvir essas palavras? Por quê?

  1. Copie a tabela a seguir no seu diário de estudo das escrituras:

    Se você…

    Então…

    Leia Doutrina e Convênios 39:10–12. Ao ler a passagem, procure as coisas que o Senhor instruiu James Covel a fazer. Escreva essas instruções abaixo do título “Se você…” na tabela. Além disso, procure as coisas que o Senhor prometeu a James Covel que ele receberia caso obedecesse ao Senhor. Escreva essas bênçãos prometidas abaixo do título “Então…” na tabela.

Pense nas bênçãos que o Senhor ofereceu a James Covel. Embora James tenha sido ministro por cerca de 40 anos, o Senhor ofereceu-lhe a plenitude do evangelho, a qual incluía responsabilidades e bênçãos que ele não tinha antes, tais como o dom do Espírito Santo e a ordenação ao sacerdócio.

Observe a palavra se em Doutrina e Convênios 39:10–11. Você pode marcar essa palavra em suas escrituras. Pondere sobre a importância da palavra se nesses versículos e sobre o que o Senhor estava dizendo a James Covel que ele precisaria saber para receber as bênçãos prometidas.

A partir desses versículos, podemos aprender que as bênçãos prometidas do Senhor são condicionais à maneira que damos ouvidos a Sua voz. Você pode escrever essa verdade em suas escrituras, ao lado de Doutrina e Convênios 39:10–11.

  1. Pense em algumas das bênçãos que o Senhor prometeu a você. Em seu diário de estudo das escrituras, anote três dessas bênçãos e o que você deve fazer para recebê-las.

Doutrina e Convênios 39:13–24

James Covel é chamado para pregar a plenitude do evangelho em Ohio

Leia Doutrina e Convênios 39:13–14 e identifique o lugar em que James tinha sido chamado pelo Senhor para pregar o evangelho.

Em Doutrina e Convênios 39:15–24 o Senhor deu algumas instruções a James Covel sobre o que ele deveria ensinar. Leia Doutrina e Convênios 39:22 e pense em como isso está relacionado aos princípios que você já aprendeu nesta revelação.

Doutrina e Convênios 40

O Senhor revela porque James Covel rejeitou Suas palavras

Um dia após a revelação em Doutrina e Convênios 39 ter sido proferida, James Covel saiu de Fayette, Nova York, sem dar quaisquer explicações. O Senhor revelou a Joseph Smith e Sidney Rigdon o motivo pelo qual James não obedeceu a Suas instruções e não recebeu as bênçãos prometidas. Leia Doutrina e Convênios 40:1–3 e procure os motivos que o fizeram não atender à voz do Senhor.

Compare Doutrina e Convênios 39:8 e 40:1 para ver o quanto o coração de James Covel havia mudado. Você pode marcar a palavra era em Doutrina e Convênios 40:1.

Compare Doutrina e Convênios 39:9 com 40:2. De acordo com esses versículos, escreva três motivos pelos quais James Covel rejeitou a palavra do Senhor:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O presidente Joseph Fielding Smith explicou mais a respeito do ocorrido: “[James Covel] estava convencido da verdade, porque era evidente que o Senhor havia revelado a ele coisas que apenas ele e o Senhor sabiam ser verdadeiras. No entanto, quando se afastou da influência do Espírito do Senhor e teve tempo para refletir sobre o fato de que perderia os vínculos com o mundo, assim como seu lugar e sua posição entre as pessoas que conhecia, ele fracassou e rejeitou as promessas e bênçãos que o Senhor lhe ofereceu” (Church History and Modern Revelation [História da Igreja e Revelação Moderna], 2 vols., 1953, vol. 1, p. 174).

O que pode nos tentar a rejeitar as palavras de Deus em nossos dias? Você pode escrever o seguinte princípio em suas escrituras próximo a Doutrina e Convênios 40 e em seu diário de estudo das escrituras: O temor e os cuidados do mundo podem levar-nos a rejeitar a palavra de Deus.

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras alguns temores ou cuidados do mundo que podem impedir-nos de seguir ao Senhor com todo o nosso coração. Escreva o que você pode fazer para ter fé com o intuito de vencer tais temores ou cuidados do mundo para receber verdadeiramente o Senhor.

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 39–40 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor:

Imprimir