Seminário
Unidade 22: Dia 2, Doutrina e Convênios 103


Unidade 22: Dia 2

Doutrina e Convênios 103

Introdução

Numa reunião do sumo conselho de Kirtland em 24 de fevereiro de 1834, Parley P. Pratt e Lyman Wight procuraram orientação do conselho sobre como os santos do Missouri poderiam obter auxílio material e recuperar a posse de suas terras no condado de Jackson. No mesmo dia, o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 103, na qual o Senhor prometeu que a terra de Sião seria redimida. O Senhor orientou os líderes da Igreja a reunir recursos e recrutar pessoas para ajudar os santos no Missouri. Esse grupo ficou conhecido como Acampamento de Sião.

Imagem
O Acampamento de Sião.

O Acampamento de Sião chega ao Missouri.

Doutrina e Convênios 103:1–21

O Senhor promete que Sião será redimida

Que inimigos os justos têm hoje?

Pense em como os inimigos do Senhor estão procurando prejudicar seu progresso espiritual e o progresso da Igreja. Ao estudar Doutrina e Convênios 103, procure doutrinas e princípios que ajudarão você a vencer tais inimigos.

Conforme explicado na introdução desta lição, o Senhor deu uma revelação ao profeta Joseph Smith em resposta a perguntas sobre como ajudar os santos do Missouri. No início da revelação, o Senhor explicou por que permitiu que Seus inimigos perseguissem os santos do Missouri. Leia Doutrina e Convênios 103:1–4 e procure os motivos pelos quais o Senhor permitiria que tais coisas terríveis acontecessem com Seu povo.

Pense no significado de o Senhor Se referir aos que estavam perseguindo os santos como Seus inimigos.

Leia Doutrina e Convênios 103:5–7 e procure respostas para a seguinte pergunta: Se os santos seguissem o conselho do Senhor “[dali] em diante”, que bênçãos receberiam? (Você pode marcar as respostas ao encontrá-las. Observe que a palavra prevalecer significa ser mais forte do que um oponente e se sair vitorioso.)

Esses versículos ensinam um princípio que pode se aplicar a seus esforços para prevalecer sobre as influências do mundo: Quando começamos a seguir os conselhos do Senhor, recebemos forças para começar a prevalecer sobre o mundo.

Leia Doutrina e Convênios 103:8–10 e procure o que o Senhor advertiu que aconteceria se os santos optassem por não obedecer a Suas palavras.

Que princípio o Senhor ensinou nesses versículos a respeito do que acontecerá se deixarmos de guardar Seus mandamentos? Complete a seguinte frase do tipo “se – então”: Se desobedecermos aos mandamentos do Senhor, então .

Leia novamente Doutrina e Convênios 103:9. Como você pode ser “uma luz para o mundo”? Como você pode ser um “salvador”?

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Quais são alguns exemplos de como os inimigos do Senhor tentam prevalecer sobre os membros da Igreja em nossos dias?

    2. A seu ver, por que alguém que é desobediente ou apenas parcialmente obediente ao Senhor pode não conseguir prevalecer sobre os inimigos do Senhor?

    3. Em que ocasiões você já viu alguém vencer um inimigo do Senhor ao se empenhar para obedecer às palavras do Senhor? (Você pode, por exemplo, pensar em alguém que tenha superado um vício ou que agora viva o evangelho depois de ter levado uma vida mundana.)

  2. Anote uma coisa em seu estudo diário das escrituras que você pode começar a fazer “de agora em diante” (D&C 103:5) para atender melhor aos conselhos do Senhor. Redija um plano de como você vai fazê-lo.

Lembre-se de que, embora você não possa ser perfeitamente obediente a todas as palavras do Senhor, caso se empenhe diligentemente para obedecer a Ele, arrependa-se e peça perdão por meio de Sua Expiação quando errar, Ele vai ajudá-lo a prevalecer sobre Seus inimigos.

Em Doutrina e Convênios 103:11–21, lemos a promessa do Senhor de que, após as tribulações dos santos, Sião seria redimida por Seu poder. Mas Ele também deixou a seguinte advertência: se os santos profanassem sua herança, ela lhes seria retirada. Ele falou do profeta Joseph Smith como um homem da estatura de Moisés, que conduziria o povo (ver D&C 103:16, 21, ver também D&C 28:2). Essa comparação se aplica a todos os presidentes da Igreja (ver D&C 107:91).

Doutrina e Convênios 103:22–40

O Senhor revela como a terra de Sião será redimida

Leia Doutrina e Convênios 103:22–23. Esses versículos contêm as instruções do Senhor para os líderes da Igreja naquela época (1834). Ordenou-lhes que se unissem a um grupo para ir à terra de Sião, no Missouri, e ajudassem os santos lá. O grupo de homens que os líderes da Igreja iam reunir, a ser liderado pelo profeta Joseph Smith, ficou conhecido como Acampamento de Sião (acampamento nesse caso diz respeito a exército). Os integrantes do Acampamento de Sião tinham dois objetivos principais. Primeiro, pretendiam levar recursos aos santos do Missouri. Com esses recursos, iam prestar auxílio aos santos e lhes permitir recuperar suas casas. Também usariam esses recursos para comprar mais terras. Em segundo lugar, conforme autorizado pelo governador Daniel Dunklin, do Missouri, depois que a milícia estadual do Missouri escoltasse os santos de volta ao condado de Jackson, o Acampamento de Sião ficaria para ajudar a manter a ordem e a paz lá.

Heber C. Kimball era um dos irmãos que atenderam ao chamado de integrar o Acampamento de Sião. Posteriormente serviu como membro da Primeira Presidência. Externou seus sentimentos ao partir com o Acampamento de Sião: “Começamos no dia 5 de maio e foi uma manhã deveras solene para mim. Despedi-me de minha esposa, (meus) amigos e filhos, sem saber se iria vê-los novamente nesta vida, já que eu e os irmãos estávamos ameaçados tanto naquela parte do país quanto no Missouri por inimigos, ameaçados de ser destruídos e varridos da face da Terra” (“Extract from the Journal of Heber C. Kimball” [Extrato do diário de Heber C. Kimball], Times and Seasons, 15 de janeiro de 1845, p. 771; ver também História da Igreja na Plenitude dos Tempos — Manual do Aluno, 2ª ed., manual do Sistema Educacional da Igreja, 2003, p. 143).

  1. Responda às seguintes perguntas no diário de estudo das escrituras:

    1. Se você tivesse vivido naquela época, acha que estaria disposto a ir ao condado de Jackson para ajudar os santos? Por que sim? Ou por que não?

    2. Para integrar o Acampamento de Sião, era necessário deixar para trás as responsabilidades familiares e profissionais para marchar cerca de 1.500 quilômetros em meio a condições extenuantes rumo a um ambiente hostil e perigoso. Leia Doutrina e Convênios 103:20. Como a promessa desse versículo afetaria sua decisão de se prontificar a participar?

Leia Doutrina e Convênios 103:27–28 e procure o que o Senhor disse àqueles que integrassem o Acampamento de Sião. Se desejar, marque os trechos que ensinam a seguinte verdade: Os discípulos de Jesus Cristo estão dispostos a dar a vida por amor a Ele.

Para os santos do Acampamento de Sião, a possibilidade de perder a vida era real. Embora talvez você não venha a enfrentar o mesmo tipo de perigo, ainda assim essa verdade pode se aplicar a você.

Imagem
Presidente James E. Faust

O presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, indicou outra maneira de darmos a vida pela causa do Senhor: “A maioria de nós (…) não precisa morrer pela Igreja, mas viver por ela. Para muitas pessoas, viver uma vida cristã todos os dias pode ser até mais difícil do que sacrificar a vida” (“Discipulado”, A Liahona, novembro de 2006, p. 20).

  1. Faça as atividades a seguir:

    1. Leia a declaração do presidente Faust com um familiar ou amigo e depois faça a seguinte pergunta: A seu ver, por que pode ser ainda mais difícil viver para o Senhor do que morrer por Ele?

    2. No diário de estudo das escrituras, registre o nome da pessoa a quem você fez a pergunta e anote a resposta dela. Adicione suas próprias ideias sobre a declaração do presidente Faust e a pergunta.

Leia Doutrina e Convênios 103:30–34 e procure quantos voluntários o Senhor desejava para o Acampamento de Sião.

Quantos voluntários o Senhor desejava?

Qual era o número mínimo exigido pelo Senhor?

Imagem
Acampamento de Sião

Acampamento de Sião

Ao fim da reunião do sumo conselho na qual os líderes da Igreja discutiram a situação dos santos do Missouri, o profeta Joseph Smith anunciou que ia a Sião para ajudar a redimi-la. Cerca de 30 ou 40 dos homens presentes também se propuseram a participar. Em seguida, o Senhor designou oito homens para visitar as diferentes congregações da Igreja para recrutar voluntários para o Acampamento de Sião e arrecadar contribuições de alimentos e dinheiro para os santos do Missouri (ver D&C 103:37–40).

Leia Doutrina e Convênios 103:35–36 e identifique o que os santos precisavam fazer para ter sucesso em sua empreitada de redimir Sião. Marque a verdade que o Senhor ensinou no versículo 36 sobre como podemos ter êxito ao realizar Sua obra.

Reflita sobre como o diabo procura impedir seu progresso espiritual. Há algum pecado, tentação ou obstáculo que esteja se opondo a seus esforços para seguir ao Senhor? Consulte novamente sua resposta na atividade 2, no diário de estudo das escrituras. De que maneira sua resposta se relaciona a ser diligente e fiel e orar com fé? Lembre-se de que, assim como os santos da época de Joseph Smith, você tem a capacidade de vencer os inimigos do Senhor e cumprir os propósitos do Senhor ao orar com fé e obedecer fiel e diligentemente a Suas palavras.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje, no diário de estudo das escrituras:

    Estudei Doutrina e Convênios 103 e concluí esta lição em (data).

    Perguntas, pensamentos e ideias adicionais que eu gostaria de comentar com meu professor:

Imprimir