Instituto
Lição 15: O plano do Pai Celestial e nosso potencial divino — Material do professor


“Lição 15: O plano do Pai Celestial e nosso potencial divino”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 15: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 15: Material do professor

O plano do Pai Celestial e nosso potencial divino

O Senhor revelou a Joseph Smith a glória do plano de redenção estabelecido pelo Pai Celestial e nosso potencial divino de nos tornarmos como Ele. Esta lição vai ajudar os alunos a aumentar sua gratidão pelo plano do Pai e entender melhor quem eles são e o que podem fazer para atingir seu potencial divino.

Sugestões didáticas

Joseph Smith recebeu doutrinas importantes sobre o plano de salvação.

Peça aos alunos que expliquem o que a maioria dos cristãos e primeiros conversos da Igreja provavelmente entendiam sobre Deus e a vida após a morte antes das revelações que o Senhor deu por intermédio de Joseph Smith a respeito desses assuntos. (Talvez os alunos queiram fazer uma rápida revisão das seções 1 e 3 do material de preparação.)

  • A partir do que vocês aprenderam com o material de preparação, quando e como o Senhor revelou doutrinas a respeito do plano de salvação a Joseph Smith?

  • Quais são algumas das verdades que foram restauradas sobre o plano e que vocês acham que devem ter causado grande impacto na vida dos membros da Igreja naquela época? Onde essas doutrinas estão registradas? (Ver as seções 1 e 3 do material de preparação.)

Enquanto os alunos respondem a essas perguntas, peça-lhes que examinem novamente algumas passagens de escrituras mencionadas no material de preparação, como Moisés 1:39 e Abraão 3:22–26. Ajude os alunos a identificar e explicar verdades como estas: A obra e glória de Deus é levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem (ver Moisés 1:39). Vivíamos com o Pai Celestial como espíritos antes de nascermos (ver Abraão 3:22–23). O Senhor criou a Terra para ser um lugar onde pudéssemos escolher se obedeceríamos a Deus ou não (ver Abraão 3:24–25).

  • Imaginem como a vida de vocês seria diferente se não conhecessem sobre o plano do Pai Celestial. Como o fato de conhecerem sobre esse plano afeta a maneira como vocês pensam, agem e tomam decisões?

Joseph Smith ensinou sobre nosso potencial divino.

Explique aos alunos que, em “7 de abril de 1844, Joseph Smith se levantou para falar naquela que viria a ser sua última conferência. Depois de pedir aos santos sua ‘profunda atenção’, (…) Joseph ensinou sobre a natureza divina e o progresso eterno” (“Discurso King Follett”, Tópicos da história da Igreja, ChurchofJesusChrist.org/study/church-history).

Peça a um aluno que leia em voz alta a declaração de Joseph Smith feita no discurso King Follett, no início da seção 2 do material de preparação.

  • O que podemos aprender com os ensinamentos de Joseph sobre nosso relacionamento com Deus?

Em 1995, a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos publicaram um documento chamado “A Família: Proclamação ao Mundo”. Nessa proclamação, eles declararam:

Todos os seres humanos — homem e mulher — foram criados à imagem de Deus. Cada indivíduo é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos. (…)

Na esfera pré-mortal, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena, a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna. (“A Família: Proclamação ao Mundo”, ChurchofJesusChrist.org)

  • Como filhos e filhas de Deus, qual é nosso potencial eterno? (Ajude os alunos a identificar um princípio semelhante ao seguinte: Como filhos e filhas espirituais do Pai Celestial, temos o potencial de nos tornar como Ele.)

Escreva no quadro ou faça as perguntas a seguir e dê um ou dois minutos aos alunos para ponderarem e escreverem o que sentiram.

  • Como essa verdade pode influenciar o modo como você vê seu relacionamento com o Pai Celestial? Como influencia o modo como você vê a si mesmo e as pessoas à sua volta? Como influencia o modo como você vive sua vida?

Jesus Cristo nos mostrou como podemos receber a plenitude da glória de Deus no reino celestial.

Escreva no quadro ou faça um cartaz com as palavras Céu e Inferno e pergunte aos alunos no que a maioria dos cristãos do século 19 acreditava sobre quem iria para cada lugar.

Peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam com Doutrina e Convênios 76 sobre a vida após a morte e como obter a glória celestial. (Talvez os alunos precisem examinar rapidamente Doutrina e Convênios 76:50–54.) Você poderia também perguntar aos alunos o que eles aprenderam sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo com as verdades reveladas na seção 76.

Mostre a seguinte declaração do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Na Igreja, ouço muitos que lutam com esta questão: “Não sou bom o bastante”. “Sou tão falho.” “Nunca vou estar à altura.” Ouço adolescentes dizerem isso. Ouço missionários dizerem isso. Ouço novos conversos dizerem isso. Ouço membros antigos dizerem isso. (Jeffrey R. Holland, “Sede vós pois perfeitos — No final”, Liahona, novembro de 2017, p. 40).

Peça aos alunos que pensem nas ocasiões na vida deles em que se sentiram assim.

Peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 76:40–42, 69 e identifiquem o papel fundamental que Jesus Cristo tem em nossa salvação.

  • Que papel Jesus Cristo desempenha em nossa busca pela vida eterna? (Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: Só podemos ser perfeitos por intermédio de Jesus Cristo.)

  • Por que vocês acham que é importante lembrar que a perfeição e a exaltação somente são possíveis por meio de Jesus Cristo?

Leia Doutrina e Convênios 93:12–13 com a classe e procure o que essa passagem ensina sobre o caminho do Salvador para uma pessoa se tornar como o Pai Celestial.

  • O que vocês acham que significa a frase que diz que Jesus Cristo “continuou de graça em graça, até receber a plenitude”?

  • Como o exemplo do Salvador pode ajudar vocês a superar o desânimo em sua luta para alcançarem a vida eterna?

Mostre e leia a seguinte declaração do élder Holland:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

Testifico desse grande destino, que se tornou possível para nós por meio da Expiação do Senhor Jesus Cristo, Ele que continuou “de graça em graça” (Doutrina e Convênios 93:13) até que, em Sua imortalidade (ver Lucas 13:32), recebeu a plenitude perfeita da glória celestial. Testifico que agora e sempre Ele está, com as mãos marcadas pelos cravos, estendendo a nós essa mesma graça, sem nos abandonar e nos incentivando, recusando-Se a nos abandonar, até que estejamos de volta ao lar, em segurança, nos braços de nossos Pais Celestiais. Por esse momento perfeito, continuo me esforçando mesmo que desajeitado. Por esse dom perfeito, continuo a agradecer mesmo que inadequadamente. E o faço em nome da própria Perfeição, Dele que nunca foi desajeitado ou inadequado, mas que ama a todos nós, sim, o Senhor Jesus Cristo. (Jeffrey R. Holland, “Sede vós pois perfeitos — No final”, Liahona, novembro de 2017, p. 42).

Peça aos alunos que ponderem por um minuto o que mais os ajudaria a progredir espiritualmente rumo à vida eterna neste momento. Encerre prestando testemunho de que, por meio da graça do Salvador e seguindo Seu exemplo, podemos alcançar a vida eterna e entrar no reino celestial.

MELHORAR O ENSINO E O APRENDIZADO

Continue a incentivar a preparação do aluno. Agora que os alunos já passaram da metade deste curso, você poderia pedir que contassem como sua preparação para a aula tem sido útil. Talvez você possa ler para eles o seguinte incentivo do élder Kim B. Clark, dos setenta: “Quando fizerem sua parte — orar com fé, preparar-se, estudar, envolver-se ativamente e fazer o melhor que podem —, o Espírito Santo vai ensiná-los, magnificar sua capacidade de aplicar o que aprenderam e ajudá-los a tornarem-se o que o Senhor deseja que se tornem” (“Aprender com toda a alma”, Liahona, agosto de 2017, pp. 33–34).

Para a próxima aula

Peça aos alunos que pensem em como a vida deles é diferente por causa dos templos e de suas ordenanças. Explique-lhes que, na próxima aula, eles vão aprender por que profetas antigos apareceram a Joseph Smith e Oliver Cowdery no Templo de Kirtland. Incentive-os a estudar o material de preparação para a lição 16 a fim de que venham preparados para discutir os princípios que os ajudarão a fazer do templo uma parte mais significativa de sua vida.

Imprimir