Instituto
Lição 16: O Templo de Kirtland e as chaves do sacerdócio — Material do professor


“Lição 16: O Templo de Kirtland e as chaves do sacerdócio”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 16: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 16: Material do professor

O Templo de Kirtland e as chaves do sacerdócio

O Senhor ordenou aos membros da Igreja que construíssem um templo em Kirtland, Ohio, e prometeu-lhes que seriam investidos com “poder do alto” (Doutrina e Convênios 95:8). Esta lição vai ajudar os alunos a pensar em como poderiam cumprir melhor os mandamentos do Senhor relacionados ao templo. Vai ajudá-los também a explicar o significado das chaves do sacerdócio restauradas no Templo de Kirtland.

Sugestões didáticas

O Senhor ajudou os membros da Igreja a cumprir Seu mandamento de construir o Templo de Kirtland.

Peça à classe que pense em algo que o Senhor, por intermédio de Seus servos, pediu aos membros da Igreja que fizessem e que parece difícil ou descomunal. Peça a alguns alunos que deem alguns exemplos para a classe.

Mostre uma gravura do Templo de Kirtland. Lembre aos alunos que, em dezembro de 1832, o Senhor ordenou que os membros da Igreja construíssem “uma casa de Deus” em Kirtland (Doutrina e Convênios 88:119).

Imagem
Templo de Kirtland

Explique-lhes que, mais de cinco meses depois que o mandamento foi dado, os líderes e os membros da Igreja ainda não haviam iniciado a construção do templo. Leia Doutrina e Convênios 95:1–3 com a classe e procure o que o Senhor disse acerca da demora dos santos em construir o templo.

  • Por que vocês acham que não construir o templo poderia ser considerado um “grave pecado”? (Versículo 3; ver também o versículo 6.)

  • De que maneira vocês acham que o castigo do Senhor aos santos por não construírem o templo foi um sinal de Seu amor por eles? (Ver o versículo 1.)

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 95:8 e identifiquem uma razão por que o Senhor queria que um templo fosse construído em Kirtland.

Explique aos alunos que investir significa conceder um dom a alguém. A investidura mencionada em Doutrina e Convênios 95 incluía dons de conhecimento espiritual e poder. A cerimônia da investidura do templo como feita hoje só foi revelada em 1842 em Nauvoo, Illinois.

Peça a um aluno que leia em voz alta Doutrina e Convênios 95:11–12.

  • Que princípio podemos aprender com a promessa do Senhor aos membros da Igreja no versículo 11? (Usando as palavras dos alunos, escreva um princípio no quadro semelhante ao seguinte: Ao nos esforçarmos para cumprir os mandamentos do Senhor, Ele nos dará poder para fazer Sua vontade.)

  • Por que essa promessa do Senhor deve ter consolado os santos em Kirtland? (Ver a declaração de Eliza R. Snow na seção 1 do material de preparação.) Como esse princípio poderia servir de consolo para vocês em sua vida hoje?

  • Quais foram alguns dos sacrifícios que os santos fizeram a fim de obedecerem ao mandamento do Senhor de construir o Templo de Kirtland? (Se necessário, incentive os alunos a examinar a seção 1 do material de preparação.)

  • Como o Senhor deu poder aos santos e os ajudou para que construíssem o Templo de Kirtland?

Sugira aos alunos que examinem a declaração do presidente Thomas S. Monson na seção 1 do material de preparação e pensem sobre o seguinte: Como os membros da Igreja de hoje ajudam na construção dos templos? Que tipo de sacrifícios relacionados à adoração no templo estou fazendo?

  • Por que vocês acham que o sacrifício geralmente está associado às bênçãos do templo?

MELHORAR O ENSINO E O APRENDIZADO

Dê aos alunos tempo para pensar. Quando os alunos têm tempo para refletir sobre as experiências relacionadas a viver o evangelho de Jesus Cristo, o Espírito Santo pode fazê-los lembrar de certas coisas. Às vezes, usar essa abordagem com a sugestão de escreverem sobre o que pensaram antes de falarem pode produzir respostas mais significativas e despertar nos alunos mais vontade de fazer comentários.

Dê tempo aos alunos para que pensem (e talvez escrevam) sobre (1) os sacrifícios que eles têm feito em relação ao templo, (2) as bênçãos que eles já receberam associadas ao templo e (3) o que eles podem fazer para guardar com mais diligência os mandamentos do Senhor relacionados à Sua casa.

O Senhor aceitou o Templo de Kirtland, e as chaves do sacerdócio foram entregues a Joseph Smith e Oliver Cowdery.

Observação: Os alunos vão estudar Doutrina e Convênios 109, a oração dedicatória do Templo de Kirtland, na lição 20.

Explique aos alunos que, com os sacrifícios dos santos e a ajuda do Senhor, o Templo de Kirtland foi terminado e dedicado em 27 de março de 1836. A investidura de poder dada pelo Senhor resultou da obediência dos santos em construir o templo.

  • Quais foram algumas das manifestações espirituais que os santos tiveram durante a dedicação do Templo de Kirtland? (Incentive os alunos a usarem o que aprenderam na seção 2 do material de preparação.)

Explique-lhes que, depois, o Salvador e outros mensageiros celestiais apareceram a Joseph Smith e Oliver Cowdery no templo. Escolha um aluno para ler em voz alta o cabeçalho da seção de Doutrina e Convênios 110.

Mostre aos alunos a seguinte ilustração:

Imagem
The Lord Appears in the Kirtland Temple [O Senhor Aparece no Templo de Kirtland], de Del Parson

Leia Doutrina e Convênios 110:1–10 com a classe e procure descrições sobre o Salvador e qual foi Sua mensagem a Joseph e Oliver. Peça aos alunos que digam o que lhes chamou mais a atenção. À medida que os alunos expressarem suas opiniões, dê-lhes tempo para debaterem perguntas como as seguintes:

  • O que podemos aprender a respeito do Senhor com Sua aparição e Seus ensinamentos em Sua casa recém-construída?

  • O que as palavras e promessas do Senhor nos versículos 7–8 ensinam sobre a natureza sagrada dos templos?

  • Que efeito o templo em Kirtland teria no resto do mundo? (Ver os versículos 9–10.)

Peça aos alunos que contem o que sabem a respeito de outros mensageiros angélicos que apareceram no Templo de Kirtland. Você poderia escrever no quadro a seguinte verdade: O Senhor enviou mensageiros celestiais ao Templo de Kirtland para conferir as chaves do sacerdócio que eram essenciais para o trabalho de salvação.

Peça também aos alunos que expliquem sobre essas chaves que os mensageiros conferiram a Joseph e Oliver. Sugira que eles examinem a seção 2 do material de preparação se necessário. À medida que os alunos derem suas explicações, escreva no quadro ou mostre num cartaz os nomes Moisés, Elias e Elias, o profeta, com as chaves a eles relacionadas.

  • De que maneira somos abençoados hoje pelas chaves do sacerdócio entregues no Templo de Kirtland?

Mostre a seguinte declaração do presidente Joseph Fielding Smith e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O Templo de Kirtland ocupa uma posição peculiar nos anais da construção de templos. Ele não é como outros templos. Foi edificado primordialmente para a restauração das chaves de autoridade. (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 1955, vol. 2, p. 241)

Você poderia dar um exemplo sobre uma maneira específica como as chaves conferidas no Templo de Kirtland abençoaram sua vida. Explique aos alunos que as chaves do sacerdócio conferidas ao profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery estão hoje com os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos e são usadas sob a direção do presidente da Igreja.

Para a próxima aula

Explique-lhes que, em preparação para a próxima aula, os alunos terão a oportunidade de estudar sobre um dos períodos mais difíceis da história da Igreja, quando os santos passaram por provações, perseguição e traição. Peça aos alunos que estudem o material de preparação e venham para a aula preparados para falar dos princípios que podem ajudá-los a enfrentar oposição e dificuldades com fé em Deus.