Instituto
Lição 26: A Igreja no Oeste — Material do professor


“Lição 26: A Igreja no Oeste — Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 26: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 26: Material do professor

A Igreja no Oeste

O estabelecimento da Igreja no oeste dos Estados Unidos é uma extraordinária história de fé. Esta lição vai dar aos alunos a oportunidade de aprender com os santos fiéis que basearam seu testemunho em Jesus Cristo e dedicaram a vida para a edificação de Seu reino. Vai também ajudar os alunos a entender melhor um acontecimento trágico da história da Igreja nesse período que demonstrou um grave afastamento dos ensinamentos do evangelho do Salvador: o Massacre de Mountain Meadows.

Sugestões didáticas

Os membros da Igreja continuaram a edificar o reino do Senhor com fé e sacrifício.

Mostre aos alunos a gravura de uma tapeçaria, que acompanha a lição, ou providencie uma tapeçaria para mostrar à classe. Certifique-se de que os alunos entendam que uma tapeçaria é feita de fios que se entrelaçam muitas vezes em combinações complexas e intrincadas para produzir uma bela figura ou desenho.

Imagem
Tapeçaria de profetas e apóstolos

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração feita pelo élder Steven E. Snow, do Quórum dos Doze Apóstolos, que serviu como historiador e registrador da Igreja.

Imagem
Steven E. Snow

Se você pensar na Igreja como uma colcha de retalhos ou uma tapeçaria, é a coisa mais bela e preciosa que eu já vi. Se você examinar com cuidado, vai encontrar alguns fios bem peculiares nessa tapeçaria, mas, se puxar os fios e olhar só para eles, vai perder a maravilhosa mensagem de nossa história. Se você der um passo para trás e olhar a colcha ou tapeçaria como um todo, ela é linda. (Steven E. Snow, “Start with Faith: A Conversation with Elder Steven E. Snow”, Religious Educator, nº 3, 2013, p. 11)

Explique aos alunos que, desde o início da Igreja no Oeste, foram surgindo milhares de histórias de santos fiéis cujo esforço de seguir a Jesus Cristo e edificar a Igreja do Senhor criaram uma bela tapeçaria de fé.

Pergunte quem leu os relatos na seção 1 do material de preparação. Para cada relato, peça a um aluno que faça o seguinte:

  1. Faça um resumo do relato que leu.

  2. Explique como o membro da Igreja ou os santos no relato mostraram sua fé em Jesus Cristo e em Seu evangelho restaurado.

  3. Fale das lições e dos princípios que aprendeu com o relato.

Deixe que os outros alunos que leram o mesmo relato façam comentários antes de passar para a próxima história.

Alguns membros da Igreja, no começo da Igreja, planejaram e executaram o Massacre de Mountain Meadows.

Mostre a gravura que acompanha a lição e explique aos alunos que é uma fotografia do monumento em memória ao Massacre de Mountain Meadows construído pela Igreja no sul de Utah. Explique-lhes que, infelizmente, a tragédia de Mountain Meadows foi um episódio lamentável na história dos santos dos últimos dias.

Imagem
Monumento em memória ao Massacre de Mountain Meadows

Pergunte aos alunos o que eles aprenderam com a leitura sobre o Massacre de Mountain Meadows. Certifique-se de que os alunos entendam que, em 11 de setembro de 1857, cerca de 50 ou 60 milicianos do sul de Utah, auxiliados por índios americanos, seus aliados, massacraram aproximadamente 120 emigrantes que viajavam de carroção rumo à Califórnia. Somente 17 crianças foram poupadas.

  • Que acontecimentos e escolhas levaram à tragédia em Mountain Meadows? (Se necessário, dê aos alunos alguns minutos para examinarem a seção 2 do material de preparação.)

Talvez você possa pedir aos alunos que citem princípios e verdades das escrituras que poderiam ter ajudado esses colonos a fazer escolhas diferentes. (Alguns exemplos incluem Provérbios 28:13; 3 Néfi 12:24–25, 43–44; Doutrina e Convênios 64:9–11.)

  • Que lições podemos aprender com a tragédia do Massacre de Mountain Meadows? (Você poderia escrever as respostas dos alunos no quadro.)

Dê aos alunos um ou dois minutos para escreverem ou falarem sobre como esses princípios poderiam evitar sofrimentos desnecessários na própria vida deles.

Explique aos alunos que, como alguns membros e líderes locais da Igreja foram responsáveis pelo planejamento e pela execução do Massacre de Mountain Meadows, algumas pessoas permitiram que esse acontecimento afetasse de modo negativo sua visão da Igreja.

  • O que você diria a alguém que tem uma ideia negativa da Igreja por causa do Massacre de Mountain Meadows? (Incentive os alunos a recorrerem ao que aprenderam na seção 2 do material de preparação.)

Peça aos alunos que leiam e identifiquem um princípio em Helamã 5:12. Mostre a declaração a seguir. Peça a um aluno que a leia em voz alta e, ao restante da classe, que procure como essa declaração ilustra o princípio ensinado em Helamã 5:12.

James Sanders é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e bisneto de Nancy Saphrona Huff, uma das crianças que sobreviveu ao massacre. O irmão Sanders falou de seus sentimentos sobre o massacre da seguinte forma: “Ainda sinto dor; ainda sinto raiva e tristeza por esse massacre ter acontecido. (…) Mas sei que as pessoas que fizeram isso terão de prestar contas ao Senhor, e isso me traz paz”. O irmão Sanders disse que “saber que seu antepassado foi morto no massacre ‘não afetou minha fé porque ela se baseia em Jesus Cristo, e não em uma pessoa da Igreja’” (Richard E. Turley Jr., “The Mountain Meadows Massacre”, Ensign, setembro de 2007, p. 21).

  • Como o princípio em Helamã 5:12 ilustra a declaração feita por James Sanders? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Edificar nossa fé sobre o alicerce de Jesus Cristo e Seu evangelho pode nos ajudar a permanecer firmes apesar das falhas humanas dos membros da Igreja.)

  • Como o fato de fundamentarmos nossa fé em Jesus Cristo nos ajuda quando vemos situações em que membros da Igreja deixaram de viver de acordo com os ensinamentos do evangelho ou ficamos sabendo dessas situações?

  • O que vocês fazem para edificar e manter sua fé no alicerce de Jesus Cristo?

Dê aos alunos tempo para pensarem e escreverem sobre o que farão para manter e fortalecer sua fé em Jesus Cristo e Seu evangelho.

Preste testemunho da importância de viver os ensinamentos do Salvador e de alicerçar nossa fé Nele e em Seu evangelho, sejam quais forem as falhas humanas dos membros da Igreja. Ao fazermos isso, podemos ajudar o reino de Cristo a seguir adiante, como fizeram os santos pioneiros fiéis.

Para a próxima aula

Pergunte aos alunos se já lhes perguntaram por que a Igreja impediu por algum tempo que membros da Igreja negros, descendentes de africanos, recebessem a autoridade do sacerdócio e algumas ordenanças do templo. Explique-lhes que, em preparação para a próxima aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre isso e a revelação associada a esse assunto na Declaração Oficial 2, que os profetas esperaram ansiosamente por muitos anos. Peça-lhes que venham para a aula preparados para debater o que aprenderam e falar das dúvidas que tiverem sobre esse assunto.