Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Sou um Filho de Deus


Lição 1

Sou um Filho de Deus

Propósito

Ajudar cada criança a entender que somos filhos espirituais do Pai Celestial que nos conhece e ama.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Êxodo 2:1–10, Salmos 82:6, Doutrina e Convênios 138:55–56 e Moisés 1:1–6. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo2.

  2. Consultando os pais, descubra duas ou três características louváveis de cada criança.

  3. Materiais necessários:

    1. Bíblia e Pérola de Grande Valor.

    2. Um saquinho de pano cheio de feijão ou um objeto pequeno ou macio.

    3. Gravura 1–1: O Mundo; gravura 1–2: Moisés nos juncos [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 106].

  4. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Atividade Motivadora

Cante “Sou um Filho de Deus” (Música para Crianças ou Hinário, nº 193) com as crianças.

Sou um Filho de Deus,

Por Ele estou aqui.

Mandou-me à Terra, deu-me um lar,

E pais tão bons pra mim.

Ensinai-me, ajudai-me

as leis de Deus guardar

Para que um dia eu vá

com Ele habitar.

Atire o saquinho de feijão ou o objeto macio para uma criança ao mesmo tempo em que diz: “Conheço um filho de Deus chamado(a) __________.” Faça com que a própria criançadiga seu nome e devolva-lhe o saquinho de feijão ou o objeto que lhe foi atirado. Repita a atividade com todas as crianças.

Somos filhos espirituais do Pai Celestial

• Quem é o Pai Celestial? (Utilize as respostas das crianças para ajudá-lo a saber como explicar esta parte da lição de acordo com o nível das crianças.)

Mostre a gravura 1–1, O Mundo. Explique que antes de nascermos na Terra, vivíamos com nosso Pai Celestial no céu como espíritos. O espírito é o que está dentro de nós e que nos torna vivos. Quando éramos apenas espírito, não tínhamos carne e ossos como agora, mas tínhamos a mesma aparência.

Explique que o Pai Celestial é o pai de nossos espíritos e que somos Seus filhos espirituais. Não nos lembramos de ter vivido com o Pai Celestial antes de virmos à Terra, mas sabemos que somos Seus filhos espirituais porque lemos a esse respeito nas escrituras.

Mostre a Bíblia e leia Salmos 82:6, explicando que o Altíssimo significa o Pai Celestial. Saliente que todas as pessoas na Terra são filhos do Pai Celestial.

Música

Cante “Sou um Filho de Deus” novamente. Explique que Deus é um outro nome para Pai Celestial.

O Pai Celestial nos conhece e nos ama

Explique que o Pai Celestial ama muito cada um de nós porque somos Seus filhos. Ele sabe nossos nomes e tudo o mais a nosso respeito. Ele sabe o que nos deixa felizes e o que nos faz tristes. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.

Atividade

Diga o seguinte versinho diversas vezes com as crianças, fazendo os gestos indicados:

O Pai Celestial Me Conhece

O Pai Celestial me conhece (aponte para si mesmo).

Me acompanha aonde eu for.

Ele sabe meu nome e onde moro (imite um telhado encostando as pontas do dedo de ambas as mãos).

E por mim tem muito amor (cruze os braços colocando as mãos nos ombros como em um abraço).

Ele sabe o que me alegra (aponte para sua boca e sorria).

Ele sabe o que me entristece (aponte para sua boca e faça uma expressão de tristeza ou desagrado).

Sei que Ele deseja ajudar-me (aponte para si mesmo).

Que bom que Ele me conhece!

Peça a uma criança que vá para a frente da classe. Utilizando-se do que descobriu ao conversar com os pais dela, explique que o Pai Celestial conhece as características louváveis da criança. Pode-se, por exemplo, dizer algo como: “O Pai Celestial sabe que a Márcia é uma filha afetuosa, que ela ajuda sua mãe a tomar conta da irmãzinha e que ela está sempre sorrindo e de bom humor”. Prossiga da mesma forma até ter chamado todas as crianças.

Explique que ao fazermos coisas boas e demonstrarmos amor, estamos sendo como o Pai Celestial.

Podemos ser como nosso Pai Celestial

• O que é que um cachorrinho será quando for grande?

• Como se chama o filhotinho da galinha?

• O que é que o pintinho vai ser quando crescer?

Explique que do mesmo modo que os animais crescem e se tornam como seus pais, cresceremos e seremos como nossos pais. O Pai Celestial é o pai de nossos espíritos, de modo que podemos crescer e nos tornar como Ele. O Pai Celestial é amoroso, bom e gentil e deseja ajudar-nos. Quando somos amorosos, bons e gentis, estamos sendo como nosso Pai Celestial. Explique que devemos tentar nos tornar mais semelhantes ao Pai Celestial todos os dias.

O Pai Celestial tem trabalhos importantes para realizarmos

História

Mostre a gravura 1–2, Moisés nos Juncos, e conte a história de como a filha do Faraó salvou Moisés do perigo quando ele era bebê, conforme se encontra em Êxodo 2:1–10.

Explique que Moisés cresceu e tornou-se profeta e um dos mais importantes ajudantes do Pai Celestial. O Pai Celestial disse a Moisés que ele era Seu filho (ver Moisés 1:4, 6) e que Ele tinha uma importante missão para Moisés realizar. Leia o início de Moisés 1:6 para as crianças. Moisés cumpriu essa missão quando retirou os filhos de Israel da terra do Egito, onde eram tratados com muita crueldade, levando-os para outra terra, onde lhes ensinou os mandamentos do Pai Celestial.

Faça com que as crianças se dirijam à frente da classe, uma de cada vez, e ajude-as a repetirem o início de Moisés 1:6, substituindo o nome de Moisés por seu próprio nome: “E tenho uma missão para ti, (nome da criança), Meu filho (ou filha).”

Explique que o Pai Celestial tem coisas importantes para fazermos enquanto vivemos nesta Terra, como, por exemplo, tornarmo-nos pais e mães, sermos missionários, professores, ajudarmos na Igreja e na comunidade.

• Que trabalho importante o Pai Celestial poderia querer que vocês fizessem?

Atividade

Faça com que as crianças representem através de mímica o que desejam ser quando crescerem. Elas podem imitar uma mãe ou um pai embalando um bebê, um missionário ensinando a respeito do evangelho ou um professor dando aula.

Testemunho

Diga às crianças que devem sempre lembrar-se que são filhos espirituais de nosso Pai Celestial e que Ele os conhece e os ama. Ajude-os a compreender que podem tornar-se mais semelhantes ao Pai Celestial e que têm trabalhos importantes para realizar na Terra. O professor pode compartilhar com os alunos alguma experiência pessoal que o tenha ajudado a saber que o Pai Celestial o conhece e ama.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Mostre retratos ou fale sobre pessoas que as crianças conheçam. Pergunte: “Essa pessoa é um filho de Deus?”. Por exemplo: “O bispo é um filho de Deus?” “O policial é um filho de Deus?” “Seu vizinho é um filho de Deus?” e assim por diante. Ajuda as crianças a compreenderem que todos são filhos de Deus.

  2. Para enfatizar que o Pai Celestial conhece e se preocupa com cada criança, peça que os alunos completem as frases, como nos exemplos a seguir: “O Pai Celestial sabe que estou triste quando __________”; “O Pai Celestial sabe que estou alegre quando __________”; “O Pai Celestial sabe que o que mais gosto de fazer é __________”; “O Pai Celestial sabe que gosto de vir para a Primária porque __________”; etc.

  3. Explique que o Pai Celestial é o rei do céu e da Terra. Por sermos Seus filhos, somos príncipes e princesas. Faça uma coroa simples para cada criança e escreva em cada uma delas: “Sou um filho de Deus”. Deixe as crianças pintarem as coroas.

  4. Com as crianças, cante ou repita a letra de ambas as estrofes de “Eu Sei que Deus Vive” (Músicas para Crianças.

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Peça às crianças que pensem em algo de que gostam (ou obtenha as informações com os pais, anteriormente). Pergunte a cada criança do que ela gosta e diga-lhe que o Pai Celestial sabe a resposta. Por exemplo: “O Pai Celestial sabe que a Joana gosta de gatos”.

  2. Ajude as crianças com a seguinte atividade:

    Fico feliz na Igreja.

    Seja baixinho (abaixe-se) ou altão (levante os braços).

    Fico feliz na Igreja.

    Seja pequeno (abaixe-se) ou grandrão (levante os braços).

    Baixinho (abaixe-se).

    Altão (levante os braços).

    Pequeno (abaixe-se).

    Grandão (levante os braços).

    O Pai Celeste ama todos

    Do fundo do coração.

  3. Ajude as crianças com a seguinte atividade. Elas devem fazer os gestos que acompanham as palavras.

    O Pequeno Moisés

    Quando Moisés era bebê foi colocado no rio em um cesto de junco (coloque o indicador de uma das mãos na outra mão em forma de concha).

    Sua irmã ficou vigiando na margem por entre a folhagem (olhe por entre os dedos da mão, colocados na frente dos olhos).

    Uma princesa o encontrou (incline-se para a frente, olhando para baixo).

    E em seus braços o tomou: (finja levantar um bebê e segurá-lo nos braços).

    “Para o palácio o levarei e com amor o criarei.” (Finja embalar o bebê nos braços.)

    (Extraído de Fascinating Finger Fun de Eleonor Doan. Copyright © 1951. Usado com permissão.)