Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
O Dia do Senhor é um Dia de Adoração


Lição 15

O Dia do Senhor é um Dia de Adoração

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que o Dia do Senhor é um dia de adoração e descanso.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Gênesis 2:1–3 e Êxodo 16:11–31. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 24.

  2. Materiais necessários:

    1. Bíblia.

    2. Gravura 1–6: Noite Familiar; gravura 1–7: Uma Família Amorosa; gravura 1–8: Distribuição do Sacramento; gravura 1–9: Oração Matinal; gravura 1–10: Oração Familiar; gravura 1–35: A Colheita do Maná; gravura 1–36: Crianças com a Mãe Lendo uma História das Escrituras.

  3. Faça os preparativos necessários para as Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança para fazer a oração de abertura.

Atividade Motivadora

Ajude as crianças a representarem cada um dos dias da Criação, lembrando-os do que foi criado em cada dia (Ver Gênesis 1):

Dia 1

Finja dormir e acordar para indicar a noite e o dia;

Dia 2

Levante-se, olhe para cima e abra os braços para indicar o céu.

Dia 3

Abaixe-se para pegar uma flor e, a seguir, cheire a “flor”.

Dia 4

Faça um grande círculo com os braços para indicar o sol, um círculo menor com as mãos para indicar a lua e mexa os dedos ao mesmo tempo que move os braços para representar as estrelas brilhando no céu.

Dia 5

Faça de conta que é um pássaro voando pela sala ou um peixe nadando no mar.

Dia 6

Faça de conta que é um animal. Ande pela sala várias vezes imitando o animal. A seguir, as crianças fazem uma fila e cada uma diz: “Meu nome é (a criança diz seu próprio nome). Sou um/a filho/a de Deus.”

Peça às crianças que se sentem em silêncio.

Diga às crianças, que no sétimo dia, o Pai Celestial e Jesus descansaram. Eles chamaram esse dia de descanso de Dia do Senhor.

Peça às crianças que repitam a expressão Dia do Senhor algumas vezes.

O Dia do Senhor é um dia santo

Leia, em voz alta, Gênesis 2:1–2 e o versículo 3 até a expressão dia sétimo. Explique que quando o Pai Celestial e Jesus terminaram a criação da Terra e de tudo que se encontra nela, Eles abençoaram o sétimo dia. Este dia deveria ser um dia santo, diferente dos outros dias da semana. O Dia do Senhor é um dia para descansarmos de nosso trabalho e para adorarmos ao Pai Celestial e a Jesus.

• Que dia da semana é o Dia do Senhor?

• O que o Pai Celestial e Jesus fizeram no Dia do Senhor? (Ver Gênesis 2:2.)

Atividade

Peça às crianças que levantem sete dedos. Conte até sete com elas, mexendo cada dedo quando o mesmo for contado. Explique que em seis dias (mexa os primeiros seis dedos), fazemos nosso trabalho. No sétimo dia (mexa o sétimo dedo sozinho), descansamos de nosso trabalho porque é o Dia do Senhor.

História

Mostre a gravura 1–35, A Colheita do Maná, e conte a história dos israelitas e do maná, conforme se encontra em Êxodo 16:11–31.

Ajude as crianças a compreenderem o milagre do maná. Explique que a cada dia os israelitas colhiam somente o maná suficiente para aquele dia, mas no sexto dia colhiam o suficiente para dois dias. Se os israelitas colhessem maná demais em qualquer dos outros dias com exceção do sexto, esse maná se estragaria. No sétimo dia, não havia maná para colher e os israelitas comiam o maná adicional que haviam colhido no sexto dia.

• Como os israelitas obtinham o alimento necessário?

• Por que eles não colhiam o maná no Dia do Senhor?

Leia Êxodo 16:26 em voz alta. Explique que foi ensinado aos israelitas que não deviam trabalhar no Dia do Senhor. Nesse dia, o Pai Celestial e Jesus querem que pensemos Neles ao invés de pensarmos em nosso trabalho. O Dia do Senhor é um dia muito santo para o Pai Celestial e Jesus.

Enfatize que o Dia do Senhor não é um dia para trabalharmos ou fazermos as coisas normais, mas sim um dia para adorarmos o Pai Celestial e Jesus. Adorar significa pensar a respeito do Pai Celestial e Jesus e fazer coisas que demonstrem o quanto Os amamos.

O Dia do Senhor é um dia de adoração

Ajude as crianças a compreenderem que o Dia do Senhor é um dia feliz porque podemos adorar ao Pai Celestial e a Jesus de muitas maneiras diferentes.

• O que vocês fizeram hoje para demonstrar ao Pai Celestial e a Jesus que Os amam?

Explique que uma maneira importante de adorarmos ao Pai Celestial e a Jesus, ou mostrar a Eles que Os amamos, é virmos à Igreja e tomarmos o sacramento. Mostre a gravura 1–8, Distribuição do Sacramento. O Pai Celestial e Jesus ficam felizes quando cantamos e prestamos atenção, quando ficamos quietos e bem comportados, de modo a ouvir nossos professores e sentir o amor do Pai Celestial e de Jesus por nós.

Atividade

Ajude as crianças a participarem da seguinte atividade com gestos:

Fico Feliz de na Igreja Estar

Fico feliz de na Igreja Estar (imite a agulha da capela juntando as extremidades de dois dedos)

Aprendo a ouvir (coloque a mão em forma de concha ao redor do ouvido)

E também a orar (cruze os braços e abaixe a cabeça)

Aprendo sobre Jesus que está lá em cima (aponte para cima)

E Seu amor sempre me ilumina (mexer os dedos como luz brilhando)

Também demonstramos amor pelo Pai Celestial e por Jesus estando arrumados e limpos ao virmos à Igreja. Devemos lavar o rosto, pentear o cabelo e usar as melhores roupas que tivermos.

Atividade

Peça às crianças que representem o que fazem ao se arrumarem para vir à Igreja.

• O que fazemos para adorar ao Pai Celestial e a Jesus quando estamos na Igreja?

• O que fazemos para adorar ao Pai Celestial e a Jesus quando estamos em casa?

Ajude as crianças a compreenderem que não devemos gastar dinheiro ou fazer compras no Dia do Senhor. Não devemos tampouco participar de atividades esportivas ou de divertimentos. Também não devemos trabalhar no jardim, ir pescar ou caçar no dia do Senhor.

Explique que há muitas coisas que podemos fazer em nossas casas para santificar o dia do Senhor. Mostre as gravuras indicadas na seção “Preparação”, no momento adequado. Podemos brincar tranqüilamente entre os membros da família, pedir a nossos pais que leiam histórias das escrituras, fazer álbuns da família, visitar parentes ou outras pessoas que estejam doentes, fazer desenhos de coisas pelas quais somos gratos, dar um passeio a pé com um familiar, orar, cantar e ouvir boa música.

Atividade

Peça às crianças que representem as coisas que elas gostam de fazer em casa para santificar o Dia do Senhor.

Testemunho

Diga às crianças que o Pai Celestial e Jesus ficam felizes quando vamos à Igreja no Dia do Senhor e quando cantamos, oramos e escutamos aos nossos professores. Eles também ficam felizes quando agimos da maneira adequada em casa no Dia do Senhor. Mencione algumas das coisas reverentes que você gosta de fazer no Dia do Senhor e diga às crianças como você se sente feliz no Dia do Senhor. Encoraje as crianças a contarem a suas famílias o que aprenderam nessa lição.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Faça a seguinte atividade, criando um versinho para cada criança. Convide-as a fazerem os gestos com você.

    Porque Hoje é Domingo

    Aponte para um criança da classe e diga o nome dela ao repetir o versinho e fazer os gestos indicados.

    (Nome da criança) ouviu escrituras hoje (coloque as mãos em concha ao redor do ouvido).

    (Nome da criança) ouviu escrituras hoje, porque hoje é domingo. Diga um versinho para cada criança, utilizando as seguintes idéias e seguindo o formato acima.

    (Nome da criança) fez oração na Primária hoje. (cruze os braços, abaixe a cabeça e feche os olhos).

    (Nome da criança) fez um desenho hoje (finja desenhar com uma das mãos).

    (Nome da criança) visitou alguém que estava solitário hoje (aperte a mão da criança, cumprimentando-a).

    (Nome da criança) aprendeu sobre a história da família hoje (finja virar páginas e olhar retratos).

    (Nome da criança) escreveu para o vovô e a vovó hoje (faça de conta escrever com uma das mãos).

    (Nome da criança) ouviu uma história hoje (coloque as mãos em forma de concha nos ouvidos).

  2. Conte a seguinte história com suas próprias palavras:

    Os pioneiros viajaram muitos quilômetros para chegarem até o Vale do Lago Salgado. Eles chegaram poucos dias antes do Dia do Senhor. Apesar de terem que construir casas e começarem a plantar, decidiram não trabalhar no Dia do Senhor. Eles trabalharam muito e bem depressa, cavando e preparando o solo para o plantio. O chão era muito duro e era preciso molhá-lo para que os arados pudessem penetrar. No sábado à noite, eles haviam conseguido plantar muitos legumes. No domingo de manhã, participaram das reuniões do Dia do Senhor e agradeceram ao Pai Celestial por tê-los conduzido a uma nova terra.

  3. Peça às crianças que façam um desenho de si mesmas em uma atividade do Dia do Senhor. Peça-lhes que falem a respeito de seus desenhos. Escreva o nome de cada criança em seu desenho e a atividade, como, por exemplo: “Joãozinho canta as músicas da Primária no Dia do Senhor.

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Ajude as crianças a fazerem os gestos da seguinte atividade enquanto você diz a letra:

    A Criação

    Jesus disse para o sol brilhar (faça um grande círculo com os braços acima da cabeça)

    Para a chuva cair (coloque as mãos para cima e mexa os dedos imitando a chuva)

    Para flor desabrochar (abra os braços).

    Jesus disse: Cante passarinho (bater os braços como asas),

    E tudo se fez, com muito carinho (cruze os braços na frente do peito).

    [Johnie B. Wood, de Sing, Look, Do, Action Songs for Chidren (Cante, Olhe, Faça, Músicas com Gestos para Crianças), organizada por Dorothy M. Peterson (Cincinnatti: Ohio, EUA): Standard Publishing Co., 1965).]

    Explique que após a criação da Terra ter terminado, o Pai Celestial e Jesus descansaram. O Dia do Senhor é o dia em que descansamos e nos lembramos do Pai Celestial e de Jesus.

  2. Diga às crianças que quando fazemos nossos trabalhos no sábado, torna-se mais fácil lembrar-se de Jesus e do Pai Celestial no domingo. Cante “Sábado” (Música para Crianças) improvisando os gestos conforme a letra da música indicar.

Imprimir