Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
O Pai Celestial Tem um Corpo


Lição 2

O Pai Celestial Tem um Corpo

Propósito

Ajudar cada criança a entender que o Pai Celestial é uma pessoa real, com um corpo perfeito de carne e ossos e que somos feitos a Sua imagem.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude João 14:9; Doutrina e Convênios 130:22; Moisés 2:27; e Joseph Smith 2:14–17. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 1.

  2. Materiais necessários:

    1. Bíblia e Pérola de Grande Valor;

    2. Papel e lápis de cor para cada criança;

    3. Um espelho pequeno;

    4. Gravura 1–3: Jesus, o Cristo [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 240]; gravura 1–4: A Primeira Visão [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730059) – 403].

  3. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança para fazer a primeira oração de abertura.

Atividade Motivadora

Distribua papel e lápis de cor e peça às crianças que desenhem a si mesmas. Quando terminarem, peça-lhes que levantem os desenhos e pergunte-lhes quais são as crianças reais: as do desenho ou as que estão segurando o desenho. Pergunte-lhes como sabem a diferença.

Explique-lhes que do mesmo modo que elas são reais porque têm corpos, o Pai Celestial é real e tem um corpo. Podemos ver uma gravura do Pai Celestial, mas elas não são o verdadeiro Pai Celestial. O Pai Celestial real tem um corpo de carne e ossos.

Jesus Cristo se parece com o Pai Celestial

Pergunte aos alunos se alguém já lhes disse que elas parecem com seus pais. Mostre a gravura 1–3, Jesus, o Cristo, e explique que Jesus Cristo é o filho do Pai Celestial. As escrituras nos dizem que Jesus se parece com o Pai Celestial. Mostre a Bíblia e explique João 14:9 para as crianças.

• Com quem Jesus se parece?

Atividade

Peça às crianças que fiquem em pé. Ajude-as a decorar a primeira parte da primeira regra de fé: “Cremos em Deus, o Pai Eterno e em Seu Filho, Jesus Cristo”.

Parecemo-nos com o Pai Celestial e Jesus

Explique que uma vez que somos filhos espirituais do Pai Celestial, também nos parecemos com Ele. Temos corpos como o Dele. Explique Moisés 2:27 para as crianças. Explique que tendo sido criado à imagem do Pai Celestial significa que parecemos com Ele.

Atividade

Peça às crianças que se olhem em um espelho ou umas para as outras. Peça a cada criança que dê o nome de uma parte do corpo que ela está vendo, tal como braços, pernas, olhos ou ouvidos. Explique que o Pai Celestial e Jesus também têm esses órgãos.

• Vocês têm um corpo que se parece com o do Pai Celestial e de Jesus?

Explique que sabemos qual a aparência do Pai Celestial e de Jesus porque alguns profetas (líderes da Igreja) viram o Pai Celestial e Jesus e escreveram a respeito Deles nas escrituras.

História

Mostre a gravura 1–4, A Primeira Visão. Conte a história da Primeira Visão conforme contida em Joseph Smith 2:14–17.

• Como Joseph Smith sabia qual a aparência do Pai Celestial e de Jesus?

• Que tipo de corpo têm Jesus e o Pai Celestial?

Testemunho

Preste testemunho de quão grato (a) você é de ter um corpo feito à imagem do Pai Celestial. Expresse gratidão pelas diversas coisas maravilhosas que seu corpo é capaz de fazer.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Peça às crianças que se levantem e repitam os versinhos abaixo com os gestos indicados entre parênteses:

    Eu Tenho um Corpo Maravilhoso

    Esse corpo belo assim (coloque as mãos sobre o peito)

    O Pai Celestial fez para mim.

    Deu-me ouvidos para escutar (coloque a mão em forma de concha em torno do ouvido).

    E olhos para enxergar (aponte para os olhos).

    Duas mãos para agradecer (juntar as mãos),

    Dois pés para correr (correr no lugar, sem fazer barulho).

    Posso dobrar-me e esticar-me (abaixar e levantar, esticando os braços).

    Posso dar uma voltinha (gire sem sair do lugar).

    E do sapato que calço (apontar para os pés)

    Consigo tocar a pontinha (incline-se e toque a ponta dos sapatos).

    Quando penso em meu corpinho (coloque o dedo na cabeça indicando estar pensando),

    O que mais me agrada nele (sente-se calmamente)

    É saber que o Pai Celeste

    Fez meu corpo igual ao Dele.

  2. Ajude as crianças a cantar ou repetir a letra de “Cabeça, Ombros, Joelhos, Pés” (Músicas para Crianças). Lembre às crianças que o Pai Celestial nos deu corpos como o Dele e que esses corpos maravilhosos podem fazer muitas coisas.

  3. Utilizando a gravura 1–4, “A Primeira Visão”, deixe que cada criança conte a história da Primeira Visão para o resto da classe.

  4. Conte a história de Marcos e a atividade familiar.

    O pai de Marcos morreu quando ele ainda era bebê. Ele sempre tentava imaginar como havia sido o pai. Sua mãe e ele foram fazer uma visita a alguns familiares, tios e tias de Marcos, que haviam conhecido seu pai muito bem.

    Ao chegarem, o tio José cumprimentou-os. Ele olhou para Marcos e disse: “Eu o reconheceria em qualquer lugar. Seus olhos são iguaizinhos aos do seu pai.” Tia Elizabeth disse: “Sabe, Marcos, que você tem o nariz igual ao do seu pai.” E a tia Maria disse: “Marcos, seu sorriso me lembra o sorriso de seu pai.”

    Quando voltavam para casa, Marcos disse à mãe: “Como me diverti hoje! Fiquei sabendo muitas coisas sobre meu pai. Aprendi que me pareço com ele e isso me deixa feliz! Agora, quando olho no espelho, lembro-me dele.” A mãe de Marcos passou a mão na cabeça do filho e disse-lhe: “Com você por perto, sempre me lembro dele também.”

    Diga às crianças que do mesmo modo que Marcos sabia que se parecia com seu pai apesar de nunca tê-lo visto, sabemos que nos parecemos com nosso Pai Celestial apesar de não podermos vê-lo.

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Mostre a gravura 1–4, A Primeira Visão. Conte uma história simplificada a respeito da Primeira Visão. Saliente que o Pai Celestial e Jesus Cristo são pessoas reais e que Eles ouvem nossas orações.

  2. Utilize a gravura 1–4, A Primeira Visão, para mostrar que nossos corpos são semelhantes ao de nosso Pai Celestial e Jesus. Aponte partes do corpo na gravura e peça às crianças que apontem em seus corpos as mesmas partes. Por exemplo, se você apontar para o braço do Pai Celestial, as crianças devem apontar para os próprios braços.

  3. Ajude as crianças a fazerem os gestos durante a seguinte atividade enquanto você diz as frases:

    Joseph ajoelhou-se em meio às árvores (ajoelhe-se e cruze os braços)

    E fez uma oração. (toque os lábios com a ponta dos dedos)

    Ele viu o Pai e o Filho (olhe para cima, e proteja os olhos como se olhasse para um objeto de luz intensa).

    E ouviu-os com atenção (coloque a mão em forma de concha por trás de um ouvido indicando escutar atentamente).

  4. Aponte para sua boca e diga: “Isto é minha boca”, pedindo em seguida às crianças que mostrem a boca; ajude-as a apontarem para a própria boca. Pergunte: “O Pai Celestial tem boca?” Repita o mesmo procedimento para os olhos, nariz, ouvidos, mãos e pés. A seguir, indique mais uma vez as partes do corpo sem dizer os nomes e peça às crianças que digam como se chamam.