Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
O Plano do Pai Celestial para Nós


Lição 3

O Plano do Pai Celestial para Nós

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que vivíamos com nosso Pai Celestial como Seus filhos espirituais antes de virmos para a Terra e que podemos viver com Ele novamente após esta vida.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Abraão 3:22–27. Ver também Princípios do Evangelho (31110 059), capítulo 2.

  2. Materiais necessários:

    1. escrituras

    2. uma boneca ou a gravura de uma pessoa recortada.

    3. Gravura 1–1: “O Mundo”; gravura 1–3: “Jesus, o Cristo” [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 240]; gravura 1–5: Família com um bebê; gravura 1–6: Noite Familiar; gravura 1–7: Uma Família Amorosa; gravura 1–8: Distribuição do Sacramento; gravura 1–9: Oração Matinal; gravura 1–10: Oração Familiar; gravura 1–11: Menino Sendo Batizado; gravura 1–12: “Menina Sendo Confirmada”; gravura 1–13: Joseph Smith [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 400].

  3. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Atividades de aprendizagem

Convide uma criança a fazer a oração de abertura.

Atividade Motivadora

Coloque uma boneca ou gravura de uma pessoa em uma das cadeiras perto das crianças. Peça às crianças que se levantem, virem-se e sentem-se novamente.

• Por que a boneca não se levantou?

• Por que você é capaz de levantar-se?

Fale a respeito das diferenças entre as crianças e a boneca. Ajude as crianças a compreender que elas estão vivas. Todos elas têm um espírito em seu corpo que os torna vivos e, por isso, conseguem ver, ouvir, levantar-se, mover-se, pensar e falar.

• Onde vocês moravam antes de nascerem na Terra?

Música

Cante “Sou um Filho de Deus” (Hinário, nº 193 e Música para Crianças) com as crianças. Lembre-lhes que Deus é um outro nome para o Pai Celestial.

Sou um Filho de Deus,

Por Ele estou aqui.

Mandou-me à Terra, deu-me um lar,

E pais tão bons pra mim.

Ensinai-me, ajudai-me

as leis de Deus guardar

Para que um dia eu vá

com Ele habitar.

Atividade

Peça a uma criança que fique em pé a seu lado. Usando o nome da criança, explique que ele ou ela vivia com o Pai Celestial antes de nascer na Terra, e que ele ou ela é um(a) filho(a) espiritual a quem o Pai Celestial ama. Faça o mesmo com cada uma das crianças.

Explique que por nos amar, o Pai Celestial tem um plano para nós. Antes de a Terra ter sido criada, o Pai Celestial reuniu todos os Seus filhos para explicar Seu plano. Todos nós, nossos pais, nossos irmãos e irmãs estavam lá.

O Pai Celestial nos enviou para viver na Terra

Mostre a gravura 1–1, O Mundo. Explique que a Terra é parte do plano do Pai Celestial. Sob a direção do Pai Celestial, Jesus Cristo criou a Terra para nós. Fomos enviados para cá através do nascimento e recebemos um corpo físico.

Mostre a gravura 1–5, Família com um bebê. Deixe as crianças falarem a respeito da gravura. Diga-lhes que ficamos entusiasmados com a idéia de vir para a Terra, aprender e crescer. Viemos para a Terra como bebês, em famílias que nos poderiam amar e cuidar de nós.

Diga às crianças que quando viemos para a Terra, recebemos corpos físicos com pele, músculos, sangue e ossos. Peça às crianças que toquem seus próprios braços.

• Conseguem sentir o osso dentro do braço?

• Conseguem ver e sentir sua própria pele?

• Conseguem sentir os músculos?

Lembre às crianças que o espírito dentro de nosso corpo nos dá vida, embora não possamos vê-lo ou tocá-lo. Nosso corpo físico pode ser visto e tocado. Diga às crianças que ter um corpo físico é uma grande bênção.

Atividade

Recite o versinho abaixo com as crianças. Aponte cada parte do corpo ao mencioná-la.

Sou Grato por Meus Olhos

Sou grato por meus olhos,

nariz, boca e ouvidos;

Por minhas mãos e meus braços

Serem bem desenvolvidos.

(Adaptado de um poema de Lucy Picco)

Explique que enquanto estamos aqui na Terra, crescemos e aprendemos muitas coisas. Ao aprendermos a escolher o que é certo, tornamo-nos mais semelhantes ao Pai Celestial e a Jesus. Essa é outra parte do plano do Pai Celestial.

O Pai Celestial quer que voltemos a Ele algum dia

Expresse seu amor pelo Pai Celestial. Diga às crianças que, algum dia, você deseja voltar para o Pai Celestial, vê-Lo e estar com Ele novamente. Explique que isso também é parte do plano do Pai Celestial. Ele quer que cada um de nós volte a viver com Ele quando nossa vida na Terra terminar. Ele quer que nós, nossos pais e nossas famílias estejam com Ele novamente.

Explique que para viver com o Pai Celestial e Jesus novamente, temos que ser batizados e guardar os mandamentos. Mostre as escrituras. Explique que as escrituras nos ensinam a respeito do Pai Celestial e de Jesus e dizem o que Eles querem que façamos.

Usando as gravuras relacionadas na seção “Preparação”, fale sobre o que o Pai Celestial quer que aprendamos e façamos aqui na Terra. Ele quer que amemos nossas famílias, não sejamos egoístas, freqüentemos a Igreja, tomemos o sacramento, oremos pela manhã e à noite, façamos a oração familiar e a noite familiar, sejamos batizados, confirmados e recebamos o Espírito Santo, casemo-nos no templo, aprendamos a respeito dos profetas e nos tornemos como o Pai Celestial e Jesus.

Testemunho

Expresse sua gratidão pelo Pai Celestial e por seu plano para nós. Encoraje as crianças a que sempre façam aquilo que sabem ser correto, de modo a, algum dia, voltar a viver com o Pai Celestial e Jesus.

Atividades complementares

Escolha algumas das atividades seguintes para utilizar durante a lição:

  1. Dê a cada criança um pedaço de papel com a frase Sou um filho de Deus e peça que desenhem a si mesmos. Peça-lhes que mostrem os desenhos às outras crianças da classe. Encoraje cada criança a dizer algo positivo a seu respeito enquanto mostra o desenho.

  2. Ajude as crianças a repetirem o seguinte versinho, fazendo os gestos indicados:

    Criações de Deus

    Deus fez a lua (faça um círculo com as mãos, levantando os braços bem acima da cabeça)

    E as estrelinhas (levantar as mãos, abrindo-as e fechando-as)

    Para o céu iluminar. (Estique os braços para cima em direção ao céu)

    Fez o sol, (faça um círculo com os braços acima da cabeça)

    As árvores, (levante os braços em ângulo reto)

    As flores, (coloque as mãos em forma de concha)

    Os passarinhos, (imite o bater de asas com os braços)

    Para o mundo alegrar. (Abrir os braços)

    (Extraído de Fascinating Finger Fun de Eleonor Doan. Copyright © 1951. Usado com permissão.)

  3. Escreva as seguintes perguntas em diferentes pedaços de papel. Revise a lição deixando que cada criança escolha um pedaço de papel. Leia a pergunta e deixa a criança respondê-la. Repita a atividade dando chance a todas as crianças de participarem.

    1. Quem é um filho de Deus? (Eu sou; todos são.)

    2. Onde vivíamos antes de nascermos na Terra? (No céu com o Pai Celestial e Jesus.)

    3. Por que o Pai Celestial pediu a Jesus que fizesse a Terra para nós? (Para que pudéssemos receber um corpo físico e aprender o que necessitamos fazer para viver com o Pai Celestial e Jesus novamente.)

    4. O que precisamos fazer para viver novamente com o Pai Celestial e Jesus? (Obedecer os mandamentos, não ser egoístas, ser batizados, ir ao templo, etc. Deixe as crianças mostrarem as gravuras adequadas enquanto respondem a esta pergunta.)

    5. Com quem podemos viver depois de terminada nossa vida aqui na Terra? (Com o Pai Celestial e Jesus e com nossas famílias.)

Atividades adicionais para crianças menores

  1. Com a aprovação da presidente da Primária, convide um pai para levar seu bebê à sala de aula. Fale a respeito de pais e de como eles amam seus filhos. Diga às crianças que elas têm dois pais que os amam: seu pai aqui na Terra e o Pai Celestial. Antes de os bebês nascerem aqui na Terra, eles vivem com o Pai Celestial. (Observação: Preste atenção à situação das crianças da turma, algumas das quais podem não ter pais vivendo com eles.)

  2. Leve um ou mais pares de sapatos masculinos de adultos para a aula. Fale sobre quem usa os sapatos grandes. Deixe que as crianças comparem o tamanho de seus próprios sapatos ou pés com os sapatos maiores. Deixe que cada criança tenha a oportunidade de caminhar usando os “sapatos do papai”.

  3. Repita as duas primeiras linhas de “Eu Vivia no Céu” (Children’s Songbook):

    Eu vivia no céu há muito tempo, é verdade;

    Vivia com pessoas que conheço e gostava muito de lá. Você também.

    (Copyright © 1987. Janeen Jacobs Brady. Usado com permissão.)

    • Com quem vivíamos no céu? (Com o Pai Celestial, Jesus e todas as outras pessoas.)

  4. Ajude as crianças a fazerem os gestos da seguinte atividade enquanto você diz as frases:

    Todos dão aos mãos formando um círculo. Fiquem de mãos dadas durante toda a atividade.

    Todos vivíamos juntos com o Pai Celestial. (Todos se aproximam, trazendo as mãos para o centro do círculo)

    Ele nos mandou para a Terra para vivermos. (o círculo se abre tornando-se maior)

    Ele nos deu famílias que nos amam e ensinam. (Todos se aproximam, novamente)

    Nossas famílias nos ajudarão a viver com Ele novamente. (Mais uma vez, abre-se o círculo).