Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 11: Batismo


Lição 11

Batismo

Propósito

Ajudar cada uma das crianças a entender melhor a importância do batismo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Mateus 3:13–17; 2 Néfi 9:23 e Doutrina e Convênios 20:73–74.

  2. Leve o cartaz “Tornar-se Membro da Igreja de Jesus Cristo” utilizado anteriormente na lição 7, com as tiras com as palavras “Fé em Jesus Cristo” e “Arrependimento” no lugar. Tenha à mão a tira com a palavra “Batismo” para utilizar durante a lição.

  3. Uma bola macia ou pequeno bichinho de pelúcia.

  4. Materiais necessários:

    1. Bíblia, Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios;

    2. Gravura 3-13, Menino Sendo Batizado e gravura 3-1, João Batista Batizando Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 208].

    3. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Observação: Adapte esta lição conforme necessário caso algumas das crianças já tenha sido batizada.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Podemos Ser Batizados Aos Oito Anos

Cartaz

Mostre o cartaz “Tornar-se Membro da Igreja de Jesus Cristo”. Peça a uma criança que coloque a tira com a palavra “Batismo” no terceiro degrau. Diga às crianças que o batismo é o terceiro passo para tornarmo-nos membros da Igreja de Jesus Cristo.

Atividade motivadora

Diga que antes de as crianças poderem ser batizadas, deve acontecer uma coisa importante. Diga-lhes que você vai recitar um versinho para elas a respeito do batismo. Diga que uma palavra foi omitida. Essa palavra é um número. Peça às crianças que escutem e vejam se sabem qual palavra (ou número) está faltando. Elas devem levantar o braço quando souberem qual palavra foi omitida.

Quando é meu aniversário

Fico sempre muito contente.

E ao olhar hoje no calendário

Vejo que vou ganhar um presente.

Pois __________ anos logo farei

E batizado então serei.

  • Que palavra está faltando? (Oito)

Diga que sempre aguardamos nosso aniversário com entusiasmo, mas nosso oitavo aniversário tem um significado especial porque significa que já temos idade para ser batizados.

Jesus Cristo Obedeceu ao Mandamento de Ser Batizado

Apresentação pelo professor

Lembre às crianças que o Pai Celestial ordenou que todas as pessoas fossem batizadas. Jesus Cristo queria obedecer a todos os mandamentos do Pai Celestial.

Escritura

Leia 2 Néfi 9:23 em voz alta. Diga que Santo de Israel é outro nome para Jesus Cristo.

Diga que essa escritura nos diz que recebemos o mandamento de ser batizados. A escritura também nos diz que se não formos batizados, não poderemos ser salvos no reino de Deus; em outras palavras, temos de ser batizados para vivermos novamente com o Pai Celestial e Jesus.

Gravura e debate

Mostre a gravura 3-1, João Batista Batizando Jesus, e conte a história relacionada a ela (ver Mateus 3:13–17). Leia o máximo possível da escritura para as crianças, explicando-lhes as palavras e expressões que sejam difíceis para elas.

  • Quem batizou Jesus? (João Batista)

Diga que Jesus foi até João Batista para ser batizado porque João Batista tinha a autoridade do sacerdócio para batizar.

João Batista levou Jesus para o Rio Jordão. Depois de fazer a oração batismal, João Batista imergiu Jesus totalmente nas águas e trouxe-o para fora da água.

Diga que o batismo no qual a pessoa é totalmente coberta pela água e depois se levanta da água é chamado batismo por imersão. Peça às crianças que repitam as palavras batismo por imersão.

Podemos Ser Batizados Exatamente como Jesus Cristo

Música

Peça às crianças que prestem atenção enquanto você recita mais um versinho. Peça-lhes que repitam o versinho com você.

Batizado como Jesus

Eu também quero ser.

Pelas mãos do sacerdócio

Vou a Ele obedecer.

  • O que “também quero ser” de acordo com o versinho? (Batizado como Jesus.)

  • De que maneira seremos batizados como Jesus o foi? (Por imersão e por alguém que possua autoridade.)

Gravura e debate

Coloque a gravura 3-13, Menino Sendo Batizado, próxima à gravura de João Batista Batizando Jesus.

Diga que quando Jesus Cristo foi batizado, Ele foi imerso na água (completamente coberto). Hoje em dia, os batismos normalmente acontecem numa capela num tipo de piscina especial, chamada de fonte batismal. Se não houver uma fonte batismal nas proximidades, podem-se utilizar piscinas ou riachos.

  • Que autoridade João Batista possuía para batizar? (O Sacerdócio Aarônico)

  • Que autoridade uma pessoa que está batizando deve ter para batizar? (Ele deve ser sacerdote no Sacerdócio Aarônico ou possuir o Sacerdócio de Melquisedeque.)

  • Você conhece alguém que tenha o sacerdócio e possa batizar?

Apresentação pelo professor

Lembre às crianças que quando Joseph Smith estava traduzindo o Livro de Mórmon com Oliver Cowdery, João Batista apareceu a eles e ensinou-lhes o modo correto de batizar. Ele deu-lhes o sacerdócio de modo que tivessem autoridade para batizar outros. O sacerdócio foi dado a outras pessoas para que tivéssemos o privilégio de sermos batizados por alguém com a devida autoridade.

Regra de fé

Explique às crianças que a pessoa que as batizar terá o mesmo sacerdócio que João Batista tinha. A quinta regra de fé diz-nos como um homem recebe essa autoridade.

Leia em voz alta e peça às crianças que repitam:

“Cremos que um homem deve ser chamado por Deus (…) por quem possua autoridade (…)”

A Ordenança do Batismo

Gravura e explicação

Na gravura 3-13, Menino Sendo Batizado, mostre a posição das mãos.

Explique as seguintes diretrizes às crianças: Quando forem batizadas, vocês e o homem que estiver realizando o batismo descerão à fonte batismal. O homem que estiver realizando o batismo segura seu braço direito com a mão esquerda. Vocês podem tapar o nariz com a mão direita e, com a esquerda, segurar no braço esquerdo do homem que estiver batizando. O homem que estiver realizando o batismo levantará a mão direita e dirá as palavras da oração batismal.

Escritura

Diga às crianças que a oração batismal encontra-se nas escrituras. Peça-lhes que escutem enquanto você lê a oração.

Leia Doutrina e Convênios 20:73, começando pelas palavras: “Tendo sido comissionado”.

Diga que comissionado significa “recebido autoridade para representar”. Ajude as crianças a compreenderem que o verdadeiro batismo é realizado somente por alguém que tenha recebido autoridade para representar Jesus Cristo na realização do batismo. Seu batismo terá o mesmo valor que teria se o próprio Jesus os houvesse batizado.

Mencione que após dizer a oração, o homem que estiver realizando o batismo coloca a mão direita nas costas da pessoa e vagarosamente a faz descer na água até que ela a cubra completamente. A seguir, tira a pessoa da água, levantando-a.

Ajude as crianças a compreender que ficarão sob a água por um tempo muito pequeno e que o homem que as estiver batizando irá segurá-las com bastante firmeza. Elas estarão segurando no braço dele e conseguirão tapar o nariz para que não respirem ou engulam água.

Experiência pessoal

Caso deseje, conte-lhes a respeito de seu próprio batismo. Se algumas dentre as crianças da classe já tiverem sido batizadas, convide-as a falar a respeito de seu batismo.

Deixe que as crianças façam perguntas e falem do que sentem a respeito do batismo. Ajude-as a compreender que o batismo pode ser uma maravilhosa experiência para elas.

Ficamos Felizes ao Sermos Batizados

Diga às crianças que você gostaria de fazer algumas perguntas a elas a fim de recordar o que aprenderam a respeito do importante passo do batismo. Jogue a bola ou bichinho de pelúcia para uma criança e faça uma das seguintes perguntas. Cada uma das crianças deve ter a oportunidade de pegar o brinquedo (ou bola) e responder a uma pergunta.

  • Quantos anos precisamos ter para sermos batizados? (Oito)

  • Por que devemos ser batizados? (É um mandamento)

  • Onde seremos batizados? (Numa fonte batismal ou outro lugar onde haja água em quantidade suficiente para sermos imersos)

  • O que um homem deve ter para poder batizar? (O sacerdócio)

  • Como seremos batizados? (Por imersão)

  • Por que você ficará feliz quando for batizado?

Deixe que as crianças participem e falem de seus sentimentos. Você pode enfatizar que elas ficarão felizes de serem membros da Igreja de Jesus Cristo, ficarão felizes ao saber que estão seguindo Seu exemplo e ficarão felizes também por obedecer esse mandamento.

História

Conte a seguinte história a respeito de uma menina que queria ser batizada:

“Quando a mãe e as irmãs de Alice decidiram tornar-se membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Alice só tinha seis anos de idade e era muito nova para ser batizada com o restante da família. (…) Alice mal conseguia esperar seu aniversário de oito anos para poder ser batizada também, uma vez que elas sempre falavam da maravilhosa experiência do batismo e da alegria que tinham por serem membros da Igreja.

Alice fazia planos e sonhava com o batismo no dia do seu aniversário. “Não algum tempo depois”, dizia ela “mas no mesmo dia”.

No entanto, três dias antes do aniversário de oito anos, Alice acordou com uma forte dor de cabeça e, no dia seguinte, sentia-se tão mal que nem conseguiu ir à escola.

O médico disse que ela teria de ficar de cama por pelo menos uma semana. Os grandes olhos de Alice ficaram cheios de lágrimas de decepção.

No dia seguinte, Alice sentia-se ainda pior e a febre estava mais alta, apesar do remédio que o médico receitara. Sua mãe estava espantada e preocupada, mas Alice sentia-se pior por não ser batizada no próprio dia do aniversário do que devido a todas as dores e à febre.

Na véspera do aniversário de Alice, sua mãe ia entrando no quarto, mas parou na porta quando viu que Alice estava ajoelhada na cama, orando fervorosamente. Ela implorava ao Pai Celestial que lhe concedesse o grande desejo de tornar-se membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Na manhã de seu aniversário, Alice levantou-se, vestiu-se e preparou-se para o batismo. A febre havia passado e ela sentia-se bem e estava feliz. Algumas horas mais tarde, a mãe tirou-lhe a temperatura novamente e a febre havia realmente cedido.

O Pai Celestial atendera à oração sincera de Alice. Naquela noite ela foi batizada!” [“A Birthday Baptism” (Um Batismo no Aniversário), Friend, 1974, p. 33.]

  • Como você acha que se sentiria se estivesse no lugar de Alice?

Ajude as crianças a compreenderem que talvez não possam ser batizadas no dia exato do aniversário, mas logo após completarem oito anos; às vezes, há uma data em cada mês para todas as crianças, da ala ou estaca, que fizeram oito anos. Diga-lhes que serão entrevistadas pelo bispo ou presidente do ramo antes de serem batizadas. Diga-lhes em que dia os batismos são, geralmente, realizados em sua área. Diga-lhes que espera que elas se sintam tão alegres quanto Alice no dia em que forem batizadas.

Resumo

Lembre às crianças que seu aniversário de oito anos é uma data especial, porque terão a idade suficiente para serem batizadas.

Repita os versinhos utilizados anteriormente:

Quando é meu aniversário

Fico sempre muito contente.

E ao olhar hoje no calendário

Vejo que vou ganhar um presente.

Pois oito anos logo farei

E batizado então eu serei.

Batizado como Jesus

Eu também quero ser.

Pelas mãos do sacerdócio

Vou a Ele obedecer.

Mostre os passos no cartaz e leia-os. Diga que, depois que as crianças forem batizadas, estarão prontas para dar o passo final a fim de tornarem-se membros da Igreja.

Convide uma criança para oferecer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Faça uma cópia do desenho do bolo de aniversário para cada criança. Peçalhes que desenhem oito velas no bolo e pintem o desenho. Escreva na parte superior do papel: “Mal posso esperar para fazer oito anos”.

  2. Comente os passos que as crianças precisam dar a fim de prepararem-se para o batismo. Coloque o recorte de uma pegada no chão ao falar sobre cada uma das idéias mencionadas, de modo que as pegadas levem à gravura 3-13, Menino Sendo Batizado.

    • Freqüentar a Primária e a reunião sacramental semanalmente;

    • Aprender a respeito das escrituras;

    • Ser honesto;

    • Orar diariamente;

    • Pagar o dízimo;

    • Ser bondoso e gentil para com os amigos e familiares;

    • Seguir o exemplo de Jesus Cristo;

    • Ter oito anos de idade;

    • Ser entrevistado pelo bispo ou presidente do ramo.

  3. Convide um portador do Sacerdócio de Melquisedeque para visitar a classe e dizer às crianças o que acontecerá durante seu batismo. Peça-lhe que treine com as crianças a posição correta das mãos e as ações do batismo.

Mal Posso Esperar para Fazer Oito Anos

Imagem
cake

Imprimir