Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 47: Jesus Cristo Nasceu na Terra (Natal)


Lição 47

Jesus Cristo Nasceu na Terra (Natal)

Propósito

Ajudar cada criança a compreender a importância do nascimento de Jesus Cristo.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Helamã 14; 3 Néfi 1; e Lucas 2. Prepare-se para ler Helamã 14:5; 3 Néfi 1:13, 21; e Lucas 2:9–15.

  2. Prepare uma cópia do modelo do quebra-cabeça da estrela, localizado no final desta lição, para cada criança. Corte os quebra-cabeças em pedaços e prenda-os com um clipe ou coloque-os num envelope para cada criança.

  3. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Astros Brilham nas Alturas” (Músicas para Crianças, p. 24) e “Noite Feliz” (Hinos, nº 126).

  4. Materiais necessários:

    1. Bíblia e Livro de Mórmon;

    2. As seguintes figuras para flanelógrafo: o nascimento de Jesus Cristo (3-11), os pastores (3-12) e os nefitas e a estrela (3-13);

    3. Uma folha de papel colorido para cada criança;

    4. Cola;

    5. Gravura 3-73, Samuel, o Lamanita, na Muralha [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 314].

  5. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

O Nascimento de Jesus Foi Anunciado por um Anjo

Atividade motivadora

  • Você já ficou aguardando um acontecimento especial?

  • O que era? (As respostas das crianças podem incluir o nascimento de um novo bebê, uma visita dos avós, um aniversário, o batismo delas, etc.)

  • O tempo de espera pareceu longo demais?

  • Como você se sentiu quando aquilo finalmente aconteceu?

Dê às crianças uma oportunidade para compartilhar experiências e expressar os sentimentos ou emoções que elas tiveram. Você pode falar de um evento pelo qual tenha esperado ansiosamente.

Diga que desde a época de Adão, nosso Pai Celestial prometera que um evento muito importante aconteceria. Prometeu enviar à Terra Seu Filho, que seria o Salvador do mundo. As pessoas justas aguardaram com bom ânimo esse grande evento. Elas sabiam que o Pai Celestial cumpriria Sua promessa. Elas esperaram pelo nascimento de Jesus.

Escritura e história com uso do flanelógrafo

Mostre a figura do nascimento de Jesus. Peça às crianças que contem o que sabem a respeito da história do nascimento de Jesus. Ajude cada criança a contribuir com alguma parte da história.

  • Quem estava nos campos perto de Belém aquela noite? (Pastores, apascentando seus rebanhos.)

Mostre a figura dos pastores.

Diga que, quando Jesus nasceu, um anjo apareceu àqueles humildes pastores para contar-lhes a importante notícia do nascimento de Jesus.

Mostre a figura do anjo.

  • Como os pastores se sentiram quando viram o anjo? (Os pastores ficaram assustados quando o anjo apareceu.)

Ensine às crianças que os pastores não entendiam que o anjo tinha uma mensagem tão importante para eles. Leia para a classe o que aconteceu em Lucas 2:9–15.

  • Como você acha que os pastores se sentiram quando ouviram a notícia a respeito do nascimento de Jesus?

  • O que fizeram para mostrar que estavam felizes pelo nascimento de Jesus? (Eles foram encontrar o menino Jesus em Belém.)

Diga que, devido ao aparecimento do anjo aos pastores para contar-lhes sobre o nascimento de Jesus Cristo, eles souberam que Jesus era o Filho do Pai Celestial e o Seu nascimento, um evento importante.

Hino

Para ajudar as crianças a sentir a alegria e a emoção do nascimento de Jesus, ajude-as a cantar ou repetir a letra de “Astros Brilham nas Alturas”.

Astros brilham nas alturas,

É a noite de Natal,

Os pastores, nas campinas,

Ouvem coro celestial.

Vozes de anjos que anunciam:

“Paz na Terra, glória a Deus!”

Oh! que noite divinal!

Uma estrela mui brilhante

Nessa noite vê-se bem;

E seu brilho guia os Magos

Do Oriente à Belém.

Linda estrela, branca e bela,

Nossos passos vem guiar

Ao Menino, nosso Bem!

Após cantar ou repetir a letra do hino, ensine que não só os pastores receberam esta importante mensagem a respeito do nascimento de Jesus, mas também os nefitas e lamanitas, na América.

O Nascimento de Jesus Cristo Foi Anunciado na América

Gravura, escritura e história

Diga que por meio do Livro de Mórmon, os profetas falaram a respeito do nascimento de Jesus Cristo e aguardaram-No ansiosamente. Os membros da Igreja de Cristo esperaram o nascimento do Salvador com entusiasmo e oraram por Ele durante muitos anos. Conte a seguinte história com suas próprias palavras:

Cinco anos antes do nascimento de Jesus, um profeta com o nome de Samuel foi chamado por Deus a fim de preparar o povo para o nascimento de Jesus. Ele iria adverti-los para que se arrependessem e acreditassem no Salvador. Samuel era um lamanita. Os nefitas haviam-se tornado iníquos e não lhe deram ouvidos. Eles ficaram tão irados com Samuel que o expulsaram da cidade. Porém, a voz do Senhor fez-se ouvir a Samuel e ordenou-lhe que voltasse. Ele, corajosamente, subiu até o topo da muralha da cidade e disse ao povo que se arrependesse e se preparasse para o nascimento vindouro de Jesus Cristo.

Mostre a gravura 3-73, Samuel, o Lamanita, na Muralha.

Diga que Samuel disse ao povo que em cinco anos Jesus Cristo viria à Terra. O evento que fora predito por tanto tempo, estava, realmente, muito próximo. Samuel explicou que determinadas coisas aconteceriam para indicar-lhes que Jesus nascera em Belém. Na noite anterior ao nascimento de Jesus, haveria grandes luzes no céu. Elas seriam tão brilhantes que durante a noite não haveria escuridão. A noite seria tão iluminada como se fosse dia.

Leia Helamã 14:5 para a classe.

  • O que Samuel disse aos nefitas que procurassem? (Uma nova estrela.)

Diga às crianças que Samuel, o lamanita, orientou os nefitas a procurarem uma nova estrela no céu quando Jesus nascesse. Samuel sabia disso por ter sido revelado por um anjo que aqueles sinais aconteceriam.

  • Em sua opinião, por que o Pai Celestial enviou um anjo para contar essas coisas a Samuel? (Para que ele advertisse o povo.)

  • Por que você acha que o Pai Celestial queria que Samuel contasse ao povo a respeito desses sinais? (Para que soubessem a época do nascimento de Jesus e para tentar levar o povo ao arrependimento.)

Diga que o Pai Celestial enviou um anjo para falar a Samuel a respeito dos acontecimentos vindouros. Ele queria que o povo da América esperasse com bom ânimo o nascimento de Jesus. O Pai Celestial queria que soubessem que isto aconteceria logo.

Cinco anos depois de Samuel falar aos nefitas que Jesus nasceria, os membros da Igreja estavam esperando pelos sinais preditos por ele. Eles estavam atentos para a noite sem escuridão que marcaria Seu nascimento. As pessoas iníquas, que não acreditavam nas palavras de Samuel, declararam aos seguidores fiéis que seriam levados à morte, caso os sinais não aparecessem até determinado dia.

O profeta daquele tempo era um homem chamado Néfi. Néfi estava preocupado com o que os incrédulos fariam aos justos, caso os sinais não aparecessem até o dia determinado por eles. Ele estava tão cheio de pesar que orou ao Pai Celestial por causa dos problemas que estavam tendo. Néfi orou o dia todo. Então, a voz do Senhor se fez ouvir a Néfi.

Debate de escritura

Leia 3 Néfi 1:13 para as crianças.

  • Como você acha que Néfi se sentiu ao ouvir estas palavras vindas de Jesus Cristo?

Diga que Néfi estava consolado e sabia que Jesus nasceria no próximo dia. Naquela mesma noite veio o primeiro sinal.

  • O que aconteceu aquela noite?

Deixe as crianças contarem tudo o que elas sabem. Ajude-as a compreender que a noite chegou, mas não havia escuridão. As pessoas estavam surpresas por parecer que não havia noite. Elas ficaram tão admiradas que caíram por terra. As pessoas retas sabiam que chegara o tempo pelo qual haviam esperado durante tantos anos. Elas sabiam que Jesus Cristo estava nascendo. Então, algo mais aconteceu.

Escritura e flanelógrafo

Leia 3 Néfi 1:21 para a classe descobrir o que era.

Coloque a figura dos nefitas e a estrela no flanelógrafo (no lado oposto àquelas já usadas).

Diga que o Salvador havia nascido. A fé que eles tiveram durante tantos anos, transformava-se, agora, em grande alegria ao verem a nova estrela no céu. Embora não fosse possível aos nefitas ver a criança, eles sabiam que Seu nascimento era muito importante para eles.

  • Por que o Pai Celestial garantiu aos nefitas que vissem a estrela? (Para que eles soubessem que Jesus Cristo nascera.)

  • Como você acha que os nefitas se sentiram quando viram a estrela?

Diga que a estrela foi vista, também, em Jerusalém. O nascimento de Jesus Cristo foi importante para todo o mundo. Foi algo pelo qual as pessoas haviam esperado ansiosamente por muitos anos e realmente aconteceu.

Hino

Cante ou repita a letra de “Noite Feliz”.

Noite feliz! Noite feliz!

Ó Senhor, Deus de amor

Pobrezinho nasceu em Belém;

Eis na lapa Jesus, nosso bem;

Dorme em paz, ó Jesus!

Dorme em paz, ó Jesus!

Noite feliz! Noite feliz!

Ó Jesus, Deus da luz,

Quão afável é teu coração

Pois quiseste nascer nosso irmão

E a nós todos salvar!

E a nós todos salvar!

Noite feliz! Noite feliz!

Eis no ar, vêm cantar

Aos pastores os anjos do céu,

Anunciando a vinda de Deus

De Jesus Salvador!

De Jesus Salvador!

Resumo

Apresentação pelo professor

Diga que não é necessário que vejamos um anjo ou uma estrela a cada Natal para nos avisar que Jesus Cristo nasceu. Sabemos que isto é verdade. Sabemos que isto é importante para nós. Podemos sentir o mesmo júbilo que os pastores e os nefitas sentiram quando souberam de Seu nascimento. Sentimos isso ao falarmos aos outros a respeito do amor e a alegria que temos devido a Seu nascimento.

  • Como você pode compartilhar a alegria pelo nascimento de Jesus com os outros?

Testemunho do professor

Preste seu testemunho a respeito da importância do nascimento de Jesus Cristo e como podemos compartilhar amor e alegria com os outros.

Atividade

Distribua um quebra-cabeça para cada criança. Deixe-as montarem seu quebracabeça e colá-lo sobre um pedaço de papel colorido. Depois que todas as crianças terminarem, leia a mensagem na estrela: “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lucas 2:11.)

Debate

  • Quem recebeu esta mensagem de um anjo? (Os pastores no campo.)

  • Quem recebeu a estrela como um sinal do nascimento de Jesus Cristo? (Os nefitas e o povo de Jerusalém.)

Convide uma criança para fazer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Use acessórios simples para dramatizar a história do nascimento de Jesus Cristo.

  2. Dê a cada criança uma folha de papel e lápis de cor. Ajude as crianças a dobrarem o papel como um cartão. Escreva a palavra Natal na frente. Peça às crianças que façam cartões de Natal para sua família, fazendo desenhos sobre o que elas aprenderam na aula.