Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 14: A Palavra de Sabedoria


Lição 14

A Palavra de Sabedoria

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que o Senhor nos abençoa quando seguimos os mandamentos dados na Palavra de Sabedoria.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Doutrina e Convênios 89 e Daniel 1.

  2. Dois sacos de papel, um com um rosto alegre desenhado e o outro com um rosto triste. Se não for possível obter sacos de papel, desenhe uma cara alegre e outra triste em pedaços separados de papel.

  3. Faça um pequeno rosto alegre em papel redondo para cada criança. Você poderá usar alfinetes ou fita adesiva para prendê-lo na roupa de cada criança.

  4. Desenhe pequenas gravuras de alimentos ou recorte-as de revistas (se disponíveis). Tenha o suficiente para dar pelo menos duas a cada criança. Inclua uma grande variedade de alimentos saudáveis, assim como gravuras de produtos de fumo, chá preto ou café e bebidas alcoólicas.

  5. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Por Minha Força e Saúde” (Músicas para Crianças, p. 21.)

  6. Materiais necessários:

    1. Bíblia e Doutrina e Convênios;

    2. Escudo e anel CTR;

    3. Gravura 3-6, O Profeta Joseph Smith [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 401]; gravura 3-29, Daniel Rejeitando a Carne e o Vinho do Rei [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 114); gravura 3-27, Emprestando o Velocípede; gravura 3-30, Pulando Corda; gravura 3-31, Criança com um Cachorro.

  7. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

O Pai Celestial e Jesus Cristo Desejam que Tenhamos Corpos Saudáveis

Atividade motivadora

Peça às crianças que fechem os olhos e imaginem que cada uma tem um bichinho de estimação, como um cachorrinho. Elas gostam muito de seus bichinhos e com eles se divertem muito. Um dia, seu bichinho parece estar cansado e doente e não come sua comida predileta.

  • O que poderia estar errado com seu animalzinho imaginário?

  • Por que será que ele não quer comer?

Diga que o cachorrinho comeu algo que não lhe fez bem.

  • Como você poderá ajudar seu bichinho? (Não deixando que coma alimentos que lhe façam mal.)

  • O que pode acontecer a seu corpo, se comerem coisas que não são boas para ele?

Diga que podemos prejudicar nosso corpo comendo coisas que não são saudáveis. Por saberem que isso poderia acontecer, o Pai Celestial e Jesus Cristo nos deram alguns mandamentos para nos ajudar a crescer fortes e felizes.

O Pai Celestial e Jesus Cristo Deram-nos a Palavra de Sabedoria

Gravuras e debate

Mostre a gravura 3-6, O Profeta Joseph Smith. Diga que Jesus Cristo falou ao Profeta Joseph Smith sobre alguns dos alimentos que devemos comer e outros que não devemos. Joseph Smith escreveu isso para nos orientar. Essas instruções são chamadas de Palavra de Sabedoria, encontradas na seção 89 de Doutrina e Convênios. (Mostre um exemplar de Doutrina e Convênios.)

Diga que os alimentos que devemos comer incluem legumes, feijão, um pouco de carne, frutas e grãos, como o trigo (pão e macarrão) e arroz.

Jesus Cristo também nos advertiu a respeito de coisas que podem prejudicar nosso corpo, como chá preto, café, vinho e outras bebidas alcoólicas. Os profetas modernos também nos admoestaram a não usarmos drogas prejudiciais. (Ajude as crianças a entender que nem todas as pessoas que fumam, bebem chá preto, café ou álcool ou usam drogas são más. Algumas delas nem mesmo sabem que essas coisas fazem mal para o corpo.)

Diga que Jesus Cristo também nos disse que a carne deve ser usada moderadamente. Diga que é bom comermos uma variedade de alimentos saudáveis.

Mostre a gravura de crianças ativas (gravura 3-27, Emprestando o Velocípede; gravura 3-30, Pulando Corda; gravura 3-31, Criança com um Cachorro). Certifique-se de que as crianças entendam que a Palavra de Sabedoria é dada para ajudar-nos a manter nosso corpo saudável e forte, e que somos mais felizes quando obedecemos às suas diretrizes.

Brincadeira

Coloque dois rostos (ou sacos), um alegre e outro triste, no chão. Mostre as gravuras de alimentos e bebidas. Deixe que cada criança escolha a gravura de um alimento e decidam a que saco ou pilha cada alimento pertence. Debata sobre que alimentos ajudarão seu corpo a crescer forte e saudável.

O Pai Celestial e Jesus Cristo Querem que Sejamos Saudáveis e Fortes

Escritura, gravura e história

Mostre a gravura 3-29, Daniel Rejeitando a Carne e o Vinho do Rei, e conte a história das escrituras, ilustrada pela gravura (ver Daniel 1). Diga que Daniel sabia que a carne suculenta e o vinho do rei não eram bons para seu corpo e que não o tornariam forte. Ele era corajoso e rejeitou a oferta do rei. Preferiu comer alimentos compostos de legumes e grãos, pedindo água pura para beber. Diga que, depois, o rei percebeu ser Daniel e os três amigos os mais saudáveis e sábios de todos. (Este é o mesmo Daniel que mais tarde foi atirado na cova dos leões por ter orado a Deus quando o rei havia proibido, sendo miraculosamente salvo pelo Senhor.)

Escritura

Leia Daniel 1:17 para as crianças e diga que o Pai Celestial abençoou-os por cuidar de seus corpos.

Encoraje as crianças a seguirem o exemplo de Daniel, quando lhes for oferecido algo que seja prejudicial a seu corpo. Permita que as crianças debatam ou representem brevemente o que podem fazer para escolher o que é certo.

Música

Cante ou repita com as crianças a letra de “Por Minha Força e Saúde”. Se as crianças a conhecerem, você pode tentar cantá-la como cânone:

Por minha força

e saúde

graças dou,

Senhor.

Resumo

Mostre o escudo ou um anel CTR. Acentue a importância de escolher a maneira certa de manter forte nosso corpo. Faça algumas perguntas da lição como uma breve revisão, como as seguintes:

  • Jesus nos ensinou como devemos manter nosso corpo saudável e forte. Onde podemos ler essa escritura? (Doutrina e Convênios 89.)

  • Nós a chamamos de a __________ de __________. (Palavra de Sabedoria.)

  • Por que vocês acham que é chamada de Palavra de Sabedoria?

  • Quais são algumas coisas boas que devemos comer e beber?

  • Quais são algumas coisas que podem ser prejudiciais a nosso corpo?

  • Como Daniel demonstrou sua coragem? (Dizendo “não” aos alimentos prejudiciais.)

  • O que vocês podem fazer, quando alguém lhes oferece alguma coisa prejudicial? (Pergunte-lhes sobre algumas coisas específicas como cigarros, drogas, ou mesmo doces em quantidade. Ajude as crianças a aprender e treinar os meios de reagir a essas tentações.)

Material a ser distribuído

Dê um rosto alegre a cada criança (pode prendê-lo na roupa com um alfinete ou fita adesiva), a fim de lembrá-las de que são mais felizes quando escolhem alimentos saudáveis para comer.

Peça à criança que vai fazer a última oração que agradeça ao Pai Celestial pelos alimentos saudáveis e pelo corpo sadio.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o Professor”.

  1. Você pode trazer um pequeno lanche, como uma fruta ou biscoito, para dar às crianças.(Consulte antes os pais das crianças, para certificar-se de que nenhuma delas tenha alergia ou reações negativas a determinado alimento. Não traga comestíveis no domingo de jejum.)

  2. Cante ou repita com as crianças a segunda estrofe de “Nas Montanhas de Sião” (Hinos, nº 196).

    Se sadias querem ser,

    Fortes se desenvolver,

    Chá, café e fumo nunca aceitarão

    Álcool nunca irão tomar,

    Muita carne evitar

    E assim contentes sempre estarão.

  3. Com as criancinhas menores, você pode fazer um pequeno fantoche de papel ou pano com a boca móvel que se abra bem. Mostre gravuras de alimentos ou descreva vários deles. Abra bastante a boca do fantoche para os alimentos bons e feche-a para os que não devem ser ingeridos. Pode-se também pedir às crianças que abram e fechem a boca quando você mostrar ou descrever os diversos alimentos.

  4. Convide as crianças para representar a história de Daniel e seus amigos recusando-se a comer os alimentos suculentos do rei e escolhendo os alimentos simples que sabiam ser mais saudáveis.