Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 36: Demonstrar Amor a Jesus Cristo


Lição 36

Demonstrar Amor a Jesus Cristo

Propósito

Ajudar cada criança a demonstrar amor a Jesus Cristo, fazendo o que Ele gostaria que elas fizessem.

Preparação

  1. Estude, em espírito de oração, e esteja preparado para ler João 14:15.

  2. Escreva, em seis pedaços pequenos de papel, as seguintes pistas:

    1. Pista 1: Ele nos ama.

    2. Pista 2: Ele foi batizado por imersão como nós o somos.

    3. Pista 3: Ele aprendeu carpintaria quando menino.

    4. Pista 4: Ele ama as criancinhas e as abençoa.

    5. Pista 5: Ele ensinou-nos a amarmos uns aos outros.

    6. Pista 6: Ele morreu por nós e tornou possível o arrependimento.

    Antes da aula, esconda as pistas em alguns lugares da classe.

  3. Prepare-se para cantar “Amai-vos Uns aos Outros” (Músicas para Crianças, p. 74); a letra está incluída no fim deste manual.

  4. Materiais necessários:

    1. Bíblia;

    2. Lápis e papel ou um cartão para cada criança;

    3. Gravura 3-9, Jesus o Cristo [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 240]; gravura 3-23, Criança Lendo as Escrituras; gravura 3-25, Indo à Igreja; gravura 3-26, Criança Pagando o Dízimo; gravura 3-27, Compartilhando o Triciclo; gravura 3-59, Distribuição do Sacramento e gravura 3-60, Menina Orando;

    4. Giz, quadro-negro e apagador.

  5. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Jesus Cristo Nos Ama

Atividade motivadora

Explique às crianças que, na sala, estão escondidas várias pistas relacionadas à lição. Deixe-as procurar silenciosamente. Depois de encontradas todas as pistas, ajude as crianças a colocarem-nas em ordem, de um a seis, ou deixe que elas mesmas o façam. Leia-as com as crianças. Verifique suas idéias sobre cada pista.

  • Sobre quem são estas pistas? (Jesus Cristo.)

Gravura e debate

Mostre a gravura 3-9, Jesus o Cristo.

Diga à classe que Jesus Cristo nos ama; sabemos disso por causa das muitas coisas que Ele fez por nós.

  • O que Jesus Cristo fez por nós? (Ajude as crianças a compreenderem que Jesus Cristo nos deu os mandamentos, os profetas, Sua Igreja, e as ordenanças do evangelho. Deu-nos, também, por meio da expiação, a possibilidade de nos arrependermos de nossos erros e assim voltarmos, algum dia, a viver com Ele e o Pai Celestial.)

Diga que Jesus Cristo demonstrou Seu amor por nós, proporcionando-nos essas maravilhosas bênçãos. Cada um de nós é especial para Ele e o Pai Celestial.

Debate com quadro-negro

Diga que Jesus Cristo mostrou-nos Seu amor e nós também podemos demonstrar nosso amor por Ele. Escreva a frase “Posso demonstrar amor a Jesus Cristo ao (…”) no quadro-negro ou num pedaço de papel e leia-a em voz alta. Em seguida, diga às crianças que vocês vão debater algumas maneiras de demonstrar amor a Jesus Cristo. Para as crianças que já sabem ler, relacione as respostas no quadro-negro, enquanto debatem a respeito delas. Para as crianças menores, você poderá desenhar figuras simples para ilustrar o assunto debatido.

Podemos Demonstrar Nosso Amor a Jesus Cristo Obedecendo aos Mandamentos

Debate com escritura e quadro-negro

Peça à classe que ouça um outro meio de mostrar amor a Jesus Cristo, enquanto lê João 14:15.

Jesus Cristo disse que, se guardarmos Seus mandamentos, demonstraremos nosso amor a Ele. Quando somos batizados, prometemos obedecer a Seus mandamentos. Quando obedecemos aos mandamentos, mostramos que O amamos. Escreva “Guardar os Mandamentos” ou desenhe um rosto sorridente no quadro-negro ou numa folha de papel.

Debate com gravura

  • O que são mandamentos? (Regras estabelecidas pelo Pai Celestial e Jesus Cristo para ajudar-nos a ser felizes.)

  • Quais são alguns dos mandamentos que podemos guardar para mostrar nosso amor a Jesus Cristo?

Peça às crianças que fiquem em pé e, depois, sentem-se, uma a uma, após citar um mandamento. (Prepare-se para ajudar as crianças que não souberem o que dizer.)

Mostre gravuras adequadas a cada sugestão das crianças, como, por exemplo, assistir às reuniões da Igreja, pensar em Jesus Cristo durante o sacramento, pagar o dízimo, dizer a verdade, orar, estudar as escrituras, ajudar nossa família em casa, etc.

Podemos Mostrar Nosso Amor a Jesus Cristo Cuidando das Propriedades da Igreja

História

Peça às crianças que ouçam com atenção a história sobre Mariana e como ela demonstrou seu amor a Jesus Cristo:

Uma grande tempestade passara pela região onde Mariana residia. Sua família morava a uma pequena distância da nova capela e o bispo pediu a seu pai para verificar o estado do edifício após a tempestade. Mariana e seu pai foram juntos, desviando-se de três troncos de árvores derrubados pelo vento. Algumas casas haviam perdido janelas e eles passaram por alguns veículos arruinados. Mariana preocupava-se com a possibilidade de a capela estar, também, danificada.

Conforme aproximavam-se da capela, eles viram que pelo menos uma janela quebrara-se na tempestade. A chuva penetrara junto com lama, folhas, lixo, galhos e pequenos ramos. O pai de Mariana pediu-lhe para esperar do lado de fora até confirmar se era seguro entrar. Voltou, rapidamente, informando que o resto do prédio parecia intacto. Entraram juntos na capela. Enquanto o pai de Mariana examinava mais de perto os danos, ela deu início a seu trabalho. Sem que alguém pedisse, ela começou a juntar as folhas, galhos, pequenos ramos e lixo que haviam entrado durante a tempestade.

O pai de Mariana chamou outro membro da ala para ajudar e logo já haviam coberto a janela. Enquanto os homens trabalhavam para proteger a janela, Mariana manteve-se ocupada com a limpeza. Pouco depois, quase todos os ramos e folhas estavam fora do caminho. O pai de Mariana ia levá-la até sua casa para que descansasse, mas ela queria ajudar a limpar a capela. Ela continuou a trabalhar, enquanto eles removiam a lama e lavavam as paredes e o chão.

  • Como Mariana demonstrou seu amor a Jesus Cristo? (Ela ajudou a limpar a capela.)

  • Como você acha que Mariana sentiu-se após terminar a tarefa?

Diga que há muitas formas de ajudar a cuidar da capela e das coisas dentro dela. Podemos cuidar de nossa capela e fazer o possível para mantê-la limpa e bonita. Podemos pegar papéis do chão e não deixar coisas espalhadas pelo prédio. Podemos manusear hinários e escrituras com cuidado e respeito. Algumas vezes, podemos participar de projetos especiais para limpar a capela ou as quadras. Todos podem ajudar, de alguma forma, a cuidar das propriedades da Igreja.

Escreva “Cuidar das Propriedades da Igreja” ou desenhe uma capela simples no quadro-negro ou papel, abaixo da frase “Posso demonstrar amor a Jesus Cristo ao (…”).

Demonstramos Amor a Jesus Cristo Quando Nos Amamos Uns aos Outros

Hino

Peça às crianças que prestem muita atenção para aprenderem um mandamento muito importante.

Cante ou repita a letra do hino “Amai-vos Uns aos Outros” com a classe.

Debate

  • O que este hino nos diz que Jesus Cristo gostaria que fizéssemos? (Que nos amássemos uns aos outros como Ele nos ama.)

  • Qual é o novo mandamento? (Amar uns aos outros.)

  • O que significa a palavra discípulo? (Alguém que segue Jesus Cristo e acredita Nele.)

  • Como as pessoas saberão que você segue Jesus Cristo e acredita Nele? (Se demonstrar amor aos outros e tentar fazer o que é certo sempre.)

Diga que Jesus Cristo é a pessoa mais bondosa e compreensiva que já viveu. Devemos ser bastante amorosos com os outros se quisermos amar como Ele nos ama. A letra desse hino é verdadeira e vem da Bíblia. Jesus disse: “(…) como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis”. (Ver João 13:34; ver também 15:12, 17.) Sabemos que Ele nos ama muito. Devemos amar às outras pessoas com o mesmo tipo de amor. Amando os outros, mostramos a Jesus que O amamos também.

Escreva “Amar os outros” ou desenhe um coração, no final da lista.

Resumo

Diga que demonstramos amor a Jesus Cristo ao ajudarmos a cuidar das propriedades da Igreja, guardarmos os mandamentos e amarmos uns aos outros. Mostramos nosso amor por Ele por meio daquilo que fazemos.

Atividade

Dê lápis e papel ou um cartão para cada criança. Deixe as crianças que souberem escrever bem, copiar as palavras “Posso demonstrar amor a Jesus Cristo ao (…)” em suas folhas. Escreva o mesmo nos papéis das crianças menores. Peça-lhes que escrevam ou desenhem uma coisa que farão esta semana para mostrar amor a Jesus Cristo. Diga que, na próxima semana, você desejará ouvir como elas cumpriram essa designação. Incentive-as a levarem sua folha de papel ou cartão para casa e colocarem-na onde possam vê-la durante a semana, como um lembrete.

Convide uma criança para fazer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Traga um saquinho de feijão ou outro objeto macio para jogar. Peça às crianças que se sentem em círculo, no chão. Pergunte:

    Você ama Jesus? Como Ele saberá?

    Escolha o que é certo e assim o mostrará.

    Recite esses versos com as crianças; depois, mencione um nome e, gentilmente, jogue o saquinho de feijão para cada uma delas. Em seguida, ela arremessa o saquinho de volta para você. Continue até que todas as crianças participem uma vez.

  2. Cante o hino “Amai-vos Uns aos Outros”. Explique às crianças que, em vez de cantar o verbo amar, elas cruzam os braços (com as mãos fechadas) sobre o peito, cada vez que o verbo aparecer. Este gesto significa amar na linguagem de sinais. Devemos amar e compreender a todos os filhos do Pai Celestial. Ensine às crianças os sinais de “Amo você!”, fazendo o sinal de amor e, depois, apontando para uma pessoa. Sugira que elas demonstrem isso aos membros da família quando chegarem em casa. Lembre-as de que o modo de se demonstrar, realmente, amor é sendo tão bondoso quanto Jesus seria.

  3. Cante ou repita com as crianças o seguinte hino com gestos: “Ama Sempre ao Teu Irmão” (Músicas para Crianças, p. 39).

    “Ama sempre ao teu irmão”, (abra os braços)

    Ensinou Jesus.

    Com amor no coração, (coloque as mãos no coração)

    Temos sua luz. (aponte para cima)

  4. Corte três ou mais coraçõezinhos de papel para cada criança. Diga que elas podem usá-los para demonstrar amor. Elas devem fazer uma gentileza a alguém dar-lhe um coração. Ajudar os outros é algo que Jesus gostaria que fizéssemos. Dê diferentes exemplos de coisas que as crianças poderiam fazer. Você pode decidir representar alguns desses atos de bondade com os membros da classe.

  5. Se sua ala tem hinários que não estiverem em bom estado, mostre-os às crianças e debata como eles foram tratados e por quê.

Imprimir