Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 35: Templos e Famílias Eternas


Lição 35

Templos e Famílias Eternas

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que as famílias podem ficar juntas para sempre.

Preparação

  1. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “As Famílias Poderão Ser Eternas” (Músicas para Crianças, p. 98) e “Uma Família Feliz” (Músicas para Crianças, p. 104); a letra de ambos os hinos estão incluídas no fim deste manual.

  2. No decorrer desta lição, seja sensível às necessidades das crianças que não têm pai e mãe em seus lares. Seja, também, sensível às crianças com pais ou irmãos que não sejam membros da Igreja.

  3. Materiais necessários: gravura 3-5, Adão e Eva Ensinando Seus Filhos; gravuras do templo mais próximo e de outros templos, se houver disponíveis.

  4. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Temos uma Família Celestial e uma Família Terrena

Atividade motivadora

Cante ou repita a letra de “Uma Família Feliz”.

Debate com gravura

Explique às crianças que antes de nascermos nesta Terra, todos nós vivíamos juntos como irmãos num belo mundo de espíritos. Fazíamos parte de uma família celestial com pais celestiais amorosos.

Segure a gravura 3-5, Adão e Eva Ensinando Seus Filhos. Pergunte às crianças se elas sabem quem essas pessoas são. Diga que Adão e Eva foram os primeiros pais na Terra. O Pai Celestial ordenou a Adão e Eva que tivessem filhos. Eles formaram a primeira família deste mundo.

Diga que o Pai Celestial amava Adão, Eva e seus filhos. Ele ordenou a Adão e Eva que ensinassem o evangelho a seus filhos.

Diga às crianças que, nos dias de hoje, o Pai Celestial mandou-as, também, para uma família, exatamente como fez com os filhos de Adão e Eva. Ele ama todas as crianças e ordena a todos os pais que ensinem o evangelho a seus filhos.

Quando morrermos e deixarmos esta Terra, o Pai Celestial e Jesus Cristo desejam que nós vivamos novamente como famílias, no céu. Eles nos ensinaram como isto pode acontecer.

Nos Templos, as Famílias Podem Ser Seladas para Sempre

  • O que é um templo?

Ajude as crianças a compreenderem as seguintes idéias sobre templos:

  1. Eles são edifícios sagrados;

  2. Cada templo é chamado de a Casa do Senhor;

  3. Aprendemos muitas coisas sobre o plano do Pai Celestial para nós, nos templos;

  4. Dentro dos templos, fazemos promessas e convênios especiais com o Pai Celestial e Ele faz promessas especiais para nós.

Diga que muitas coisas sagradas e importantes somente podem ser feitas dentro de um templo.

Gravuras

Mostre as gravuras dos templos.

  • Quantos de vocês já viram um dos templos do Pai Celestial?

  • Como sentiu-se enquanto olhava para o templo?

Deixe as crianças falarem sobre os templos que já viram. Expresse, às crianças que ainda não viram um templo, a esperança de que um dia o farão. Encoraje todas as crianças a terem uma foto do templo em suas casas, onde for possível.

Apresentação pelo professor

Diga que num templo, marido e mulher podem fazer uma ordenança que os ajudará a estarem juntos para sempre. É chamada de selamento ou casamento no templo. Se um casal é casado fora do templo apenas para esta vida, eles podem ir ao templo e serem selados a fim de permanecerem casados para a eternidade. Seus filhos podem ser selados a eles, tornando-se parte de sua família eterna. Esta bênção singular é dada somente àqueles que são selados no templo e cumprem as promessas feitas ali. Lembre às crianças o quanto elas amam sua família e como será maravilhoso ficarem juntos para sempre.

Diga que o Pai Celestial ama todas as pessoas. Ele ama aqueles que ainda não estiveram num templo tanto quanto os que já o fizeram. Ele deseja que todas as famílias sejam seladas no templo. Diga às crianças que muitas famílias ainda não foram seladas. Essas famílias, entretanto, poderão ir ao templo se estiverem devidamente preparadas. Explique às crianças que elas devem viver dignamente, para que, ao se casarem, possam ir ao templo e serem seladas, dando início a sua própria família eterna.

Música

Ensine às crianças a primeira estrofe e o estribilho do hino “As Famílias Poderão Ser Eternas”. Comente a letra do hino. Peça às crianças que se levantem e cantem o hino.

Temos Que Ser Dignos para Irmos ao Templo

Apresentação pelo professor

Diga que qualquer membro da Igreja que tenha uma vida reta e obtenha a permissão do bispo ou presidente do ramo na forma de uma recomendação para o templo poderá entrar na casa do Senhor.

Música

Comente a letra da segunda estrofe do hino “As Famílias Poderão Ser Eternas”. Ajude as crianças a cantar ou repetir a letra do hino.

Debate

  • Como você pode se preparar para ser digno de ir ao templo?

  • Se sua família mora tão perto do templo que seus pais possam ir até lá com freqüência, como você poderia ajudá-los a fazer isso?

Deixe as crianças debaterem as formas de se preparar para ir ao templo. Ensine-as o que devem fazer a fim de se prepararem para ir ao templo, fazendolhes perguntas como estas:

  • O que vocês devem fazer quando ganham ou recebem algum dinheiro? (Pagar o dízimo.)

  • O que devemos fazer aos domingos? (Ir às reuniões da Igreja e adorar ao Pai Celestial.)

  • Como devemos tratar nossos pais e irmãos? (Com bondade e amor.)

  • O que significa ser honesto? (Dizer a verdade e não roubar.)

  • Como você deve cuidar de seu corpo? (Comer bons alimentos. Obedecer à Palavra de Sabedoria.)

  • Como você deve sentir-se em relação ao Pai Celestial e Jesus Cristo? (Deve amá-Los, obedecer a Seus mandamentos e seguir os ensinamentos dos profetas vivos.)

  • Como devemos tratar as pessoas? (Amando uns aos outros.)

Diga que o Pai Celestial deseja que as crianças vivam bem para serem dignas de ir ao templo. Se obedecerem aos mandamentos do Pai Celestial e se esforçarem para fazer o que é certo, elas serão dignas de ir ao templo e receber as maravilhosas bênçãos do Pai Celestial.

Regra de fé

Faça uma revisão a respeito do que o Pai Celestial espera que façamos, de acordo com a décima terceira regra de fé. Mencione que ir treinando essas coisas irá ajudá-las em sua preparação para irem ao templo.

Resumo

Explique às crianças que o Pai Celestial nos deu um plano que torna possível às famílias permanecerem juntas para sempre. O Pai Celestial, por nos amar, deseja que todos os Seus filhos recebam as bênçãos concedidas no templo. Existem diversos templos espalhados por todo o mundo; assim, muitas crianças no mundo podem receber as bênçãos de serem seladas ou unidas para sempre a suas famílias. Aponte, novamente, para as gravuras dos diferentes templos. Diga que, conforme o número de membros da Igreja cresce, mais templos são construídos por todo o mundo.

  • O que você pode comentar com sua família sobre templos?

Encoraje as crianças a compartilharem com suas famílias o que aprenderam. (Seja cauteloso quanto a isso, caso acredite que as famílias possam reagir negativamente.)

Testemunho do professor

Preste seu testemunho sobre templos. Diga que o único modo de as famílias receberem a bênção de viverem juntas para sempre é sendo seladas no templo. Preste testemunho sobre as bênçãos do casamentos no templo e a felicidade que as crianças poderão sentir, se elas se prepararem para ir ao templo. (Se você ainda não passou pelo templo, poderá pedir ao bispo, presidente do ramo ou a alguém, indicado por ele, que já o tenha feito, para vir à classe no final da aula a fim de prestar testemunho das bênçãos do templo.)

Incentive as crianças a tentarem trazer felicidade a sua família, dizendo coisas gentis e fazendo o que os pais pedirem.

Convide uma criança para fazer a última oração. Sugira-lhe que agradeça ao Pai Celestial pelas famílias e pelas bênçãos do templo.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Prepare tiras de papel em quantidade suficiente, de modo que todas as crianças tenham uma tira de papel para cada membro da família. Traga cola ou fita adesiva e caneta.

    Comece com duas tiras de papel para cada criança: escreva Mãe numa delas e Pai na outra. Ligue as duas em cadeia.

    Diga às crianças que, quando seus pais se casaram, eles se uniram, como os elos de uma corrente. Depois, ajude as crianças a ligarem cada filho à família. Faça uma argola da corrente com cada tira de papel, correspondente a um dos membros da família. Explique às crianças que, ao serem selados no templo, os membros de sua família ficam todos unidos para sempre. Eles podem se tornar uma família eterna, como o círculo, que não tem fim.

  2. Faça a seguinte brincadeira de dedos com as crianças:

    (Comece com a mão fechada)

    Esta é a mãe, (levante o polegar)

    Este é o pai, (levante o indicador)

    Este é o nosso maior irmão, (levante o dedo médio)

    Esta é a irmã, (levante o anular)

    Este é o nosso bebê, (levante o dedo mínimo)

    Amamos a todos, de coração. (levante a mão com os dedos estendidos).

  3. Se houver uma criança na sua classe que já teve a experiência de passar pelo templo com sua família para ser selada, você pode pedir a ela ou a seus pais que falem a respeito da ocasião.