Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Lição 46: Jesus Cristo Tornou Possível Vivermos para Sempre (Páscoa)


Lição 46

Jesus Cristo Tornou Possível Vivermos para Sempre (Páscoa)

Propósito

Ajudar cada criança a compreender que, devido ao amor de Jesus Cristo por nós, Ele tornou possível que vivêssemos para sempre.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Marcos 10:13–16, o relato da morte e ressurreição de Jesus Cristo encontrado em Lucas 23 e 24, e o relato da visita de Jesus Cristo aos nefitas em 3 Néfi 11.

  2. Prepare uma tira com a palavra Imortal escrita nela.

  3. Escreva o nome de cada criança num pedaço de papel separado.

  4. Prepare-se para cantar ou repetir a letra de “Ressuscitou o Salvador” (Músicas para Crianças, p. 44).

  5. Materiais necessários:

    1. Bíblia e Livro de Mórmon;

    2. Uma bola macia ou um saquinho de feijão;

    3. Fita adesiva;

    4. Uma luva;

    5. Gravura 3-71, A Crucificação [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 230]; gravura 3-15, Jesus Cristo Ressuscitado [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 239]; gravura 3-72, Cristo Aparece aos Nefitas [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 315]; gravura 3-56, Cristo e as Crianças [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 216]; gravura 3-17, Jesus Ensina no Hemisfério Ocidental [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 316]; gravura 3-73, Samuel, o Lamanita, na Muralha [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 314]; gravura 3- 74, O Sepultamento de Jesus [Pacote de Gravuras do Evangelho (34730 059) – 231]; gravura 3-75, Mulher no Sepulcro.

  6. Faça os preparativos necessários para quaisquer Atividades Complementares que deseje utilizar.

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança para fazer a primeira oração.

Verifique alguma designação que tenha sido dada na semana anterior.

Por Nos Amar, Jesus Cristo Ajuda-nos

Atividade motivadora

Ensine aos membros da classe que Jesus Cristo ama as crianças. Diga-lhes o quanto Ele deve estar feliz e satisfeito por saber que elas estão na Primária neste domingo de Páscoa.

Coloque a gravura 3-15, Jesus Cristo Ressuscitado, na parede, no quadro-negro ou em outro lugar.

Explique às crianças que você escreveu seus nomes num pedaço de papel e quer que elas se levantem, uma de cada vez, e colem seu nome perto da gravura de Jesus. Conforme cada criança tiver sua vez, diga a ela: “Jesus Cristo ama (nome da criança)”.

História das escrituras

Conte a seguinte história de Marcos 10:13–16 em suas próprias palavras:

Quando Jesus Cristo vivia na Terra, algumas mães trouxeram seus filhos até Ele. Elas esperavam que Ele desse uma bênção a cada uma das crianças. Os amigos de Jesus queriam que Ele descansasse e pediram às mães que levassem seus filhos embora e não O aborrecessem.

Quando Jesus ouviu o que Seus amigos estavam dizendo, Ele disse: “Deixem as criancinhas vir a mim; não as mande embora. Eu amo as crianças”. Então, Ele tomou as crianças em Seus braços e abençoou-as.

Debate

Pegue a gravura 3-56, Cristo e as Crianças. Segure-a perto o suficiente para que as crianças possam examiná-la cuidadosamente e sentir o espírito transmitido pela gravura. Faça perguntas semelhantes às seguintes para ajudar as crianças a sentir o grande amor que Jesus Cristo sente por elas.

  • Como você acha que as crianças se sentiram?

  • Se você estivesse lá, o que gostaria que Jesus Cristo lhe dissesse ?

  • Se você pudesse ter ficado com Jesus Cristo como essas crianças, o que teria dito a Ele?

  • Como se sente ao saber que Jesus ama você exatamente como ama essas crianças?

Jesus Morreu por Nós

História das escrituras com gravuras

Pegue as escrituras e ensine que, ao ler a Bíblia e o Livro de Mórmon, podemos aprender o que Jesus Cristo fez para nos ajudar. Conte a seguinte história com suas próprias palavras:

Jesus Cristo viveu há muito tempo. O Pai Celestial enviou-O a esta Terra para ajudar os pais, as mães, os meninos e as meninas a fazer coisas certas. A maior parte do tempo, Ele viveu numa terra que atualmente se chama Israel.

Jesus amou todas as pessoas. Algumas das pessoas eram malvadas e não gostavam Dele. Elas O pregaram numa cruz.

Mostre a gravura 3-71, A Crucificação.

Jesus Cristo sofreu e morreu. As pessoas que O amavam estavam muito tristes. Elas tiraram Seu corpo da cruz e o envolveram com um belo manto branco. Elas carregaram Seu corpo para dentro de um sepulcro, que é semelhante a uma caverna onde as pessoas são enterradas. Elas deitaram-No gentilmente.

Mostre a gravura 3-74, O Sepultamento de Jesus.

Os amigos de Jesus fecharam, então, a entrada do sepulcro com uma grande pedra redonda.

Os amigos de Jesus não entendiam que Ele voltaria à vida novamente. Alguns soldados vieram para guardar o túmulo onde estava Seu corpo. No terceiro dia após Sua morte, antes do nascer do sol, vieram anjos e rolaram a pedra da frente da porta. Seu corpo não estava mais lá. Os soldados ficaram com tanto medo que, por um momento, não conseguiam se mexer. Tão logo o conseguiram, eles fugiram.

Mostre a gravura 3-75, Mulher no Sepulcro.

Naquela mesma manhã, algumas mulheres vieram ao sepulcro. Elas amavam Jesus e vieram para passar especiarias em Seu corpo, como era o costume naquela época e local. Elas viram a pedra que havia sido removida da entrada. Elas entraram no sepulcro; viram um anjo vestido de branco e ficaram assustadas. O anjo disse: “Não tenham medo. Ele não está aqui, pois ressuscitou”.

Aponte para a gravura do Cristo ressurreto.

  • Em sua opinião, o que os amigos de Jesus sentiram quando O encontraram ressurreto?

Debate com uso do quadro-negro

Diga que quando Jesus ressuscitou, Ele recebeu o corpo novamente para juntar-se ao espírito, mas Seu corpo transformara-se.

Ponha a tira com a palavra Imortal.

  • O que significa imortal?

Diga que, quando o corpo do Salvador tornou-se imortal, Ele sofreu uma mudança para que não mais morresse, mas vivesse para sempre.

Conte às crianças que, quando Jesus ressuscitou, Ele tornou-Se imortal e deu também a todos nós a possibilidade de ressuscitarmos e nos tornarmos imortais. Isto significa que depois de havermos ressuscitado, nunca mais morreremos. Poderemos viver com nossa família para sempre.

Demonstração e debate

Mostre sua mão sem a luva para as crianças e diga a elas que, quando vivíamos com o Pai Celestial antes de nascer, éramos chamados de espíritos. Podíamos mover-nos (mexa os dedos da mão sem luva), pensar e aprender.

Quando nossos espíritos vieram viver na Terra, recebemos corpos terrestres. (Coloque a luva.) Podemos, ainda, movimentar-nos (mexa os dedos com a luva), pensar e aprender, mas, o Pai Celestial deu-nos corpos maravilhosos dos quais devemos cuidar.

Quando morrermos, o corpo ficará separado do espírito (tire a luva). O corpo não pode mover-se por si só (aponte para a luva), mas o espírito ainda está vivo.

Quando ressuscitarmos, o corpo se tornará perfeito e será, uma vez mais, unido ao espírito (ponha a luva de volta na mão). Depois de havermos ressuscitado, não voltaremos mais a morrer. Isso significa que o espírito e o corpo jamais poderão ser separados.

Ressalte que, por amar-nos tanto, Jesus Cristo morreu por nós. Jesus foi a primeira pessoa a ressuscitar. Devido a tudo o que Ele fez por nós, poderemos ressuscitar e viver novamente com o Pai Celestial. Quando pensamos na Páscoa, devemos pensar a respeito da primeira Páscoa e lembrar do amor que Jesus Cristo tem por nós. Ele deu Sua vida por nós. Ele ressuscitou. Agora, Ele vive no céu com o Pai Celestial.

Saliente que a ressurreição de Jesus Cristo é tão maravilhosa que todos os anos nós comemoramos a Páscoa para mostrar-Lhe quão gratos somos pelo que fez por nós.

Atividade

Jogue uma bolinha macia ou um saquinho de feijão para as crianças, revezando de modo que cada criança possa dizer algo que ele ou ela se lembre a respeito da história da Páscoa.

Jesus Cristo Visitou os Nefitas após Sua Ressurreição

História das escrituras com uso de gravura

Ensine as crianças que sabemos que Jesus Cristo ressuscitou porque as escrituras contam-nos que muitos de Seus discípulos e seguidores viram-No após Sua ressurreição.

Diga que os nefitas e lamanitas justos que moraram no continente americano viram Jesus Cristo e que o Livro de Mórmon conta a respeito de Sua visita. Após Sua ressurreição em Jerusalém, Jesus visitou essas pessoas. Elas tiveram a oportunidade de vê-Lo, ouvi-Lo e tocá-Lo.

Diga que os profetas haviam dito aos nefitas por muitos anos que Jesus Cristo os visitaria algum dia.

Coloque a gravura 3-73, Samuel, o Lamanita na parede.

Diga que um profeta chamado Samuel, o Lamanita, que viveu poucos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, disse ao povo como eles saberiam quando Jesus fosse crucificado e ressuscitasse em Jerusalém. Ele explicou que quando Jesus morresse, uma grande escuridão cobriria a terra; ela duraria três dias até que Ele ressuscitasse.

Diga às crianças que todas as profecias de Samuel, o Lamanita, se realizaram. Quando Jesus Cristo morreu em Jerusalém, uma grande escuridão cobriu o continente americano. As pessoas iníquas seriam destruídas e muitas das pessoas justas seriam reunidas para conversar a respeito do que acontecera e o que deveriam fazer. Enquanto estavam falando, ouviram, de repente, uma voz que parecia vir do céu. Era uma voz mansa e suave. Peça às crianças que ouçam o que a voz disse. Ajude uma criança a ler 3 Néfi 11:7 ou leia-a você mesmo.

  • Quem estava falando? (O Pai Celestial.)

Diga que as pessoas olharam e viram um homem com uma túnica branca descendo do céu. Eles pensaram que estivessem vendo um anjo.

Mostre a gravura 3-72, Cristo Aparece aos Nefitas.

  • Quem, realmente, estava descendo do céu? (Jesus.)

Leia 3 Néfi 11:9–10. Ensine que, quando Jesus Cristo disse às pessoas quem Ele era, elas lembraram-se que os profetas haviam dito que Ele os visitaria. Eles ficaram felizes. Ele convidou o povo a aproximar-se e tocar as marcas dos pregos em Suas mãos e pés e os ferimentos em Seu lado. Ele assim o fez por querer que elas entendessem que Ele era o mesmo Jesus que havia sido crucificado e havia ressuscitado.

Mostre a gravura 3-17, Jesus Ensina no Hemisfério Ocidental.

  • Como você acha que as pessoas se sentiram por estar com Jesus Cristo?

Diga que as pessoas estavam tão repletas de gratidão e amor pelo Salvador que clamavam: “Hosana! Bendito seja o nome do Deus Altíssimo!” (3 Néfi 11:17.) Elas caíram de joelhos e O adoraram.

Diga que Jesus Cristo sentiu tanto amor por aquelas pessoas que permaneceu entre elas e curou seus enfermos, abençoou as crianças e ensinou-as. O Livro de Mórmon conta-nos que nunca existira um povo mais feliz na Terra do que aquele.

Hino

Ajude as crianças a cantar ou repetir a letra de “Ressuscitou o Salvador”.

Ressuscitou o Salvador,

Venceu a morte, vive outra vez.

Queremos elevar nosso louvor:

Ressuscitou o Salvador.

Ressuscitou o Salvador!

Resumo

Testemunho do professor

Preste seu testemunho e expresse seu amor e gratidão a Jesus Cristo por amar-nos a ponto de possibilitar que nós ressuscitássemos e tivéssemos nosso corpo para sempre.

Incentive as crianças a voltarem para casa e compartilhar com sua família o que o Salvador fez para tornar possível que tivéssemos um corpo para sempre.

Convide uma criança para fazer a última oração.

Atividades Complementares

Escolha, dentre as atividades seguintes, as que melhor se adaptem às crianças de sua classe. Você pode utilizá-las na própria lição ou como revisão ou resumo. Para informações adicionais, ver “Distribuição do Tempo da Aula” em “Auxílios para o professor”.

  1. Faça uma cópia da folha “O Círculo de Amor de Jesus Cristo” localizada no final da lição, para cada criança.

    Distribua uma cópia da folha, um lápis e alguns lápis de cor para cada criança. Deixem-nas escrever o nome no alto da folha, no canto direito, ou ajude-as a fazê-lo.

    Leia com as crianças as palavras ao redor do círculo interno. Peça a elas que façam um desenho de si mesmas dentro do círculo. Escreva “Jesus Cristo Me Ama” no quadro-negro e peça às crianças que copiem a frase em sua folha abaixo do círculo.

  2. Peça às crianças que se levantem e participem desta atividade com você.

    Eis o lugar onde foi sepultado. (Aponte.)

    A pedra rolou, estou admirado! (Aponte novamente.)

    Abaixem-se. (Abaixar.)

    Vejam. (Mão aberta sobre os olhos.)

    Não mais está lá! (Levantar.)

    Jesus ressuscitou!

    Vamos comemorar! (Bater palmas silenciosamente.)