Instituto
Capítulo 46: 3 Néfi 27–30


Capítulo 46

3 Néfi 27–30

Introdução

Quase no final de Seu ministério entre os nefitas, o Salvador respondeu à dúvida que os discípulos tinham quanto ao nome a ser dado à Igreja e disse-lhes que a Igreja deveria receber o Seu nome. Ele ajudou-os a compreender que apenas Sua Igreja poderia ser alicerçada em Seu evangelho e, depois, definiu o que é esse evangelho. Ao ensinar essas histórias, você terá a oportunidade de lembrar aos alunos que a Igreja e o evangelho são os meios que o Senhor emprega para ajudar-nos a voltar a Ele.

Este bloco de escrituras é singular, porque conta a história do translado dos três discípulos nefitas, e nele encontramos mais informações sobre os seres transladados do que em qualquer outra escritura. Você pode ajudar os alunos a compreenderem por que o Senhor translada alguns de Seus servos mortais.

3 Néfi encerra-se com a descrição de Morôni do papel que o Livro de Mórmon teria na coligação de Israel na época atual. Você pode incentivar os alunos a renovarem o compromisso de empregarem essa dádiva preciosa na própria vida e em seus esforço para convidar outras pessoas a achegarem-se ao Salvador.

Alguns Princípios e Doutrinas

  • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem o nome de Cristo e está alicerçada no evangelho de Cristo (ver 3 Néfi 27).

  • Alguns servos fiéis do Senhor foram transladados para que pudessem continuar seu ministério na Terra (ver 3 Néfi 28).

  • O surgimento do Livro de Mórmon marcou o início da coligação de Israel (ver 3 Néfi 29:1–3).

Sugestões Didáticas

3 Néfi 27. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Tem o Nome de Cristo e Está Alicerçada no Evangelho de Cristo

Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 27:1–3 e anotem a pergunta que os discípulos de Jesus fizeram. Depois, peça-lhes que formem duplas para estudar 3 Néfi 27:4–9. Antes que eles comecem a estudar, peça-lhes que encontrem o maior número possível de razões pelas quais a Igreja de Jesus Cristo tem que levar o nome Dele. Depois de lhes dar tempo suficiente para discutir o assunto em duplas, peça-lhes que falem das idéias que tiveram ao restante da turma.

Pergunte-lhes em que parte das escrituras o Senhor revelou o nome completo de Sua Igreja nesta dispensação. Peça que alguém leia Doutrina e Convênios 115:3–4. Depois, escreva o seguinte no quadro:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A

Igreja =

de Jesus Cristo =

dos Santos

dos Últimos Dias =

Peça aos alunos que discutam o significado ou a importância de cada parte do nome da Igreja.

Utilize a declaração do Presidente Gordon B. Hinckley, encontrada na página 360 do manual do aluno ou no DVD que acompanha o curso A. Explique-lhes que o Presidente Hinckley disse isso em um discurso para a congregação geral dos membros da Igreja, em sua primeira conferência geral como Presidente da Igreja. Estas perguntas podem ser úteis:

  • Se tivessem que resumir essa declaração do Presidente Hinckley em uma ou duas frases, que frases seriam essas?

  • Que mensagem transmitimos quando empregamos o nome completo da Igreja em vez do apelido?

  • O que vocês poderiam dizer se alguém lhes perguntasse se são Mórmons? Por quê?

Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 27:8–11. Chame a atenção dos alunos para a repetição da palavra evangelho.

  • Se alguém lhes perguntasse o que querem dizer quando usam as palavras “o evangelho” o que diriam?

Você pode anotar as ideias dos alunos no quadro à medida que eles responderem a pergunta. Pode também ler a seguinte declaração de Sempre Fiéis e anotá-la resumidamente no quadro:

“O evangelho é o plano de felicidade de Nosso Pai Celestial. A doutrina central do evangelho é a Expiação de Jesus Cristo. (…) Na sua plenitude, o evangelho inclui todas as doutrinas, princípios, leis, ordenanças e convênios necessários a nós para sermos exaltados no reino celestial” (Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, p. 76).

Peça aos alunos que abram as escrituras em 3 Néfi 27:13–22. Diga-lhes que façam a leitura silenciosa desses versículos e sublinhem os princípios que, de acordo com Jesus Cristo, fazem parte de Seu evangelho. Dê-lhes tempo suficiente para leitura e, depois, peça-lhes que digam o que encontraram. Acrescente mais itens à lista do quadro, se necessário.

Anote estas referências de escritura no quadro:

Divida a turma em três grupos e encarregue cada grupo de um desses blocos de escritura. Peça aos alunos que passem os olhos pelas escrituras de que foram encarregados à procura de mais ideias quanto ao significado da palavra evangelho. Volte a chamar a atenção dos alunos para a lista do quadro para ajudá-los a compreender a importância das escrituras que leram. Peça que um ou mais alunos de cada grupo falem das coisas que aprenderam com a leitura.

Incentive os alunos a encadearem essas escrituras cruzando a referência de 3 Néfi 27:13–22 e das três passagens relacionadas no quadro. Por exemplo, na margem de 3 Néfi 27:13–22, eles poderiam escrever Ver 2 Néfi 31. Na margem de 2 Néfi 31, poderiam anotar Ver D&C 20:8–36. Na margem de Doutrina e Convênios 20:8–36, poderiam anotar Ver Moisés 6:53–62. E, na margem de Moisés 6:53–62, poderiam anotar Ver 3 Néfi 27:13–22, para terminar a sequência de referências cruzadas. Outra opção seria utilizar uma das páginas em branco do início ou do final do Livro de Mórmon e anotar essas referências sob o título “O Evangelho de Jesus Cristo”, ou outro semelhante.

Utilize a tabela e as perguntas abaixo para ajudar os alunos a discutirem e assimilarem os princípios das escrituras lidas:

Evangelho de Jesus Cristo

Referências de Escritura

A Expiação de Jesus Cristo

3 Néfi 27:13–14

3 Néfi 27:19

Arrependimento

3 Néfi 27:16, 19–20

Batismo

3 Néfi 27:16, 20

Espírito Santo

3 Néfi 27:20

Perseverar até o fim

3 Néfi 27:16–17

Ressurreição

3 Néfi 27:14, 22

Julgamento

3 Néfi 27:14–16

  • De acordo com esses versículos, que bênçãos recebemos por viver o evangelho de Jesus Cristo?

  • Como o estudo desses versículos aprofundou seu entendimento do que é o evangelho?

  • Por que precisamos de revelações atuais para compreender o evangelho?

Ajude os alunos a perceberem que os princípios do evangelho contidos nas escrituras e nas revelações modernas são evidências de que Deus deseja conceder a bênção da exaltação a Seus filhos.

Para concluir, leia 3 Néfi 27:27 . Peça aos alunos que meditem sobre o que podem fazer para seguir mais perfeitamente a admoestação que o Salvador nos fez de sermos como Ele é.

3 Néfi 28. Alguns Servos Fiéis do Senhor Foram Transladados para Que Pudessem Continuar Seu Ministério na Terra

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de 3 Néfi 28:1–10 e observem o que os doze discípulos nefitas responderam quando Jesus lhes perguntou: “O que desejais de mim depois que eu for para o Pai?”

  • Que bênção o Senhor prometeu aos primeiros nove discípulos? Que bênção Ele concedeu aos outros três?

Ajude os alunos a compreenderem que aqueles três discípulos foram colocados em uma condição especial e isso é ser transladado. Ajude-os a compreender que ser transladado é diferente de passar por uma transfiguração ou pela ressurreição. Para mais informações, peça-lhes que consultem as definições da página 362 do manual do aluno.

Peça aos alunos que citem o nome de outros personagens das escrituras que foram transladados (algumas das respostas possíveis são Moisés, Elias e João, o Amado). Diga-lhes que o Senhor translada aqueles que precisam (1) viver por mais tempo do que seria possível na mortalidade e (2) permanecer no corpo físico para cumprir uma missão divina que lhes tenha sido dada.

Divida a turma em três ou quatro grupos. Para ajudar os alunos a compreenderem as experiências pelas quais os três discípulos passaram e a condição em que se encontravam, conforme o que consta em 3 Néfi 28, peça-lhes que examinem os versículos 6–40 e conversem sobre o que entenderam. Enquanto os grupos trabalham, vá de grupo em grupo e escute o que dizem. Incentive todos os alunos a participarem da discussão do grupo. Sugira que eles anotem nas escrituras as ideias comentadas em grupo. Entre essas ideias deve constar que os Três Nefitas:

  1. Nunca provariam a morte, mas passariam da mortalidade para a imortalidade “num abrir e fechar de olhos” (ver versículos 7–8).

  2. Não sofreriam mais dores, mas ainda teriam tristezas pelos pecados do mundo (ver versículo 9).

  3. Foi-lhes garantida a exaltação (ver versículo 10).

  4. Viram e ouviram coisas inexprimíveis (ver versículos 13–14).

  5. Seriam protegidos de forma que os maus não teriam poder sobre eles (verversículos 19–22).

  6. Seriam capazes de mostrar-se a quem quisessem (ver versículo 30).

  7. Seriam abençoados de forma que Satanás não teria poder sobre eles (verversículo 39).

  8. Permaneceriam na Terra até o dia do Juízo Final (ver versículo 40).

Saliente que o Salvador disse aos Três Nefitas que eles andariam entre os judeus e os gentios e que estes não os reconheceriam (ver 3 Néfi 28:25–30). Portanto, muitas das histórias que se contam por aí a respeito dos Três Nefitas provavelmente são falsas. Diga também que muitas vezes a frase “nunca padecereis as penas da morte” (versículo 8) é interpretada como se quisesse dizer que os Três Nefitas nunca morreriam, mas isso não é correto. Paulo ensinou que “todos morrem em Adão” (I Coríntios 15:22). Isso quer dizer todos mesmo, inclusive os seres transladados. A diferença é que os seres transladados passam pela morte em um instante e imediatamente se tornam seres ressurretos. Eles não passam pela experiência de ter o corpo e o espírito separados por certo tempo, como acontecerá com a maioria de nós. Nas palavras da escritura, essa transformação acontece “em um abrir e fechar de olhos” (versículo 8). É nesse sentido que eles não provarão a morte (ver versículo 7).

Peça a três alunos que leiam, cada um, uma das seguintes passagens de escritura. Peça aos demais que prestem atenção em qual seria o trabalho e a missão dos nefitas transladados.

  • O que essas escrituras nos ensinam sobre esses três discípulos?

  • Como o fato de terem sido transladados os ajuda a realizar esse trabalho?

Peça a alguém que leia 3 Néfi 28:9–10.

  • Por que esses três discípulos quiseram permanecer na Terra?

  • De acordo com esses versículos, qual é um dos resultados de se levar o evangelho a outras pessoas?

Peça aos alunos que falem da alegria que sentiram ao falar do evangelho a outras pessoas. Além disso, se quiser pode pedir-lhes que falem da alegria que sentiram quando ouviram o evangelho por meio de outras pessoas.

3 Néfi 29:1–3. O Surgimento do Livro de Mórmon Marcou o Início da Coligação de Israel

Peça aos alunos que leiam 3 Néfi 29:1–3 e Moisés 7:60–62. Anote essas referências no quadro. Peça aos alunos que descubram que ensinamentos essas duas passagens têm em comum. (Ambas predizem a coligação de Israel e o surgimento do Livro de Mórmon. Se eles não perceberem as alusões ao Livro de Mórmon, indique-lhes a expressão “estas palavras” em 3 Néfi 29:1 e a frase “verdade farei brotar da terra para prestar testemunho do meu Unigênito” em Moisés 7:62.)

  • De acordo com 3 Néfi 29:1–2, quando começaria a coligação de Israel? (Quando “estas palavras”, ou seja, o Livro de Mórmon, chegassem “segundo sua promessa”.)

Lembre aos alunos que os profetas modernos salientaram que o surgimento do Livro de Mórmon é mais do que um sinal do início da coligação, é também um instrumento que contribuirá para ela.

Utilize a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994), 13º presidente da Igreja (também disponível no DVD que acompanha o curso B):

“Aliado ao Espírito do Senhor, o Livro de Mórmon é simplesmente o instrumento mais eficaz que Deus nos concedeu para converter o mundo. Se quisermos [que haja uma grande] colheita de almas (…), precisamos utilizar-nos do instrumento que Deus preparou para isso: o Livro de Mórmon” (Conference Report, outubro de 1984, pp. 6–7; ou Ensign, novembro de 1984, p. 7).

  • Como podemos participar da coligação de Israel ou, em outras palavras, como podemos convidar outras pessoas a achegarem-se a Cristo?

  • Como o Livro de Mórmon pode ajudar-nos no trabalho de convidar outras pessoas a achegarem-se a Cristo?

Peça que alguém leia 3 Néfi 29:3 enquanto os demais prestam atenção para descobrir de que promessas o Senhor prometeu que se lembraria.

Lembre aos alunos que os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também pertencem à casa de Israel.

  • Que evidências vocês, que são membros da casa de Israel, têm de que o Senhor lembrou-Se dos convênios que fez com vocês?

  • Como o fato de saberem que o Senhor lembra-Se dos convênios que faz com vocês influencia suas ações?

Se o tempo permitir, peça aos alunos que leiam 3 Néfi 29:4–9 e identifiquem as palavras do Senhor dirigidas a quem viveria nos últimos dias, ou seja, as advertências que fez e as bênçãos que prometeu a essas pessoas.

Fale daquilo que você sente diante do carinho e desvelo com que o Senhor realiza o trabalho de salvar cada um de nós e de conduzir-nos de volta ao lar.

Imprimir