Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Eu Sou o Pão da Vida’


Lição 12

“Eu Sou o Pão da Vida”

João 5–6; Marcos 6:30–44; Mateus 14:22–33

Objetivo

Ajudar os alunos a verem Jesus Cristo como o “pão da vida”, a fonte da vida eterna. (João 6:47–48)

Preparação

  1. Leia, estude e pondere a respeito das seguintes escrituras:

    1. João 5. Jesus cura um homem no sábado. Os principais dos judeus procuram matar Jesus por Ele declarar ser o Filho de Deus.

    2. João 6:1–14; Marcos 6:30–44. Jesus alimenta milagrosamente cinco mil pessoas.

    3. João 6:15–21; Mateus 14:22–33. Jesus anda sobre o mar, convida Pedro a ir ter com Ele e acalma os ventos.

    4. João 6:22–71. Jesus declara que Ele é o “pão da vida” e que todo aquele que Nele crer terá a vida eterna. Muitos rejeitam Seus ensinamentos, mas Pedro e os outros Apóstolos permanecem com Ele.

  2. Leitura adicional: Mateus 14:1–21; Marcos 6:1–29, 45–52; Lucas 9:10–17.

  3. Peça a um aluno que se prepare para fazer um breve resumo da ocasião em que Jesus curou um homem no tanque de Betesda. (João 5:1–9)

  4. Se a gravura Alimentando os Cinco Mil (62143 059) estiver disponível, utilize-a durante a lição.

  5. Sugestões didáticas: O Salvador freqüentemente utilizava objetos do dia-a-dia, como pão ou sementes, para ensinar princípios do evangelho. Ao preparar cada lição, pense como poderia usar objetos para prender a atenção da classe ou ilustrar um ponto importante. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 94–95.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha para começar a lição.

Desenhe as seguintes ilustrações no quadro-negro:

Imagem

• O que estas coisas têm em comum?

Deixe que os alunos discutam brevemente as respostas possíveis. Depois, peçalhes que leiam Helamã 5:12, onde Helamã refere-se a Jesus como “a rocha”, e João 8:12, onde Jesus declara que Ele é “a luz do mundo”. Explique-lhes que mais tarde na lição vocês discutirão como Jesus é “o pão da vida”. (João 6:35)

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao ensinar esta lição, ajude os alunos a “[examinarem] as escrituras” (João 5:39).

Incentive-os a compartilhar experiências relacionadas aos princípios discutidos.

1. Jesus cura um homem no sábado e declara ser o Filho de Deus.

Discuta João 5. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta.

• Peça ao aluno designado que conte resumidamente o relato de como Jesus curou um homem no tanque de Betesda. (João 5:1-9) Que instruções Jesus deu ao homem quando o viu no templo mais tarde naquele dia? (Ver João 5:14.) Porque os efeitos do pecado são “alguma coisa pior” do que as enfermidades físicas?

• Por que os principais dos judeus procuravam matar Jesus? (Ver João 5:16-18.) Em Sua resposta aos judeus irados, o que Ele revelou acerca de Seu relacionamento com o Pai? (Ver João 5:19–23, 30.)

• Jesus disse ao povo que logo faria “maiores obras” do que curar doentes. (João 5:20) Quais Ele disse que seriam essas obras maiores? (Ver João 5:21–29. Ele faria acontecer a Ressurreição, julgaria todas as pessoas e daria vida eterna aos fiéis.)

• Que testemunhas o Salvador disse que testemunharam a Seu respeito? (Ver João 5:32–39, 45–47.) Por que é importante haver essas testemunhas? (Ver Jacó 4:6.) Como podemos ser testemunhas do Salvador?

• Jesus desafiou os líderes judeus a “[examinar] as escrituras” (João 5:39). Qual a diferença entre examinar e ler as escrituras? (Você pode usar a primeira sugestão adicional para o ensino encontrada no final da lição ao discutir esta pergunta.) Como vocês tornaram seu estudo pessoal e familiar das escrituras mais significativo? Como foram abençoados ao examinarem as escrituras?

• De acordo com João 5:39, o que os líderes judeus deveriam saber se tivessem examinado as escrituras e acreditado nelas? (Teriam sabido que as escrituras testificam a respeito de Jesus Cristo. Ver também João 5:40, 46–47.) Como as escrituras fortaleceram sua fé em Cristo?

1. Jesus alimenta milagrosamente mais de cinco mil pessoas.

Leia e discuta alguns versículos tirados de João 6:1–14 e Marcos 6:30–44. Mostre a gravura de Jesus alimentando a multidão.

• Por que Jesus e Seus discípulos foram até o alto da montanha? (Ver João 6:1–3; observe que a Tradução de Joseph Smith de Marcos 6:31 relata que Jesus e Seus discípulos foram a um lugar solitário.) Como Jesus reagiu quando a multidão aproximou-se Dele? (Ver Marcos 6:33–34; Mateus 14:14.) Como podemos seguir Seu exemplo de compaixão?

• Como Jesus alimentou a multidão? (Ver João 6:5–13; ver também Mateus 14:21.) Como podemos seguir o exemplo do menino que deu seus pães e peixes a Jesus? Como o Senhor nos abençoa quando, da mesma forma que o menino, dedicamos tudo o que possuímos para o Seu serviço?

O Élder James E. Faust disse:

“Muita gente anônima com dons equivalentes apenas a cinco pães e dois peixes magnificam seus chamados e servem sem receber atenção ou reconhecimento, literalmente alimentando a muitos. (…) São as centenas de milhares de líderes e professores de todas as organizações auxiliares e quóruns do sacerdócio, os mestres familiares, as professoras visitantes da Sociedade de Socorro. São os vários bispos humildes da Igreja, muitos sem educação formal, mas grandemente magnificados, sempre aprendendo, com o humilde anseio de servir ao Senhor e às pessoas da ala. (…)

Uma das principais razões de esta Igreja ter crescido, de seu humilde começo para sua força atual, é a fidelidade e devoção de milhões de pessoas humildes e fervorosas que têm apenas cinco pães e dois peixinhos para oferecer, no serviço do Mestre. Elas renunciam a seus próprios interesses e, fazendo isso, encontram ‘a paz de Deus, que excede todo o entendimento’ (Filipenses 4:7)”. (A Liahona, julho de 1994, pp. 5–6.)

• Quais são alguns exemplos que vocês viram de pessoas que foram magnificadas pelo Senhor ao servi-Lo?

• Como esse milagroso banquete de cinco pães e dois peixes simboliza o banquete que o Salvador nos oferece?

3. Jesus anda sobre o mar, convida Pedro a ir ter com Ele e acalma os ventos.

Leia e discuta João 6:15–21 e Mateus 14:22–33. Explique-lhes que depois de alimentar a multidão, Jesus instruiu Seus discípulos a entrarem em um barco e a irem até o outro lado do mar. Jesus, então, despediu a multidão e subiu ao alto de uma montanha para orar. Enquanto os discípulos cruzavam o mar, eles foram apanhados em uma tempestade com fortes ventos.

• Como os discípulos reagiram quando viram Jesus andando em sua direção caminhando sobre a água? (Ver Mateus 14:26; João 6:19.) Como Jesus respondeu aos temores deles? (Ver Mateus 14:27; João 6:20.)

Mostre a gravura de Cristo andando sobre o mar.

• O que Pedro pediu para fazer ao ouvir a voz do Salvador? (Ver Mateus 14:28–29.) Por que Pedro sentiu sua fé vacilar quando andava sobre a água? (Ver Mateus 14:30.) De que modo às vezes cometemos erros semelhantes quando surgem dificuldades?

• O que Pedro fez quando começou a afundar? (Ver Mateus 14:30.) O que fez Jesus? (Ver Mateus 14:31–32.) O que isso revela a respeito de nosso relacionamento com o Senhor. De que maneira vocês já sentiram o Salvador fortalecê-los e afastar seus temores?

4. Jesus declara ser o “pão da vida”.

Leia e discuta alguns versículos de João 6:22–71.

• No dia seguinte ao milagre dos pães e peixes realizado por Jesus, a multidão seguiu-O até Cafarnaum. Por que O seguiram? (Ver João 6:26.) Como Jesus fez uso do entusiasmo do povo a respeito do milagre do dia anterior para testificar a respeito de Sua missão? (Ver João 6:27–35.)

O Élder Jeffrey R. Holland disse: “Durante o ministério do Salvador na Galiléia, Ele reprovou os que ficaram sabendo que Ele havia alimentado 5.000 pessoas com apenas cinco pães e dois peixes e que por isso correram a reunir-se a Seu redor na expectativa de ganharem uma refeição grátis. Esse alimento, por mais importante que fosse, era bem menos valioso do que o verdadeiro alimento que Ele desejava oferecer-lhes”. (A Liahona, janeiro de 1998, p. 75.)

• De que modo o “pão da vida” é uma boa descrição do Salvador e das bênçãos que Ele quer oferecer-nos? (Ver João 6:35, 47–51.) O que significa “não ter fome” e “nunca ter sede”? Como podemos partilhar do “pão da vida”? (Ver João 6:47, 51–54; Mateus 26:26–28; Alma 5:33–35; D&C 20:77.)

O Presidente Howard W. Hunter aconselhou: “Precisamos conhecer Cristo melhor do que já O conhecemos; precisamos lembrar-nos Dele com mais freqüência; precisamos servi-Lo com mais valentia. Então beberemos da água que leva à vida eterna e comeremos do pão da vida”. (A Liahona, julho de 1994, p. 72.)

Explique-lhes que algumas pessoas não acreditaram em Jesus porque O viram apenas como “o filho de José”. (João 6:42) Alguns que se diziam discípulos de Cristo murmuraram e afastaram-se Dele, alegando não compreenderem o significado espiritual da declaração de que Ele era o pão da vida e Seus ensinamentos a respeito da necessidade de comerem da Sua carne e beberem do Seu sangue. (João 6:51–66)

• Quando algumas pessoas rejeitaram o sermão de Jesus, o que Jesus perguntou aos Doze Apóstolos? (Ver João 6:67.) Qual foi a resposta de Pedro? (Ver João 6:68.) O que Pedro e os outros Apóstolos compreenderam a respeito de Jesus que não foi compreendido pelos que Dele se afastaram? (Ver João 6:69.)

Conclusão

Testifique-lhes que Jesus é o “pão da vida” e que Ele tem as “palavras de vida eterna”. (João 6:35, 68) Incentive os alunos a colocarem em prática as promessas que Ele fez em Seu Sermão sobre o Pão da Vida: “Aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (…) Aquele que crê em mim tem a vida eterna”. (João 6:35, 47)

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou ambas as sugestões como parte da lição.

1. “[Examinar] as escrituras” (João 5:39)

Peça aos alunos que acompanhem na Bíblia enquanto você lê João 5:20–30 em voz alta.

Leia a passagem rapidamente, sem parar para explicar ou discutir qualquer dos versículos.

Explique-lhes que você acabou de ler João 5:20–30, mas que agora irão examinar a passagem juntos. Divida a classe em grupos de três ou quatro pessoas. Designe cada grupo pelo menos uma das seguintes seções de João 5:20–30: versículos 20–22, 23–24, 25–27 e 28–30. Dê alguns minutos para os alunos trabalhem em grupo. Peça-lhes que leiam os versículos designados, escolham as três palavras mais importantes nos versículos e preparem-se para explicar por que aquelas palavras são importantes.

• Ao examinarem as escrituras, o que encontraram que não tinham percebido quando as leram rapidamente? O que podemos fazer para examinar as escrituras sozinhos?

Explique-lhes que o Profeta Joseph Smith recebeu a visão dos reinos de glória depois de ponderar João 5:29. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 76:15–20.

• Com que conhecimento fomos abençoados em decorrência de Joseph Smith ter examinado João 5:29?

2. “Cuidar daqueles que esperam perto do tanque de Betesda”

O Élder Boyd K. Packer usou o relato de João 5:1–9 para salientar que devemos ajudar as pessoas inválidas. Ele disse que o corpo ou a mente deficientes se “tornarão perfeitos. No meio tempo, precisamos cuidar daqueles que esperam perto do tanque de Betesda”. (A Liahona, julho de 1991, p. 9.)

• O que podemos fazer para ajudar as pessoas com deficiências físicas ou mentais?