Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘A Minha Alma Engrandece ao Senhor’


Lição 2

“A Minha Alma Engrandece ao Senhor”

Lucas 1; Mateus 1

Objetivo

Ajudar os alunos a desenvolverem maior fé em Jesus Cristo estudando a vida de Isabel, Zacarias, João Batista, Maria e José.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Lucas 1:5–25; 57–80. O anjo Gabriel aparece a Zacarias e declara que, em resposta à oração da mulher de Zacarias, Isabel, ela daria à luz um filho. Esse filho, que receberia o nome de João, prepararia o povo para o Senhor. Zacarias questionou as palavras de Gabriel e foi acometido de mudez. Isabel dá à luz um menino em sua velhice, e nasce João. Zacarias demonstra uma fé revigorada ao profetizar a respeito da missão de João.

    2. Lucas 1:26–56; Mateus 1:18–25. O anjo Gabriel declara a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. Maria e sua prima Isabel regozijam-se ao saberem da vinda do Salvador. José fica sabendo que Maria daria à luz o Salvador.

  2. Se esta gravura estiver disponível, utilize-a durante a lição: João Pregando no Deserto (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 207).

  3. Sugestão didática: Quando uma pessoa ensina pelo poder do Espírito Santo, “o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens”. (2 Néfi 33:1) Sentir a influência do Espírito fortalece o testemunho dos alunos, seu amor pelo Senhor e pelo próximo e seu compromisso de viver dignamente. Pense fervorosamente nas coisas que poderá fazer para que o Espírito esteja presente em cada aula. (Ver páginas v–vi deste manual e Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 13, 76–77.)

Sugestão para o Desenvolvimento da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, utilize a seguinte atividade ou uma de sua escolha no início da lição.

Faça aos alunos as seguintes perguntas:

• Se vocês pudessem encontrar-se com alguém do Novo Testamento, com exceção de Jesus, quem gostariam de conhecer? Por que gostariam de conhecer essa pessoa?

Depois que alguns alunos tiverem respondido às perguntas, explique-lhes que geralmente somos atraídos pelas pessoas justas porque elas seguiram o Salvador e testificaram a Seu respeito. Ao conhecermos essas pessoas, passamos a conhecer melhor Jesus Cristo. Esta lição aborda a vida de várias pessoas cujo exemplo pode ajudar-nos a achegar-nos a Jesus Cristo.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Ao ensinar as seguintes passagens das escrituras, discuta como elas podem ser colocadas em prática na vida. Incentive os alunos a contarem experiências que estejam relacionadas com os princípios encontrados nas escrituras. Por ser difícil fazer todas as perguntas ou cobrir todos os pontos da lição, escolha em espírito de oração aqueles que melhor atendam às necessidades dos alunos.

1. Isabel e Zacarias Concebem João Batista

Discuta Lucas 1:5–25; 57–80. Convide os alunos a lerem alguns versículos em voz alta.

• Como Isabel e Zacarias são descritos nas escrituras? (Ver Lucas 1:6–9.)

• Que bênçãos Zacarias e Isabel tinham orado para receber? (Ver Lucas 1:7, 13.) Como essa oração foi finalmente atendida? (Ver Lucas 1:11–13; 24–25.) Explique-lhes que Zacarias e Isabel provavelmente oraram por muitos anos para que fossem abençoados com um filho. No entanto, o Pai Celestial não lhes concedeu essa bênção até o momento certo para o cumprimento de Seus propósitos. Como podemos permanecer fiéis e não desanimar quando nossas orações sinceras não são imediatamente atendidas da maneira que esperamos?

• O que Gabriel profetizou a respeito da missão de João? (Ver Lucas 1:14–17. Mostre a gravura de João pregando no deserto e faça um resumo das profecias de Gabriel no quadro-negro. Discuta o significado dessas profecias, como elas foram cumpridas por João e como podemos seguir o exemplo de João nessas coisas.)

  1. João “[converteria] [muitas pessoas] ao Senhor seu Deus” (Lucas 1:16);

  2. Ele “[converteria] os corações dos pais aos filhos” (Lucas 1:17);

  3. Ele “[converteria] (…) os rebeldes à prudência dos justos” (Lucas 1:17);

  4. Ele “[prepararia] ao Senhor um povo bem disposto”. (Lucas 1:17)

Observação: João Batista foi “o mais destacado portador do Sacerdócio Aarônico de toda a história” (Bible Dictionary, “John the Baptist”, p. 714.) Discuta como os mencionados aspectos da missão de João podem ser aplicados aos alunos que são portadores do Sacerdócio Aarônico.

• O que aconteceu a Zacarias quando ele duvidou das palavras do anjo? (Ver Lucas 1:18–20.) Como as ações de Zacarias após o nascimento de João demonstraram que sua fé estava revigorada? (Ver Lucas 1:59–63. Ele e Isabel deram ao filho o nome de João, obedecendo ao mandamento de Deus, em vez de seguirem as tradições locais.)

• Conforme Zacarias havia profetizado a respeito da missão de seu filho, ele também falou acerca da redenção, salvação, remissão dos pecados, terna misericórdia e luz. (Lucas 1:68–79) A quem ele se referia ao declarar essas coisas? (Jesus Cristo.) Peça a um aluno que leia João 1:6–9. Testifique-lhes que assim como João Batista devemos concentrar-nos no trabalho de ajudar outras pessoas a achegarem-se a Cristo.

• Depois de nascer, João cresceu e “se [robusteceu] em espírito”. (Lucas 1:80) Por que vocês acham que João precisava robustecer-se em espírito para conseguir cumprir sua missão? O que podemos fazer para robustecer-nos em espírito?

2. Maria e José Ficam Sabendo que Maria Será a Mãe do Filho de Deus

Leia e discuta alguns versículos de Lucas 1:26–56 e Mateus 1:18–25. Mostre a gravura da Anunciação.

• O que Maria ficou sabendo por meio do anjo Gabriel? (Ver Lucas 1:26–33.) Por que o Salvador precisava ser filho de uma mãe mortal e um Pai imortal?

Falando a respeito de Jesus Cristo, o Élder Bruce R. McConkie ensinou:

“Deus foi Seu Pai, o Personagem Imortal (…) de quem Ele herdou o poder da imortalidade, que é a capacidade de viver para sempre; ou, ao decidir morrer, é o poder de erguer-se novamente em imortalidade, para então viver para sempre sem jamais voltar a morrer (…)

(…) Maria foi Sua mãe, a mulher mortal de quem (…) Ele herdou o poder da mortalidade, que é a capacidade de morrer (…)

Foi por causa dessa (…) mescla de divindade e mortalidade em uma só pessoa que o nosso Senhor conseguiu levar a efeito a expiação infinita e eterna. Por Deus ser Seu Pai e Maria Sua mãe, Ele tinha o poder de viver ou morrer, à Sua escolha, e ao escolher dar a Sua vida, Ele teve o poder de tomá-La de novo, e depois, de uma maneira que nos é incompreensível, levar a efeito a ressurreição de todos os homens, para que se ergam de entre os mortos”. [The Promised Messiah (1978), pp. 470–471.]

• O que aprendemos a respeito de Maria a partir de sua conversa com o anjo e com Isabel? (Ver Lucas 1:26–38; 45–49; ver também Alma 7:10. Faça um resumo das respostas dos alunos no quadro-negro. Se estiver ensinando uma classe de jovens, você poderá sugerir que considerem Maria como uma jovem digna cujo exemplo deve ser seguido.)

  1. Maria achou graça diante de Deus. (Lucas 1:28, 30) O que significa achar graça diante de Deus? A que outras fontes algumas pessoas recorrem para achar graça? De que modo isso pode fazer com que se torne difícil acharmos graça diante de Deus?

  2. Maria foi digna de ter a companhia do Senhor. (Lucas 1:28) O que podemos fazer para sermos dignos dessa bênção?

  3. Maria foi humilde e submissa à vontade do Senhor. (Lucas 1:38, 48) Por que é importante que nos submetamos à vontade do Senhor? Como podemos tornar-nos mais humildes e submissos?

  4. Maria alegrou-se em seu Salvador. (Lucas 1:47) Como podemos alegrar-nos no Salvador?

• Por que Isabel e seu filho se alegraram com a visita de Maria? (Ver Lucas 1:39–44; ver também Lucas 1:15. Explique aos alunos que um dos principais papéis do Espírito Santo é testificar de Jesus Cristo.) Se for adequado, conte como o Espírito Santo o ajudou a ganhar um testemunho de Jesus Cristo e convide outras pessoas a fazerem o mesmo.

• De que modo o amor de José por Maria foi posto à prova? (Ver Mateus 1:18.) Como José reagiu quando soube que Maria esperava um bebê? (Ver Mateus 1:19. Saliente que, de acordo com a lei, José poderia ter acusado Maria de violar o convênio matrimonial e tê-la levado a julgamento, que poderia resultar em sentença de morte. Em vez disso, ele resolveu liberá-la discretamente do contrato de casamento.)

• De que maneira o Pai Celestial ajudou José a aceitar a condição de Maria e preparar-se para suas próprias responsabilidades? (Ver Mateus 1:20–23.) O que fez José em resposta a esse sonho? (Ver Mateus 1:24–25.) O que essa atitude revela a respeito de seu caráter?

Conclusão

Peça a um aluno que leia Lucas 1:46. Explique-lhes que nesse versículo a palavra engrandecer se refere aos esforços de Maria em louvar ao Senhor e ajudar outras pessoas a reconhecerem Sua grandiosidade.

• De que modo o exemplo de Isabel, Zacarias, João Batista, Maria e José ajudam vocês a reconhecerem a grandiosidade do Salvador e a aumentarem sua fé Nele? Como podemos ajudar outras pessoas a aumentarem sua fé em Jesus Cristo?

Expresse sua gratidão pelo bom exemplo dado por Isabel, Zacarias, João Batista, Maria e José. Testifique-lhes a respeito dos princípios verdadeiros discutidos em aula.

Outras Sugestões Didáticas

Sugere-se o seguinte material para complementar a aula. Você pode usar uma ou mais destas sugestões como parte da lição.

1. “Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.” (Lucas 1:4)

• Lucas dirigiu seu testemunho a uma pessoa chamada Teófilo. (Lucas 1:3) Qual foi o propósito de Lucas ao escrever seu testemunho? (Ver Lucas 1:3–4. Ajudar Teófilo a ter certeza das coisas que já lhe haviam sido informadas.) Como vocês foram fortalecidos pelo que ouviram outras pessoas testificarem a respeito de doutrinas e histórias das escrituras bem conhecidas?